menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
CIRCUITO URBANO ONU HABITAT 2019

Com o tema “Gestão de Resíduos Domésticos”, o Sesc de Feira de Santana participa com ações para conservação do Meio Ambiente.
Publicado em: 23/10/2019 - 12:10:04
Fonte: Release da Ascom Sesc Bahia - Aline Alcantara Barreto Santos


    O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todos.
    A ONU-Habitat realiza anualmente no mês de outubro o Circuito Urbano, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (7) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31), e conta sempre com temas selecionados para compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor - uma convocatória nacional para apoiar institucionalmente eventos organizados por diversos atores.
Em 2019 está sendo realizada a 2ª edição com o tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas”. Neste contexto, o Sesc Bahia foi selecionado para compor o Circuito Urbano da ONU Habitat com a realização de ações para conservação do Meio Ambiente no Centro de Atividades de Feira de Santana, em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável. A proposta é promover a sensibilização socioambiental com a temática Gestão de Resíduos Domésticos, em prol da melhoria da condição socioeconômica e ambiental das cidades.

Dias 30 e 31 de outubro de 2019
 
14h | Palestra “Gestão de Resíduos Domésticos”, ministrada pelo biólogo Heber Moraes, com participação da bióloga Érika Teles e da pedagoga Elizângela Lucena, representantes da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável - UNAMACS.

14h40 às 17h | Oficinas
    • Sabão com reutilização de óleo residual, ministrada pelo biólogo Heber Moraes - UNAMACS | Local: pátio em frente à Academia.
    • Compostagem e dicas de aproveitamento para plantio, ministrada pela bióloga Érika Teles e pela pedagoga Elizângela Lucena – UNAMACS | Local: pátio da horta escolar.
    • Artesanato Sustentável, ministrada pela equipe Sesc (Rede Recostura/Mesa Brasil Sesc Feira de Santana e Centro de Formação Artesanal de Salvador). | Local: pátio em frente à Academia.
    • Culinária Sustentável, ministrada pela equipe Sesc (Restaurante Sesc Feira de Santana e Curso de Culinária). | Local: Cozinha Pedagógica – fundo da Quadra Coberta.
Obs.: Inscrições gratuitas (30 vagas por oficina) até 25 de outubro, das 8h às 16h, no Setor Social do Centro de Atividades de Feira de Santana - Rua Guaratatuba, 345, Tomba, ou através do Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/oficinas-de-meio-ambiente__680959. Público-alvo: portadores do Cartão Sesc e comunidade. As oficinas serão realizadas simultaneamente. Portanto, só é permitida a inscrição em uma oficina por dia de evento, cuja inscrição contempla a participação nas palestras que acontecerão nos dias 30 e 31/10, às 14h. Mais informações: (75) 3622-1550.
 
CIRCUITO DA SUSTENTABILIDADE
    Paralelo às oficinas e palestras, no Centro de Atividades o Sesc realiza o “Circuito da Sustentabilidade” com espaços para exposição de produtos desenvolvidos pela Instituição através dos cursos e das práticas sustentáveis adotadas em suas Unidades da Capital e do Interior. A finalidade é divulgar para a sociedade o portfólio de produtos e serviços oferecido ao público em geral. Denominado Estações, o Circuito contempla:
    Artesanato Sustentável – através dos cursos realizados no Centro de Formação Artesanal, em Salvador, e nas Unidades do Interior, o Sesc ensina como reutilizar resíduos domésticos transformando-os em peças criativas e sustentáveis.
    Fantasia Sustentável - através do Trabalho Social com Idosos, o Sesc promove o protagonismo da pessoa idosa com ações de convivência intergeracional, reuniões, oficinas e cursos. Dentre as ações está o projeto “Sustentabilidade Nunca Sai de Moda”, realizado em Feira de Santana, que estimula a conservação do meio ambiente a partir da confecção de fantasias elaboradas com resíduos domésticos e alinha a criatividade, psicomotricidade e integração social com a Educação Ambiental.
Móvel Sustentável - através dos cursos realizados no Centro de Formação Artesanal, em Salvador, o Sesc ensina como reutilizar resíduos domésticos transformando-os em móveis criativos e sustentáveis.
Vestuário e Assessórios Sustentáveis – através do projeto Rede Recostura, realizado com Instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil, o Sesc ensina a reutilizar peças inservíveis do vestuário, transformando-as em belos produtos comercializáveis e sustentáveis.
    Culinária Sustentável - através dos Restaurantes e cursos de Culinária, o Sesc apresenta e ensina um jeito de cozinhar que valoriza a saúde, a economia doméstica e o meio ambiente com  a transformação de talos, cascas e sementes em receitas criativas e saudáveis.
Brinquedo Sustentável – na Rede de Escolas e nos projetos recreativos, o Sesc ensina um jeito sustentável ao transformar objetos inservíveis de uso doméstico em brinquedos criativos.
Compostagem – na Rede de Escolas e nas Instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil, o Sesc ensina a importância da cultura da horta para a alimentação saudável, conservação ambiental e economia doméstica.
    Fabrico de Sabão com óleo residual – nos Restaurantes e lanchonetes, o Sesc colabora com a conservação do meio ambiente e geração de renda ao adotar a política de doação de óleo e gordura residual para as Cooperativas de Reciclagem.

PAINEL “RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - #TODODIAÉDIADESESC”
    Mostra fotográfica de projetos e atividades realizadas pelo Sesc na Bahia com foco em Meio Ambiente:
    Horta Escolar - O Sesc adota como estratégia pedagógica na Rede de Escolas para a promoção da alimentação saudável e educação ambiental.
Rede de Bibliotecas - O Sesc disponibiliza um acervo de publicações sobre a temática ambiental para consulta e empréstimos.
    Meio Ambiente, Tire Proveito com Respeito - O Sesc difunde conteúdos de relevância socioambiental através de palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições, entre outras realizações.
    Campanha Lacre do Bem - O Sesc mobiliza a  participação social na arrecadação de lacres de alumínio, com ganho socioambiental na conservação do meio ambiente e doação de cadeira de rodas.
 
EXPOSIÇÃO COLETIVA
Obras com conceito da sustentabilidade econômica e socioambiental, produzidas por artistas locais e outras regiões.



Apoio Cultural:



Mobilidade

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados