menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
APRESENTAÇÕES DOS ESPETÁCULOS DE ENCERRAMENTO DAS OFICINAS DE CIRCO TEATRO DO AMÉLIO AMORIM


Publicado em: 09/11/2018 - 11:11:14
Fonte: Camila Dias


    Acontece nessa sexta (09) e sábado (10) os espetáculos de encerramento das Oficinas de Circo-Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim.  As  apresentações fazem parte da convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da Secult BA – Ocupe Seu Espaço, uma seleção que busca impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura.
    As Oficinas de Circo-Teatro que são oferecidas através do C. C. Amélio Amorim são realizadas desde 2014 pela Cia. Cuca de Teatro e tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de difusão e formação na arte do circo e do teatro para crianças na faixa etária de 05 a 13 anos de idade. Manter acesa a arte milenar do circo no coração de crianças e adultos é a grande missão desse grupo de profissionais que se mantém unidos com o propósito de transmitir para as novas gerações os saberes e a capacidade do individuo de transpor os seus limites e potencialidades.
    Os espetáculos de encerramento das oficinas de 2018 trazem como homenageados a 04 (quatro) palhaços brasileiros, grandes artistas do riso e da palhaçaria, são eles: O palhaço Arrelia nascido em São Paulo  (1905-2005). Desde que nasceu Arrelia foi de circo. Seus pais e até avós eram de circo. Já com um mês entrou em cena, pois precisavam de um garoto chorão. Quando inaugurada a TV Tupi de São Paulo, Arrelia foi o primeiro palhaço a participar, até mesmo nos programas-teste em começos de 1950. Também criou e gravou músicas para o carnaval, e para o folclore nacional, como o “Como vai, como vai, como vai ? ”. Só na TV Record ficou 21 anos, apresentando-se todas as semanas com o “Circo do Arrelia”, áureos momentos que colocaram o circo em uma posição de importância, dentro da televisão.  O palhaço Xamego, representado por Dona Maria Eliza Alves,  nasceu em São Paulo (1909 – 2007)  Representou um palhaço homem no início da década de 40, no Circo Guarany. Mulher negra, pequenina, um metro e meio de muita força e c    oragem,  Dona Maria Eliza foi uma das primeiras mulheres palhaças do Brasil,  coragem essa que foi testada para enfrentar o racismo e o machismo de sua época. “Na vida, niña, o que vale é saúde. O resto é bolacha!” Esse foi um dos ensinamentos de Maria-Xamego. O documentário “Minha Avó era Palhaço” que conta a vida do palhaço Xamego já  fez mais de 100 exibições e passou por Feira de  Santana em 2017 sendo exibido no 10º Fenatifs. O palhaço Carequinha  nasceu no Estado do Rio de Janeiro (1915-2006).  Considerado por todos como patrimônio da cultura brasileira, iniciou no circo aos 05 anos de idade, ficou conhecido  também como cantor se apresentando em programas de rádio e televisão. Comandou por 16 anos na extinta  TV Tupi o "Circo Bombril", que passou a se chamar "Circo do Carequinha". É dono de um dos bordões mais conhecidos do Brasil – Atenção criançada Tá certo ou não Tá.  O Palhaço  Fura  Fura  nasceu na década de 40 na Paraíba. Palhaço nordestino, baixinho e franzino, Romulo Alves dos Reis  percorreu     o pais em várias companhias circenses até parar em Feira de Santana na década de 80 com o Circo Barcelona  que até hoje,  mesmo com todas as dificuldades, mantém a tradição e a alegria do circo,  trazendo alegria  para a população feirense e cidades do interior baiano. Vida longa ao seu Fura Fura e a sua família de circenses!
    Para as apresentações não haverá cobrança de ingresso. O acesso de se dará através de doações de itens de higiene pessoal que serão destinadas ao lar de idosos de Feira de Santana. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes das apresentações dos espetáculos.
    SERVIÇO - ESPETÁCULOS DE ENCERRAMENTO DAS  OFICINAS CIRCO-TEATRO  2018  DO C. C AMÉLIO AMORIM
    O QUE: RESULTADO TURMAS CAREQUINHA E ARRELIA
    DIA:  09 de novembro
    HORÁRIO: 16h
    ESPETÁCULO:  Os Viajantes do Tempo
    O QUE: RESULTADO TURMA FURA FURA
    DIA: 10 de novembro
    HORÁRIO: 10h
    ESPETÁCULO: Os Fogatinhas no Circo do seu Fura
    O QUE: RESULTADO TURMA XAMEGO
    Dia 10 de novembro
    Horário: 11h
    Espetáculo: Histórias do Auto da Compadecida
    LOCAL: C. C. AMÉLIO AMORIM  (Avenida Presidente Dutra)– Feira de Santana –BA
    ENTRADA: Um dos itens: Alfazema, Creme de Pentear, Sabonete Líquido ou Fralda Geriátrica (G ou GG). As doações recebidas serão destinadas ao lar de idosos de Feira de Santana.
    REALIZAÇÃO: Cia Cuca de Teatro 20 anos
    APOIO: Centro de Cultura Amélio Amorim e Diretoria de Espaços Culturais Secult-BA através do Edital Ocupe Seu Espaço
    MAIORES INFORMAÇÕES: E Mail: ciacucadeteatro@gmail.com ou pelo número: (75) 3491-8992 (Camila)




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br