Fechar Página

Dade Oliveira
Josadaque Arcanjo de Oliveira, que para nós é apenas DADE OLIVEIRA (em alguns álbuns é comum ser escrito com "I" Dadi), o que é natural pois dificilmente alguém memorizaria o nome de batismo do artista, teria que por isso mesmo realmente se tornar Dade, que nasceu em Irecê, mas que por força do destino, veio por determinação de seu pai para Feira de Santana, com apenas três anos de idade, para ser criado por sua avó, já que seus pais haviam se separado e alguém tinha que se dedicar a educação do menino. Deste modo Dade foi criado e se educou em Feira por sua Avó, e antes de completar 13 anos ouviu um disco de Dilermando Reis, e desejou, é isso que eu quero fazer, quero tocar assim e passou a se dedicar ao violão.
 
Não formou uma concepção de estilo musical, queria tocar tudo, cada estilo era um desafio, como o é até hoje, e a técnica do artista se aperfeiçoou a ponto de ser o guitarrista e violonista mais requisitado de Feira de Santana para participar de gravações em estúdios. É considerado pelos seus pares um dos melhores, não apenas de Feira, nem da Bahia, mas do Brasil. Dade não se intimida diante de nenhum estilo musical, tudo é um desafio para sua habilidade e, além de músico é arranjador, também nesta área, um dos mais requisitados da região, certamente em virtude exatamente do seu ecletismo musical.
 
A trajetória da carreira de Dade, esta marcada pelo desafio do novo, tem participado de uma grande variedade de bandas de estilos diferentes, se começou em 1991 tocando em barzinhos acompanhando alguns cantores de MPB e Seresta, em 1994 já era instrumentista da "Banda Ébano", tendo desde então passado pelas Bandas "Sport Press", "Scândalo", "Zueira", "Sementes da Terra", "Banda Imortal" (com esta gravou Cd e DVD), apenas para citar algumas. Desde 2003 participa da Banda oficial que dá o suporte ao Festival "Vozes da Terra", até a mais recente versão em 2009. No que concerne às gravações em estúdio, o próprio Dade não saberia informar quantos CDs já gravou, ou arranjou, tal é o volume de trabalho que lhe é solicitado. Admira muito os violonistas Paco de Lucia e Iamandú Costa (este entre os profissionais da atualidade), mas seu ídolo ainda é Dilermando Reis, tanto que sua canção predileta ainda é "Sons de Carrilhões" que fez sucesso com Dilermando. Um fato interessante que costumamos observar no comportamento de Dade, é que não é possível falar dele, sem falar do amor que ele demonstra por Feira de Santana, apesar de ter nascido em outra cidade, seu desejo mais profundo é o de realizar um trabalho, criar alguma coisa nova aqui em Feira, que possibilite uma mudança significativa no contexto musical feirense, ele gostaria mesmo, era mudar o mundo através da música, mas com uma música de qualidade e que partisse de Feira de Santana, como se quisesse devolver a Feira aquilo que ela lhe deu, a música, mas uma música especial.
 
O único CD autoral de Dade é o "Meditação e Paz", que ele idealizou para proporcionar relaxamento e, como diz o título meditação e paz nas pessoas, é um idealista e a música é seu instrumento de comunicação e relação com mundo, é um eterno sonhador, e seu maior sonho, é mudar o mundo com sua música. Adotou o nome Dade, que foi lhe dado como apelido na infância, por ter um nome complicado, mas poderia ter adotado seu segundo nome, o Arcanjo, pois o significado deste é: "anjo pertencente a uma ordem superior; espírito celeste que atua como mensageiro em missões especiais" (como ensina o Houaiss), e Dade Oliveira sem dúvida tem desempenhado a missão especial de nos oferecer uma música maravilhosa, que quem conhece, se encanta, ou seja, não seria nada demais se o chamássemos Arcanjo de Oliveira. O sonho de criar algo novo na música que projete e mude o contexto de Feira, vai continuar com o músico em sua busca pelo acorde perfeito e, nos vamos torcer para ele conseguir, enquanto isso ele vai continuar nos oferecendo o melhor da sua musicalidade , o que já é muito bom e motivo de orgulho para os feirenses.
 
(VIVA FEIRA 2010)
 










Veja +



Página de 1






(75) 3489-6708 / 8806-0984


dadideoliveira@hotmail.com

© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br