menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
Redivaldo Ribeiro e suas contribuições para a cultura em Feira de Santana - BA


Publicado em: 02/11/2017 - 18:11:46
Fonte: Jackson Menezes


Natural de Tanquinho, nascido em 13 de julho de 1964 e radicado em Feira de Santana há mais de três décadas, Graduado em Pedagogia e Pós-graduado em Arte e Educação, o escritor e Arte-Educador Redivaldo Ribeiro é autor das obras literárias: Asas de Cristal (1988), por uma editora independente, Flor Paixão (1989), pela Fundação Cultural de Feira de Santana e Natureza Fugaz (2000) pela Impressa Gráfica Universitária da UEFS. Redivaldo tem obras traduzidas e publicadas em dois idiomas. Como ilustrador, possui mais de vinte livros publicados. Dentre o seu atuar estão exposições, conferências, palestras, músicas, filmes, documentários, coletâneas, radiofonia, teledramaturgia, projetos de leitura, educação e desenvolvimento.

O trabalho de Redivaldo intitulado Flor Paixão – A Musa, seu segundo livro de poesias publicado em 1989, foi o primeiro contato que eu tive com a poesia. De lá para cá, passei de criança a adulto, de aluno a professor, de leitor a escritor (e poeta) devido à influência que o seu trabalho teve sobre mim. Só mais tarde tive acesso ao seu primeiro livro Asas de Cristal – O enigma, publicado em 1988.

Sempre envolvido com as mais variadas expressões artísticas, Redivaldo Ribeiro é ator e diretor de teatro, artista plástico, escritor, poeta e compositor. É também radialista, pedagogo e teólogo. Em suma, ele é um compêndio de conhecimentos. Ele sempre foi, para mim, um modelo a ser seguido.

Tive a honra de conhecê-lo em 1998, nove anos após ter lido seu segundo livro e dois anos antes que ele publicasse o terceiro, Natureza Fugaz, que foi publicado em português e inglês e participei do lançamento recitando (em inglês) com ele (em português) uma de suas poesias. Foi um momento mágico! Estava eu, diante de uma pessoa a quem muito admiro, incumbido de declamar um dos seus melhores trabalhos, em língua inglesa. Foi, de fato, muito emocionante!

Desde que nos conhecemos, passamos a conversar muito sobre vários projetos, passei a segui-lo de perto, a conhecer melhor a pessoa e o trabalho de Redivaldo. E isso, é claro, acarretou em ainda mais influências – todas positivas. Agora tive a honra de fazer, em sua quarta obra literária, a revisão ortográfica em língua portuguesa e a tradução para a língua inglesa.

A obra A Biblioteca e o Segredo do Quarto Livro, quarto trabalho literário desse autor que é uma referência para mim, é uma obra autobiográfica na qual discorre acerca de algumas memórias a partir de sua infância. Trata-se de uma leitura obrigatória para aqueles que veem no livro as possibilidades de mudança da realidade.

Acerca do livro, tem-se que, visto sob a ótica de uma criança, o mundo parece ser um lugar maravilhoso, a biblioteca pode caber numa mala, seu livro pode ser um quarto e pode-se levar sua casa para onde quiser. Tudo é possível no imaginário de uma criança e também de um artista com tamanho talento.

Trazendo o tema para a atual realidade, Redivaldo Ribeiro mostrou ser possível o que pressupunha quando criança. Ele pôs os livros na mala e sua biblioteca viajou com ele para a 24ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, em 2016, onde a primeira edição deste livro foi lançada. Além disso, uma biblioteca está sendo construída num terreno que comprou há alguns anos, transformando sua casa, seu quarto num livro, ou melhor, num conjunto deles.

Parafraseando Castro Alves, Redivaldo Ribeiro é um dos "benditos que semeia livros e manda o povo pensar".

Esta obra literária faz parte de uma campanha de captação de recursos para a montagem e manutenção de um espaço de leitura e convivência social, idealizado pelo autor.

Para saber mais sobre esse espaço, acesse: Redivaldo Ribeiro: Comunidade e aprendizagem https://www.youtube.com/watch?v=Wcf_Lcb7he0

Classificação: Literatura Brasileira Infantojuvenil.
Faixa Etária Indicada: Crianças a partir dos sete anos.
O livro encontra-se à venda na Livraria Espaço Literário, Box C 8, no Mercado de Arte Popular, em Feira de Santana - BA.

Viaje no fantástico mundo de um menino sonhador que transforma sonhos em realidade.

Boa leitura!


Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br