menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
TRABALHO DE MESTRANDOS DA UEFS SOBRE A GUERRA NA SÍRIA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL


Publicado em: 27/04/2018 - 09:04:57
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    "Um Olhar sobre a Guerra da Síria: Mapeamento de Paisagens da Guerra por Alunos do Ensino Médio utilizando Imagens do Google Earth", trabalho de autoria da mestranda Ereni da Silva Oliveira do curso mestrado em Modelagem (PPGM) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em co-autoria da discente Naiara Silva (PPGM) e da professora Joselisa Maria Chaves, foi apresentado no evento Latin American Remote Sensing (LARS) que ocorreu em associação com a Feira de Tecnologia Aeroespacial (FIDAE), realizados nos dias 03 a 06 de abril em Santiago do Chile.
    O trabalho havia conquistado o prêmio de “melhor trabalho oral” na 11ª. Jornada de Educación em Percepción Remota enelÁmbitodel MERCOSUR (JEPRMS), em Temuco, Chile, no mês de novembro de 2017. O evento JEPRMS foi organizado pela Sociedade Científica Latinoamericana de Especialistas em Sensoriamento Remoto e Sistemas de localização Espacial (SELPER) e da Universidade Católica de Temuco, teve como tema “20 años de Educación em Percepci[onRemotoa y Sistemas de Información Espacial”. Contou com participação de pesquisadores de Ensino em Sensoriamento Remoto de diferentes países, com uma boa representação da Uefs, com ministração de oficina, Mestrado em Modelagem.
    O evento LARS contou com a participação do Diretor Executivo da Google UK, Ed Parsons, responsável pela Google Maps, Earth e Engine, aplicativos importantes de geotecnologias e geoinformação dessa empresa. Ereni da Silva Cordeiro é graduada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora da rede pública estadual.
    O projeto
    A guerra da Síria foi a interface escolhida para realização do trabalho com o uso de Sensoriamento Remoto. A atividade de mapeamento proposta foi realizada por estudantes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado no município de Conceição do Coité (Bahia). A metodologia empregada para desenvolver esse mapeamento consistiu na realização de oficina,que envolveu teoria e prática. As oficinas ocorreram nos dias 12 e 13 de julho de 2017.
    A parte teórica da oficina consistiu na realização de três palestras abordando as temáticas da Guerra da Síria, do Sensoriamento Remoto e, finalmente, sobre os refugiados; já a parte prática foi executada com o uso de pares de imagens de satélite do Google Earth Pro de paisagens das cidades sírias de Alepo e Daara, sendo uma das imagens referente ao início do conflito e a outra mais atual.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br