Batizado em Arco Verde, Estado de Pernambuco, com o nome de JACI SOARES DA SILVA, mas conhecido apenas pelo nome artístico que adotou, NÊNI, é um dos contrabaixistas mais requisitados e conhecidos de Feira de Santana, estando no mercado da música desde 1973, ou seja, há 37 anos, nos quais já tocou com um número considerável de cantores que visitaram Feira de Santana e, com a maioria dos artistas feirenses.
 
Nêni nasceu em Arco Verde, mas afirma que conhece a Bahia mas não conhece Pernambuco, é desse feirenses de coração que objetiva sempre prestigiar a terra que lhe acolheu e, tudo que pensa em fazer, é em Feira de Santana, onde teve sua formação musical, onde fez sua escolha pelo instrumento que adora tocar e, onde desenvolve seu trabalho fartamente reconhecido pelos bons músicos da região e, por muitos que por Feira passaram. É comum quando um cantor de fora vem a Feira de Santana sem trazer uma banda, já vir com o nome e telefone de Nêni, indicado por profissionais que já tiveram experiência semelhante com ele.
 
Afirmam os entendidos que o contrabaixo, ou o baixo eletrônico tem a função principal de realizar o preenchimento dos graves e de dar coesão à harmonia da orquestra ou da banda, e Nêni sabe fazer isso como ninguém, toca de "ouvido" (espécie de dom "virtuose" que a natureza permite a alguns), afirmando sempre que não precisa de ensaio para integrar um trabalho musical, e quem o conhece confirma esta característica no artista. Casado, sagitariano, com 51 anos (nascido em 28-11-1958), fã de Djavam, se considera uma pessoa decidida e não gosta de agonia, afirma que suas influências são de músicos como Tim Maia, e mais tarde Sandra de Sá, mais confessa que sua formação musical iniciou com o pop rock, mas que como músico é eclético, pois gosta de tocar de tudo. Seu lema é tocar muito e, embora seja sempre solicitado a tocar com artista que visitam Feira de Santana, sua preferência sempre, é tocar com músicos da terra (Feira de Santana).
 
A experiência de Nêni em tocar com cantores e bandas visitantes, já o fez acompanhar, Wanderley Cardoso, Agnaldo Timóteo, Diana, Fernando Mendes, Arnold Rodrigues, e tantos outros que nem se lembra de pronto quando perguntado. Com os artistas feirenses, já tocou com Luiz Caldas, Timbaúba, Cescé, Asa Filho, Zé Araújo, Jota Morbec, etc. Começou sua carreira tocando nos Leopardos (Banda da época do Iê Iê Iê), mas depois disso tocou em um infinidade de bandas locais, como Brilhaê, Vim TVê, e muitas que nem consegue se lembrar com precisão, tem DVDs e CDs gravados pelo Brasil a fora, tanto ao vivo como em estúdio, mas por não ser o contrabaixo um instrumento de solo, nunca produziu um CD só com o seu trabalho, de modo que para conhecer Nêni tocando teremos que ouvi-lo nos registros de outros artistas. Atualmente toca de forma mais permanente com a Banda de chorinho, "Amigos do Araua", que por sinal está presente na noite feirense e tem um excelente trabalho. Nêni é sem dúvida um dos maiores contrabaixistas de Feira de Santana e, acreditamos que ninguém no mundo da música duvida disso.
 
(VIVA FEIRA 2010)
 





Veja +



Página de 1





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br