menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CASA PRONTA ESPALHA AMOR NO NOVO EP E CELEBRA EXU

- Casapronta quer espalhar amor, enquanto reafirma raízes em novo EP - Disco sai pelo selo feirense Banana Atômica
Publicado em: 03/11/2021 - 04:11:20
Fonte: Release de Favorite Assessoria - Alessandra Braz


    “´Amor` é o que mais precisamos nos últimos tempos, mais do que nunca”, fala o vocalista da banda feirense Casapronta, Pablues, em uma alusão ao EP "Amor" que o grupo acaba de lançar em parceria com o selo  Banana Atômica. "Amor" também é nome do primeiro single lançado oficialmente no Dia dos Namorados, em junho desse ano. O EP sai agora completo com as 6 canções e está disponível em todas as plataformas de streaming e foi fruto de um financiamento coletivo, que iniciou a sua campanha com o single “Amor”.
    “Como vínhamos falando dessa necessidade de pôr em prática muito do que apenas falamos da boca pra fora, inclusive sobre respeito e amor, resolvemos usar o mesmo nome para o EP.  A canção ‘Amor’ foi composta esse ano, na sala de casa, enquanto conversava com Juli, minha namorada, sobre como Belchior e o Nirvana tinham influências em nossas vidas. São muito presentes todo o tempo, "entra ano e sai ano". É tanto que a canção tem citações diretas do grunge da turma do Cobain, onde usamos equipamentos que eles usavam, quanto de Belch, na letra, citando ‘Sujeito de sorte’. ‘Amor’ é uma contradição das boas: tem o peso e a velocidade de um rock visceral, cru e direto, aliado a uma poesia simples e doce. Ao final da canção, vocês podem ouvir as declarações de amor que nossos amigos e amigas colabodorxs fizeram e nos enviaram.  Ao mesmo tempo, essa canção é uma declaração de amor pra Juli. Me considero um sujeito de sorte”, conta Pablues Casapronta já revelando as referências para a canção.
    O vocalista diz que o EP é uma grande reunião de “som de preto”, já que tem reggae, rock, samba, blues... Todos estilos musicais marcados por terem como protagonistas e criadores pessoas pretas.
    “Nesse EP tem de tudo um pouco. Rock de Seattle "deFeirenseado", rock de preto com samba de terreiro, blues-jazz-folk-fusion, e reggae. Se você notar são todas canções de Preto. A música black como sempre buscamos afirmar em tudo o que fazemos, desde 2018 quando lançamos nossa demo tape. Só que cada qual tem sua dinâmica e visão sobre o que produz. Mas tá tudo ali, é parar e prestar atenção. As canções do EP falam de amor, cada uma à sua maneira. O amor próprio que devemos manter vivo pra ajudar a superar situações adversas, o amor pela fé na espiritualidade e religiosidade, que é uma marca nossa, e amor  por poder amar livremente, quem quer que seja. A pandemia "bateu forte" na gente e nasceram muitas composições. Desse EP, apenas `Velho Bob´ não foi composta nesse período, foi a primeira composição da banda e só agora conseguimos gravar, com um arranjo bem bacana”, comenta. São duas canções inéditas no EP. Além de `Velho Bob´, que o nosso `Fusion´, trazemos o reggae `A PLANTA´. Falamos sobre a importância das plantas sagradas que a ancestralidade nos ensina, e ainda hoje usamos em casa. Quem não conhece a `comigo ninguém pode´, que protege a porta das casas? É sobre isso, completa Pablues.
´Arte Catre Sans    Como grande marca dessa reafirmação de suas raízes e cores, o Casapronta abre o disco com a canção “Devoção” em que celebra a divindade do iorubá e do jejê, Exu. A entidade ainda sofre com a demonização por conta da repressão às religiões de origem africana, como umbanda e candomblé aqui no Brasil, ou vodu no Haiti. Repressão essa que vem desde o século XVI. Na verdade, Exu é um mensageiro, é ele quem faz a comunicação e mediação entre os orixás e o mundo dos humanos. Sendo sempre está ligado à vitalidade, à força, à proteção e à aplicação da lei em seus domínios espirituais.
    “Exu é vida, Exu é amor, Exu é o ar que respiramos. Falar de Exu é muita responsabilidade e ainda causa muita polêmica. A nossa proposta foi trazer uma discussão contra o racismo, intolerância religiosa e mais uma vez afirmar que Exu não é diabo. O diabo é uma invenção para desmerecer a religiosidade do povo de santo, do candomblé e umbanda. Alguns cristãos ainda são preconceituosos, conservadores e violentos. Nosso papel aqui é fincar uma bandeira contra tudo isso. Não é fácil. Nunca foi. `Devoção´ é nosso `pé na porta´ em favor de você cultuar quem você queira. Liberdade e resistência. Como sempre. Respeito e amor, são palavras chave pra uma sociedade viver em harmonia. `Devoção´ é muito especial pra nós. Arrepia em ouvir, ainda, e também quando a gente toca nos ensaios. `Devoção´ é nosso agradecimento. Exu é Odara, Exu é comunicação, Exu é movimento, é mudança, é tudo novo de novo. Isso é `Devoção´. Isso é o que Casapronta deseja pra todes”, diz Pablues.
     “Amor”, o EP, tem produção de Pablues Casapronta, foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Netuno, em Feira de Santana, entre abril e maio de 2021, com o técnico Paulo Victor, exceto “Um convite pra vida” gravada em janeiro de 2021 e “O Grito” gravada, mixada e masterizada em outubro de 2020, no Estúdio Greta, em Salvador por Silvio de Carvalho.

MAIS SOBRE CASAPRONTA
O Casapronta é uma banda que faz “música mundana”, situada em Feira de Santana (BA), que se influencia pelas “encruzilhadas do recôncavo” e do mundo. A banda foi formada em 2017 no coração do Recôncavo Baiano, em Cachoeira, por Pablues - também vocalista do Clube de Patifes -  enquanto cursava uma graduação em Museologia pela UFRB.  Em 2018 lançou uma demo tape “Casapronta Nº18”, onde fez sua estreia. Em 2019 gravou seu disco “Como a fúria da beleza do sol”, eleito um dos melhores discos do ano e ficou em 4º lugar na votação popular no site El Cabong. Durante a pandemia surgem algumas composições, e lançam o single “O grito”, em 2020, além de um bootleg chamado ”Ensaio Perdido”. Vídeos criativos, feitos com um celular, dentro de casa, também foram disponibilizados no canal no Youtube durante a pandemia.

Redes Sociais
Instagram: https://www.instagram.com/casaprontafolk/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLd2nS8Vxdq2sxz-_fewniQ  
Facebook: https://www.facebook.com/pabluescasapronta

MAIS SOBRE BANANA ATÔMICA
Nascido em janeiro de 2019, o Banana Atômica é um selo e por vezes produtora sediada em Feira de Santana (BA) e encabeçada por Joilson Santos. Joilson já tem mais de dez anos de carreira e é um importante produtor na cidade, sendo o criador do festival Feira Noise, além de shows e eventos que movimentam a cena no local.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br