Fechar Página

Marcia Porto
Marcia Porto nasceu na cidade do Rio de Janeiro – RJ e ainda criança começou sua trajetória artística no teatro; participava de musicais infantis e criava peças teatrais junto com Sonicleibe Guedes. Na adolescência, ingressou no mundo da música participando de festivais pelo interior da Bahia e cantou em diversos grupos religiosos. 
 
Em 1990, se tornou cantora do trio elétrico Brilhaê, palco onde ganhou experiência e foi revelação em vários micaretas e carnavais na Bahia. Iniciou sua carreira solo em 1994, gravou seu 1º LP e CD intitulado Minhas Palavras. Em seguida, Marcia participou de duas importantes coletâneas das três edições do Feira Swing e Cerveja em memória musical da Bahia. Em 2000, viajou para Recife - PE para gravar seu 2º CD – Brasis, com a produção de Carlos Pita e Anselmo Roberto. Esse disco é um dos seus trabalhos mais importante e marcante da sua carreira, onde Márcia registra várias manifestações musicais em homenagem à diversidade rítmica brasileira, a exemplo do xote, baião, axé etc. O CD supracitado tem assinatura de Lú Bahia nos arranjos e composições de grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Nando Cordel, Gilson Babilônia, Petrúcio Amorim... Com ênfase à música nordestina que é sua grande paixão. Logo após, a cantora participou de mais uma coletânea, Forró da Lua vol. 02, com o xote Amor de Mil Carinhos de Carlos Pita e Dalmo Medeiros.
 
Em 2006, Marcia foi convidada para participar da coletânea Pazeando e Cantando, CD lançado pela ONG MOVPAZ, Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência, com a música de sua autoria, intitulada Abra o Coração, ao lado da cantora norte-americana Samantha Bonzer, Geraldo Azevedo, Marinês e Sua Gente, Santana “o Cantador”, Nando Cordel entre outros. Vale ressaltar que Márcia Porto além de voluntária da ONG MOVPAZ, é a cantora oficial deste projeto há mais 18 anos, onde participa de shows e ações pela Paz, efetivamente, em todo território nacional.
 
Em 2008, gravou seu CD de forró ao vivo com a participação especial de Geraldo Azevedo na música No Mundo da Lua de Mel. Em 2010, gravou o 2º CD ao vivo com regravações e suas principais composições. Ainda no mesmo ano, lança um CD infantil de parlendas e cantigas de roda com cultivo à Paz. Este álbum tem um conteúdo educativo que faz parte da ONG MOVPAZ da ação Paz nas Escolas.
 
Marcia Porto é a idealizadora do projeto Criança do Futuro, Arte/Educação/Cidadania, com esse intuito gravou o CD Contos e Canções, Meu Natal Especial Para Você, projeto que ela é coordenadora até hoje. Por participar ativamente de ações sociais em sua comunidade, recebeu da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o título de Cidadã Feirense e a Medalha de Honra ao Mérito.
 
Outra fase muito especial na vida da cantora foi o convite em especial de Geraldo Azevedo para cantar a canção São Francisco São, no CD que Geraldo Azevedo, gravou em tributo ao Rio São Francisco, com a participação de vários artistas nacionais, lançado em janeiro de 2011. Com a música escolhida para a voz de Marcia Porto, ela divide este álbum com Djavan, Dominguinhos, Geraldo Amaral, Fernanda Takai, Roberto Mendes, Alceu Valença, Maria Bethânia, Moraes Moreira e Vavá Cunha. 
 
Há 08 anos idealizou o projeto Trio forró folia, um “Trio” temático que homenageia cantores e compositores nordestinos na Micareta de Feira de Santana. Carlos Pitta, Santana “o Cantador”, Petrúcio Amorim, Geraldo Azevedo, Val Macambira, as bandas Selvagens do Forró e Forró Xiada e o artista plástico italiano, Guilliano Ataviani, que pintou em cima do “Trio” telas em homenagem a Luiz Gonzaga. Em 2011 este projeto homenageou os escritores da literatura de cordel. Atualmente, Marcia está gravando o seu novo CD, que terá participações especiais de vários artistas nordestinos e construindo um vídeo documentário com o título “DE REPENTE CORDEL”, em homenagem e preservação à cultura local, sendo mais uma homenagem aos poetas cordelistas de Feira de Santana e a sua contribuição à memória cultural do nordeste.








Veja +



Página de 1






3485-6047 8809-2337 3624-0693


marciaporto12@hotmail.com



© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br