menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO DEBATE ACESSO UNIVERSAL À INFORMAÇÃO


Publicado em: 23/10/2019 - 11:10:47
Fonte: Casa do Trabalhador


    A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) teve início na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a mesa redonda "O acesso universal à informação: da ciência aberta ao direito do autor". A atividade ocorreu, nesta segunda-feira (21), no auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC).
    Os palestrantes convidados foram Isabel Angela dos Santos Matos, bibliotecária do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, SUREG/Salvador; Nídia Maria Liernet Lubisco, professora do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA); e Tarcísio Magalhães Cerqueira, analista do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uefs (NIT).
    Segundo a professora Nídia Maria Lienert Lubisco as universidades se destacam pelo cuidado que dedicam as suas bibliotecas. Nesse sentido, ressaltou que a qualidade do Sistema de Bibliotecas da Uefs serve de referência para o estado da Bahia.
    Para o reitor Evandro do Nascimento, o Sistema Integrado de Bibliotecas da instituição atua com um diferencial importante para a comunidade. "Além de promover a formação, preservação, manutenção e acesso do acervo, o sistema da Uefs está fortemente comprometido e integrado com a extensão universitária. São eventos como esses que fazem com que a universidade continue pulsante e viva", defendeu.
    A SNLB foi instituída pelo Decreto n° 84.631, em abril de 1980, e tem como objetivo promover a difusão do livro, da informação e do acesso as mais variadas formas de manifestações artísticas e culturais, tudo isso por meio de incentivo à leitura. Também visa divulgar a profissão do bibliotecário, permitir a atualização e desenvolvimento do profissional.
    Ana Marta Machado Sampaio, diretora do Sistema de Bibliotecas da Uefs, informou que a expectativa é atingir positivamente o público-alvo, formado tanto pela comunidade interna quanto externa, visando disseminar conhecimento, além de comemorar a SNLB.
    Contação de histórias, lançamento de livros, apresentações artísticas, mesa redonda, curso sobre dinamização de bibliotecas e as exposições "Acesso: Universal à informação: 150 anos de história" e "Gandhi: uma história pela paz" integram a programação do evento, até o dia 25 de outubro.

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br