menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SEMINÁRIO ORGANIZADO PELA UEFS DISCUTE CONECTIVIDADES DE ÚLTIMA GERAÇÃO


Publicado em: 10/10/2019 - 01:10:45
Fonte: Release da Ascom UEFS


    Com o intuito de debater a função das redes de conectividade e as novas experiências desenvolvidas, ocorreu na tarde da terça-feira (08), o Seminário “Rede Giga: infraestrutura de conectividade de última geração”. A atividade aconteceu no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFBA).
     “Trazer o que há de mais moderno em acesso à banda larga é uma necessidade premente para uma cidade como Feira de Santana, que se insere
em uma região metropolitana. Os benefícios podem ser muitos para todo o setor público”, defendeu o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, sobre a relevância do acesso aos dados. De acordo com o reitor, vários campos podem ser favorecidos, como o da educação básica e superior, da saúde, do sistema de justiça, também a inclusão digital e o acesso do cidadão aos serviços.
Foto: Edvan Barbosa    Fábio Josué Souza dos Santos, Reitor da UFRB, entende como fundamental iniciativas com o tema. Ele afirmou isso tendo em vista a importância do serviço, na perspectiva de fortalecer o acesso da internet, possibilitando a inclusão digital, além das articulações para as instituições e sociedade como um todo.
    Para Moisés Leite, docente da área de tecnologia do IFBA, a pesquisa está diretamente relacionada ao acesso de banda larga. “Não conseguimos ver uma instituição de pesquisa que investe em equipamentos sem um tronco robusto de comunicação”, defendeu.  O professor acredita que o eventoFoto: Edvan Barbosa é um marco e uma iniciativa inovadora, tanto pela integração entre as instituições quanto pelo tema.
    O evento contou com sessão de abertura, além de palestras com os seguintes temas: Redes comunitárias de ensino e pesquisa (Comep); o papel da Rede Nacional de Pesquisa (RNP); Banda Larga na Bahia: processos de interiorização; cidades digitais: a experiência de Feira de Santana; e o Papel dos provedores na expansão da Banda Larga.
    A palestrante Claudete Alves falou sobre as redes Comep, reafirmou a importância do seminário, e destacou que também acredita que os frutos são promissores e irão responder às demandas.
    O evento contou com a articulação dos seguintes setores da Uefs: Assessoria Especial de Relação Institucionais (Aeri), Assessoria Especial de Informática (AEI) e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br