menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
TEMÁTICAS SOCIAIS E EDUCATIVAS SÃO DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL TEATRO VAI AOS BAIRROS

Educação ambiental, literatura brasileira e história de Feira de Santana são algumas abordagens retratadas nos espetáculos desta edição
Publicado em: 10/04/2018 - 22:04:27
Fonte: Release da ASCOM FUNTITEC - FOTOS: João França


    Com espetáculos teatrais baseados em clássicos da literatura como Dom Quixote de la Mancha, de Miguel Cervantes,  e A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, a 18ª edição do Festival Teatro Vai aos Bairros também teve em sua programação peças criadas a partir de problemáticas sociais, como o espetáculo Cadê Minha Infância, da Cia. Cuca de Teatro, que colocou, no palco montado na Praça da Matriz, no distrito de Maria Quitéria, problemáticas como abuso sexual e trabalho infantil.
    “O Teatro sempre é formativo, como toda expressão artística. Dificilmente assuntos como estes são abordados em praça pública. Eu considero esse Jonivalmomento mágico porque nós, enquanto artistas, temos uma grande oportunidade de mostrar que essa realidade existe em cada canto, e talvez mais próximo do que a gente imagina”, disse Elizete Destéffani, atriz que deu vida a personagem Clara, protagonista da peça.
    O Festival,  além de valorizar a produção teatral no município, incentiva a formação de platéia através desta aproximação com públicos que não têm constante acesso ao teatro. “É para dar oportunidade para os distritos e bairros periféricos de se aproximarem do teatro. As pessoas ficam encantadas com as apresentações”, afirma a idealizadora doElizete projeto e chefe da Divisão de Artes Cênicas, Música e Áudio Visual da Fundação Egberto Costa, Luluda Barreto.
    Os professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Municipal Dr. Francisco Martins da Silva, ao saberem do evento, levaram os alunos para a praça e realizaram uma aula diferente. “É para trazer algo novo para os alunos. O aprendizado também acontece em espaços como esse. Nossa turma também é formada por pais e avós e que precisam conhecer e se atentarem para os direitos da criança e do adolescente”, explicou o professor Jonival Lopes.
    Maria das Graças Gomes, tem 60 anos. E após 20 anos sem estudar, hoje é aluna do EJA. Para ela, estar na platéia foi tão bom que foi difícil diferenciar aula e espetáculo. “Eu gostei porque incentiva a gente a cuidar das crianças com amor. Aqui é igual a estar na escola, a diferença é que a gente apreciou a aula com o público todo.”, disse.


TEMÁTICAS SOCIAIS E EDUCATIVAS DO FESTIVAL TEATRO VAI AOS BAIRROS

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br