menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
APRESENTAÇÃO DO SHOW FUXICO POÉTICO FOI DESTAQUE NO FLIGÊ.


Publicado em: 24/09/2019 - 18:09:31
Fonte: Release do Evento


    Dia 16 de agosto, às 16:00 horas, na Praça dos Garimpeiros, na cidade de Mucugê / BA, ocorreu conforme programação da quarta edição da Feira Literária de Mucugê – FLIGÊ, a apresentação do show Fuxico Poético, com o poeta feirense Setúval, o músico e multi-instrumentista feirense Mano Gavazza, os poetas e declamadores baianos Lucas Galvão e Geise Mascarenhas.
    O show Fuxico Poético é uma proposta literária, cultural, educacional e artística que se constitui na apresentação oral poética, musical, instrumental e teatral tendo como proposta estabelecer um elo de aproximação das vertentes literárias, da canção e da interpretação, com o público infanto-juvenil e adulto, constituída em uma conversa-show.    Através de uma maneira lúdica, ilustrativa e instrumental a abordagem dada na apresentação da conversa-show está relacionada com recortes de conversas que vão sendo costuradas e emolduradas com temas envolventes nas poesias e nas canções, ao mesmo tempo, discorrendo sobre o poder da leitura e das palavras na vida das pessoas.
    O tema do recital baseia-se na confecção dos fuxicos (trouxinhas circulares costuradas de forma artesanal com sobras de tecidos) como pano de fundo para ilustrar a metáfora entre o coser nos retalhos e o tecer das palavras de modo a entendê-las como expressões que se conjugam para a criação poética e na formação do leitor. Para tanto, estabelecendo uma interação com o público através de uma linguagem acessível e com questionamentos reflexivos.
    Na apresentação faz-se uso de poemas autorais de Setúval, Lucas Galvão e Geise Mascarenhas e de autores brasileiros como Patativa do Assaré, Manoel de Barros, Elias José, Mário Quintana e Castro Alves, o homenageado da edição da Feira Literária, além do poeta português Fernando Pessoa, os quais vão sendo costurados pelas músicas de Paulinho Pedra Azul, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Toquinho, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Gilberto Gil, Dominguinhos, Dolores Duran, entre outros.
    Alguns depoimentos, proferidos após a apresentação dos artistas, revelaram o significativo destaque do show Fuxico Poético no evento: “Eu estava cobrindo a Fligê para o sistema UESB de rádio e TV educativas. Entre a correria de uma pauta e outra meus ouvidos foram tomados pelo som do dedilhado de um violão. Quando olho para o palco vejo uma bela moça de vestido de branco, ornado de fuxicos, que se aproxima do centro do palco e começa a recitar uma poesia. Aquilo me encanta. Logo depois, um homem de chapéu vem ao centro do palco e solta a voz enchendo de poesia toda praça. Em seguida, um outro jovem pega a moça pela mão, declama para ela e ela para ele. Foi uma das coisas mais belas que vi na Fligê.  Não pude ficar até o fim da apresentação, pois minhas pautas me requisitaram . Mas sem dúvida alguma o Fuxico Poético tocou meu coração.” (Fabrício Gama, chefe de redação do Sistema UESB de Rádio e TV Educativa – SURTE).
    “O Fuxico Poético fez uma participação muito singela na Fligê. Eu tive a oportunidade, mesmo fazendo a coordenação de produção do evento, ver o início do Fuxico Poético, sendo que fui pego de surpresa com a música que tenho uma afinidade muito forte que é do Paulinho Pedra Azul, Jardim da fantasia. Acredito que em forma de música, levar a poesia às pessoas, faz despertar o gosto pela leitura.” (Marcelo Bonfá, comunicador, coordenador e produtor cultural da FLIGÊ).
    O show Fuxico Poético teve início desde 2018 , tendo o seu lançamento em Feira de Santana, no Bar e Restaurante Criôlo, neste tendo mais duas apresentações posteriores, sendo que depois apresentado em Salvador, no Porto dos Livros, com as participações especiais dos músicos baianos Dann Silveira e Pedro Sampaio. Segundo informações obtidas pelo grupo, o show irá se apresentar em outras cidades baianas, inclusive, no circuito de Feira de Santana, a saber, pela divulgação da agenda em breve.
    O objetivo central do recital Fuxico Poético é possibilitar o envolvimento do público com o encantamento das palavras pelo costurar poético e musical, articulando esses elementos com o poder da comunicação oral e artística para emoldurar o fuxico de uma boa conversa literária com poemas, músicas diversificadas e o uso de instrumentos sonoros como violão, flauta transversal e de percussão.
    Segundo Setúval, idealizador do projeto, comenta: “A participação no FLIGÊ se tornou inesquecível a partir do momento que nós artistas de Feira de Santana fomos recebidos de um modo muito especial pela coordenação do evento, manifestado pelo carinho e credibilidade na nossa arte. Ainda mais, por representar a nossa cidade, nessa edição da Feira Literária de Mucugê, com um bom público presente nos prestigiando e lançando os melhores comentários quando, após a apresentação, se dirigiam para falar sobre o show. A manifestação da imprensa, após o show, nos procurando para dar entrevistas legitimou o valor do nosso espetáculo. É muito prazeroso sentir que a sua arte é reconhecida.”



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br