menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
EDITAL DO 1º CONCURSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL DA REVISTA LITERÁRIA INVERSOS


Publicado em: 08/09/2020 - 22:09:50
Fonte: Release da Ascom da Revista Inversos - Maroel Bispo


INTRODUÇÃO

    A cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou, em 1923, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Nessa época, o presidente do país era Artur Bernardes. Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais da época, aproveitando a atmosfera reflexiva que o congresso deixara na capital, elaborou, no ano seguinte (1924), um projeto que tinha como finalidade a criação de um dia nacional dedicado à criança. A proposta era de que esse dia fosse celebrado em 12 de outubro. O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio do decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
    No intuito de homenagear  as crianças brasileiras, valorizar a arte poética, incentivar a leitura e promover a Cultura e a Literatura, o escritor  Maroel Bispo, coordenador do Conselho Editorial da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, lança o presente Edital, que estabelece as normas para a 1º Concurso Internacional de Literatura Infantil. Essa iniciativa conta com o apoio da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (ALAFS), presidida pela profª Lélia Vitor Fernandes Sobrinho e Academia de Letras do Brasil, seção Mato Grosso do Sul (ALB/MS), presidida pela escritora Nena Sarti.
I - TEMA
O tema dos poemas é de natureza livre, mas precisa abranger facetas das representações do imaginário da criança, bem como os pensamentos, as emoções e as atitudes do universo infantil.  
II – NÚMERO DE TEXTOS
Cada autor poderá submeter até 02 (dois) poemas, com no máximo 30 linhas, sendo que apenas 01 (um) será selecionado e publicado na revista.
III - INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita, devendo ser enviada para o e-mail: revistainversos@gmail.com com o título: “1º Concurso Internacional de Literatura Infantil”. Podem se inscrever qualquer pessoa maior de 18 anos, do Brasil ou do exterior. Menores de 18 anos precisam enviar autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
III. 1 – Período das Inscrições:
De 05/09/2020, até as 23:59 min do dia 05/10/2020.
III. 2 - Dados Exigidos:
No anexo do e-mail da inscrição, deverão constar três arquivos: os poemas em língua portuguesa; uma breve biografia; endereço completo, com CEP; contato telefone; uma foto com boa resolução. Os textos devem ter as seguintes especificações: fonte Arial, tamanho 12 (doze), espaçamento 1,5.
IV - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
Todas as obras inscritas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos, formado por escritores e estudiosos da Literatura, que efetuará o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade e técnica de escrita, de acordo com a norma culta da língua portuguesa e/ou qualidade artística, cuja decisão será de caráter soberana e irrevogável. Serão selecionados entre os inscritos, até 20 (vinte) textos.
V - DA PUBLICAÇÃO
As obras escolhidas serão publicadas na Revista Literária Inversos, em formato PDF, online, sem ônus para a revista ou para o autor. A revista estará disponível, gratuitamente aos selecionados e para qualquer pessoa, no site oficial da revista:    http://revistainversos.blogspot.com.br/, cujo link também estará na fanpage oficial da revista no Facebook:  https://www.facebook.com/revistainversos/
VI – DA PREMIAÇÃO
Cada um dos 20 (vinte) autores classificados, receberão um Certificado digital, e terão seus poemas, biografias e fotos, publicados na Revista Inversos, a título de premiação e reconhecimento literário.  Aqueles classificados em 1º, 2º e 3º lugar, ganharão, também, 01 (um) livro.
VII – CALENDÁRIO DA ORGANIZAÇÃO
Inscrição das obras: 05/09 a 05/10
Seleção: 06 a 09/10
Diagramação: 09 a 11/10
Publicação online: 12/10
VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS
O envio e submissão dos textos caracteriza a aceitação total dos termos e condições deste edital.
Ao realizar a inscrição, os autores cedem, sem ônus, o direito de publicação e reprodução dos textos para a Revista Inversos, apenas para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa. Os direitos autorais permanecem com os respectivos autores.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Inversos.
Feira de Santana-BA, 05 de setembro de 2020.

Maroel Bispo
Editor-chefe da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857
Membro efetivo – cadeira nº 5 da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana – ALAFS
Membro correspondente da Academia de Letras do Brasil, seção Mato Grosso do Sul – ALB/MS



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br