Fechar Página

Maristela Ribeiro
Nascida em Feira de Santana – BA. Mestra em Poéticas Visuais pela EBA – UFBA, Salvador. Bahia. Pós graduada em Metodologia do Ensino pela FFCL em Minas Gerais. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Católica do Salvador, Bahia. Atualmente desenvolve ações como artista pesquisadora e professora no Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana. Seu trabalho artístico Aborda o dialogo poético com experimentações oriundas das linguagens visuais contemporâneas, práticas hibridas ou mistas, e outros mecanismos advindos da técnica fotográfica.

Apresentou trabalhos onde levantou questões sobre a problemática da mulher do ponto de vista histórico, tais como o abandono, a relação de menos-valia, que permeiam as condições sociais e existenciais da mulher. Para acerca-se desses aspectos a artista desenvolveu uma investigação com mulheres que, por algum motivo, estavam afastadas da sociedade, confinadas, interagindo com situações em que essa problemática operava em seus limites extremos: em asilos de idosos, hospitais psiquiátricos e presídios, resultando na mostra individual “Fendas e Frestas”, apresentada nos Conjuntos Culturais da Caixa em Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de janeiro e no Centro Cultural Recoleta em Buenos Aires.

O seu trabalho a ponta preocupações com aspectos sociais e o seu percurso interage com outras áreas do conhecimento, sobressaindo-se, dentre elas, antropologia e a sociologia.
Em 2006, a artista foi contemplada com Mérito para Publicação do livro Fendas e Frestas: a Mulher, da contemplação à interlocução, pelo comitê técnico da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB e pelo conselho editorial da Editora da Universidade Federal da Bahia – EDUFBA.
 
Recentemente recebeu o Prêmio Sacatar da Sacatar Foundation para resistência Artística Internacional, na Ilha de Itaparica, durante dois meses, com artistas oriundos da Alemanha, EUA, Síria e Canadá.
 
Maristela tem participado de encontros e eventos promovidos pela Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, assim como, em congressos e simpósios, realizados em comunidades universitárias, apresentando conferencias sobre o desenvolvimento de suas investigações. Desde meados dos anos 90 Maristela participa com frequência de coletivas, salões e bienais na Bahia, em outros estados brasileiros, assim como em outros países, tendo recebido diversos prêmios e menções.





Veja +



Página de 1





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br