menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
FEIRA TEM TEATRO

As exceções indicadas no corpo da matéria não justificam a falta de atenção das autoridades para o problema bordado!
Publicado em: 28/12/2017 - 15:12:51
Fonte: Viva Feira


    O Domingo tem Teatro entra em recesso por um pouco mais de três meses (de 10/12/2017 a 18/03/2018) tornando os finais de semana das crianças que permanecem em Feira de Santana durante o período de férias ainda mais dramático.
    Uma cidade onde não existem grandes opções de lazer, onde não tem praias, e os dois ou três parques existentes não criam nenhum atrativo para as famílias nos finais de semana, fica realmente difícil para o trabalhador que tem que permanecer em Feira, seja pela falta de recursos para veranear, seja pela necessidade de manter em funcionamento atividades básicas e inerentes a sobrevivência dos que aqui permanecem. Engraçado é que não existe uma providência a este respeito. As atividades teatrais incentivadas pelo Cuca são de responsabilidade do Estado e o Teatro Vai Aos Bairros da lavra da Fundação Egberto Costa (Município), mas em ambos os casos  paralisam nos meses de férias, ficando boa parte da população sem opção de lazer.
    Feira de Santana tem verdadeiras máximas completamente esquisitas, como por exemplo, o fato de existir em Feira, cinco excelentes Museus, Uma Galeria de Artes, e alguns espaços de exposições como "foyers" nos teatros e centros de cultura, que só funcionam dias de semana em horário comercial, ou seja, nos finais de semana quando as famílias teriam tempo para visitarem as exposições, os espaços estão fechados. Há um exceção apenas no Museu Parque do Saber que aos domingos abre as 17:00 h para exibição de películas no planetário do Espaço, mas que não funciona em feriados ou vésperas destes.
    O Museu Antares de Ciência e Tecnologia na época das vacas gordas proporcionava alguns eventos dirigidos a criançada nos meses de janeiro, todos os anos, mas este ano ainda não tivemos notícias destas atividades. Ressaltemos que alguns eventos não são suficientes para distrair todas as crianças que não têm o privilégio de viajar durante as férias escolares
    Nossa realidade é que em época de férias e veraneios, Feira de Santana que sempre teve a pretensão de ser um polo turístico não investe em nenhuma atividade capaz de entreter sequer, os habitantes que permanecem na cidade, imagine atrair turismo para alimentar o comércio deste ramo de atividade?
    É certo que a CIA CUCA DE TEATRO não para o trabalho, tanto que as inscrições para o 11º Fenatifs já estarão abertas a partir de 15 de janeiro, o que reclamamos na verdade, e isso vamos fazer sempre, são projetos que contemplem os moradores que permanecem na cidade durante os períodos de férias, podendo até visar também o mercado turístico, criando a possibilidade de atrair visitantes que venham para Bahia durante as férias a permanecerem alguns dias em Feira. Como? É um caso para estudo e muita discussão.
    O fato é que apesar deste pequeno problema de abandono da cidade durante este período de quase três meses, o que devemos tentar corrigir, é que FEIRA REALMENTE TEM TEATRO, com trabalhos admiráveis criados e executados pelos diversos grupos aqui instalados, e com produções, que embora não sejam suntuosas até pela falta de recursos, são de altíssima qualidade em face da criatividade e do talento de nossos artistas, que fazem por merecer ainda mais o nosso respeito e admiração.
    Nos resta aguardar o retorno da temporada teatral do próximo ano (2018).



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br