menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
EVENTO NA FTC DISCUTE IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL PARA A QUALIDADE DE VIDA


Publicado em: 05/04/2018 - 08:04:37
Fonte: Madalena de Jesus


    “Somos todos inquilinos do universo, mas maltratamos nossa casa e temos cada vez mais indicativos de perda da qualidade de vida”. A declaração do Arcebispo Emérito de Feira de Santana Dom Itamar Vian, na manhã desta quarta-feira (4/4), na FTC, pode ser entendida como um chamamento à humanidade para a necessidade de preservação do meio ambiente. Ele foi o palestrante do evento promovido pela Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNIMACS)
    O tema da palestra, realizada no Auditório Professora Terezinha Mamona,  foi “A importância da religião no desenvolvimento dos valores socioambientais”, mas Dom Itamar Vian não se ateve aos aspectos ambientais e religiosos. Ele falou também de questões sociológicas e éticas e, principalmente, da necessidade de entendimento de que a ecologia tem como ponto fundamental o ser humano. Autor de 30 livros e mais de 1.000 crônicas publicadas em jornais da cidade, o Arcebispo  destacou o consumo inadequado da água como um dos problemas mais preocupantes.
    O religioso informou que existem estudos indicando que se toda a população tivesse acesso a água potável desde o início da vida não haveria doenças como tuberculose, hanseníase e até aids, que se instala no ser humano porque não encontram resistência. Segundo ele, as igrejas – sejam católicas ou não – estão lançando a campanha “Saneamento já”. O objetivo da ação, que prevê uma série de medidas, é exatamente preservar o meio ambiente e, consequentemente, elevar a qualidade de vida das pessoas.
    Ao dar as boas vindas ao palestrante e participantes do evento, o professor Cristiano Lôbo, diretor da Rede FTC, destacou a importância de sensibilizar a sociedade e reafirmou o compromisso da Instituição em formar não somente profissionais qualificados, mas cidadãos comprometidos com as questões socioambientais. Citando Paulo Freire, ele disse que “se a educação sozinha não transforma, sem ela não há transformação da sociedade”. A parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Arquidiocese de Feira de Santana também mereceu destaque por parte de Cristiano Lôbo.
    Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, o meio ambiente é pauta obrigatória do século XXI pela importância e abrangência do tema. Ao apresentar o palestrante, ele falou sobre desmatamento, aterramento de lagoas, ocupação irregular do solo e especulação imobiliária como os principais problemas ambientais de Feira de Santana. “A população está crescendo e consumindo mais, sem preocupação com a reposição de nossos recursos”, observou, citando outras agressões ambientais, como a poluição sonora.
    “Eventos como esse servem para reflexão e consolidam o projeto da UNAMACS”, avaliou a coordenadora da Universidade Aberta, Elizângela Lucena. Segundo ela, o objetivo é exatamente desenvolver os valores socioambientais e despertar a consciência da comunidade sobre preservação. O projeto da Instituição, que mantém uma programação de cursos gratuitos, é sustentado pelas parcerias com entidades comprometidas com o meio ambiente.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br