Fechar Página

Dilma Ferreira
Dilma Ferreira Barbosa, que adotou desde cedo o nome artístico, DILMA FERREIRA, nasceu em Feira de Santana, no Sobradinho, como faz questão de acentuar, em 09 de setembro de 1945, sob o signo de virgem, é a uma das cantoras em atividade, que está a mais tempo no exercício da profissão em Feira de Santana, seguramente a mais tradicional da cidade, tendo iniciado sua carreira ainda menina aos 14 anos, em programas de calouros, nas rádios locais, na época de ouro do rádio, quando era comum este tipo de programas Brasil a fora, e que em Feira era comum nas Rádio Cultura e Rádio Sociedade.
 
Dilma nasceu com o dom especial de cantar, a música faz parte de sua família, seu avô materno era sanfoneiro, seu pai, conhecido como Vavá Eletricista era baterista, dentro sua família não havia preconceito com a música, o que lhe permitiu começar cedo, aos 14 anos, nos programas de calouros da Rádio Cultura e Rádio Sociedade, nos programas de Raimundo Oliveira, Chico Baiano, Maru e Marilda, J. Magno, que faziam muito sucesso na época, pois o rádio era o grande meio de comunicação da época, logo Dilma passou a fazer parte "cast" fixo da duas rádios feirenses, a Cultura e a Sociedade. Não demorou sua carreira a decolar, e no seu ofício viajou pelo Brasil, cantando em Banda, como "Os Formidáveis", "Cadetes do Ritmo", e outras tantas, tendo sido durante muitos anos a crooner oficial da "Orquestra Los Mariachos", com a qual viajou praticamente o Brasil inteiro. Dilma é viúva e tem três filhos, duas moças e um rapaz, dos quais se orgulha e propaga este orgulhos aos quatro ventos. Teve vários empregos nas época menos proliferas para o mercado musical, mas nunca se distanciou de sua arte, está sempre presente em todos os eventos para onde é convidada.
 
É atualmente a cantora oficial do Bloco "Bacalhau na Vara", tradicional nas Micaretas (Carnaval fora de época) de Feira de Santana. Apesar de não ter ganho visibilidade nacional na mídia moderna, e não ter enriquecido na profissão, tem apenas 2 Cds gravados, Dilma Ferreira tem uma carreira vitoriosa, teve oportunidade de cantar com os artistas nacionais de maior expressão e até com seus principais ídolos, Ângela Maria e Cauby Peixoto, além de ter cantado também, com Nelson Gonçalves, Agnaldo Timóteo, Emilinha Borba, Waldik Soriano e muitos outros. Foi caloura no programa do Chacrinha em 1969, no Rio de Janeiro, e conquistou o 1º lugar, ocupando o Trono do programa do "Velho Guerreiro". Está sempre presente na Caminhada da Paz, quando em uma das vezes cantou com Nando Cordel. Atualmente se declara fã de Elis Regina, Djavan, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil e muita gente boa que está surgindo aí no novo cenário musical. Passou a sua vida artística acumulando premiações por todos os lugares que passou, tem Troféus Imprensa, Tracaja, Especial do "Festival Vozes da Terra", "Cabeça Feita", tem o título de melhor Cantora Feirense pela Rádio Sociedade e Comenda pela Câmara de Vereadores da sua cidade natal. É letrista e tem como parceiro Roque Sena. Se considera uma pessoa positiva, Alegre e aberta a diálogos, é comunicativa e carismática, suas canções prediletas são "Ternura" e "As canções que você fez prá mim". Só falta a Dilma Ferreira eternizar o seu trabalho em um DVD, o que é seu mais urgente projeto, que pretende para logo, mostrando a artista amadurecida que viveu as mais variadas fases da música popular brasileira, e que só lhe acrescentou, tornando-a uma artista mais completa e feliz com o que faz por talento e paixão. Dilma Ferreira é uma cantora, de timbre próprio, personalidade e dá a cada canção que interpreta a sua marca, demonstrando sempre o grande talento que e sua maior marca.
(Viva Feira - 2010)





Veja +



Página de 1






(75) 8828-6761 / 9112-8701


dilmacantora_fsa@hotmail.com

© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br