Fechar Página

Fabiana Machado
   Fabiana Machado Mendes, natural de Irecê-Bahia, advogada formada em Direito pela Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN em 2012. Pós-Graduanda em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.  Foi a 1º colocada no Concurso de Artigos, realizado durante o Evento Novas Teses das Ciências Criminais – Ano XI & X Encontro Baiano de Direito Penal, em outubro de 2013, com o artigo cujo tema “A caixa de Pandora: perfil genético no âmbito da investigação criminal à luz do princípio do Nemo Tenetur se Detegere”, sendo a 2º colocada em 2012 e 3º em 2011 do mesmo evento.  
   Durante a graduação do Curso de Direito foi a única aluna a representar a Faculdade fora da Bahia, apresentando o artigo sobre a fusão dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor no 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP, realizado em 2010, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo – SP. Foi premiada com o troféu aluno cinco estrelas no VII Encontro de Pesquisa, Compartilhando Saberes, realizado em 2011 pela FAN, cujo artigo desenvolveu o assunto da “produção lingüística da verdade perante os juízes leigos no Tribunal do Júri”.
   Possui o encanto e a beleza da arte poética perpetrada em suas veias, desde sua adolescência que escreve ensaios poéticos. Influenciada pelo movimento social, filosófico e político feminista, possui posições ideológicas radicais no que concerne a defesa dos Direitos e empoderamento das mulheres em face do machismo. Contudo, foi a partir da amizade e incentivo de Solange Durães, escritora e poeta Baiana, que eclodiu a vontade de desenvolver excertos poéticos.
 



VERSOS DE MULHER

NÃO HÁ REVOLUÇÃO SEM VERDADE

Verdade e Poder
Publicado em: 20/01/2019 - 15:01:30


    As mentiras que nos são contadas e por nossa ignorância, ingenuidade, inocência ou má-fé nós aceitamos como se fossem verdades, elas passam a fazer parte de nossa vida como o ar que respiramos, o sol que nos ilumina, as células e os órgãos do nosso corpo. Por esta razão, repense tudo que lhe foi ensinado desde a infância, mas não se assuste quando você descobrir que, quase tudo que você aprendeu não tem valor de nada, absolutamente nada, porque são somente crenças bobas, dogmas injustos e saberes falsos. Diante disso, segue um alerta, tome muito cuidado com a credulidade, pois tem mentiras que são enfiadas em nossas cabeças com tanta força e poder, que nos tornamos incapazes de enxergarmos a verdade e passamos toda a nossa vida vivendo de mentiras. Uma realidade cruel.

    Como já analisado preteritamente, nem toda herança social deve ser sustentada, vez que além de ser uma máquina de moer e torturar gente, torna-se indestrutível com o passar do tempo, em razão de sua monstruosidade, a exemplo da cultura do estupro, a qual é vista com naturalidade pelos criminosos em potencial, ou seja, por aqueles que se sentem superior a outras pessoas, em virtude do gênero, do cargo que ocupa, da cor de sua pele, da etnia, da raça ou da classe social, bem como aquelas pessoas que não têm empatia pelas outras, que também são agressivas com os animais e cultuam ações violentas, seja no mundo virtual, seja no mundo real, pois possuem tendências sanguinárias e uma fixação inexplicável por armas letais.
 
    Por todo o exposto, para se ter uma ideia mais fidedigna à verdade e livre de preconceitos ou de erros, é preciso que ativemos a nossa capacidade de examinarmos as coisas pelo filtro ético da razão, a fim de não cometermos injustiças e nos libertarmos da mentira, pois a mentira é uma inimiga feroz do progresso, da igualdade e do desenvolvimento humano.



Fonte: Fabiana Machado







Página de 7




feifos@hotmail.com





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br