menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
O incrível universo


Publicado em: 21/05/2020 - 10:05:12
Fonte:


Tem cada coisa aí por cima, que só mesmo relacionando-as, para se ter uma vaga ideia das curiosidades que envolvem o nosso Universo. Vejamos:

 

*ESTAÇÃO ESPACIAL - A estação espacial internacional tem o tamanho aproximado de um campo de futebol, pesando mais de 500 toneladas!

 

*SATÉLITES - Atualmente, há cerca de três mil deles orbitando a Terra e ainda umas vinte mil geringonças voando em nossa órbita, o que constitui um autêntico lixo espacial. E um satélite viaja a aproximadamente 29000 km/h!

 

*LUA - Os astronautas já trouxeram 362 kg de rochas da Lua. Porém, a maioria delas ainda não foram analisadas. Já o maior eclipse lunar observado teve 1 hora e 47 minutos de duração e aconteceu no dia 16 de julho de 2000. Curiosamente, a Lua está 400 vezes mais perto de nós do que o Sol, sendo 400 vezes menor que ele.

 

*NÊUTRONS - Uma estrela de nêutrons, com o tamanho de um alfinete, pesaria um milhão de toneladas! E, se ela tivesse diâmetro de 24km, pesaria mais do que o Sol!

 

*E POR FALAR NO SOL... - Em seu núcleo, 600 milhões de toneladas por segundo são transformadas de hidrogênio para hélio. No entanto, o ser humano é capaz de fabricar lasers até um milhão de vezes mais brilhantes que o Sol!

 

*EMBAIXO DA TERRA - Na Terra, é possível encontrar organismos ainda vivos a 3,2 km de profundidade. E olha que a temperatura do centro da Terra está estimada em 5500 Cº!

 

*PLANETA MARTE - Marte tem vestígios geológicos de que já existiu água por lá e sua superfície tem uma área semelhante a dos continentes da Terra, com diversas “ruínas”, que foram fotografadas, lembrando monumentos antigos daqui da Terra!

 

*JÚPITER - Júpiter tem sua lua coberta de gelo. E os cientistas já confirmaram mais de vinte planetas semelhantes ao nosso, fora do sistema solar!

 

*RAIOS E TROVÕES – Você sabia que um relâmpago pode chegar a 48km de largura, mesmo com a espessura de uma polegada? Pois é. E você também sabia que um raio chega a uma temperatura maior que a da superfície solar? Raios se movem a velocidade de 1/3 da velocidade da luz e possuem energia suficiente para iluminar 2,5 milhões de casas! Todos os dias caem na Terra quase 2000 raios, mas a probabilidade de que ele caia na sua cabeça é de 1 em 3 milhões!

 

*ESTARÍAMOS SOZINHOS? No Universo (observado) existem mais duzentos milhões de galáxias, com cada uma delas possuindo milhões de estrelas semelhantes ao Sol e milhares de planetas que poderiam abrigar a vida tal qual a concebemos... Será que somos mesmo os únicos habitantes do Universo?

 




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br