menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SEMINÁRIO DE REFORMA PROTESTANTE REÚNE PESQUISADORES DE RENOME NA UEFS


Publicado em: 30/10/2017 - 09:10:55
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    Durante dois dias, através de conferências, apresentações de trabalhos e mesas-redondas, os desdobramentos da Reforma Protestante foram discutidos na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O Seminário reuniu pesquisadores e estudantes da Bahia, de outros estados do Brasil e também de outros países.
    A programação foi iniciada por uma abordagem histórica da Reforma Protestante no século XVI, quando figuras como Lutero e Calvino não sabiam que atuavam sob o impacto desse conceito, de acordo com o palestrante Vasni de Almeida, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que proferiu a Conferência de Abertura do evento. "A modernidade na qual inserimos as práticas e discursos reformados, ainda não era compreendida pelos primeiros protestantes", explicou.
    O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, aproveitou o contexto do Seminário para destacar a importância de eventos desse porte. "Este Seminário mostra a grandiosidade e o amadurecimento de uma linha de pesquisa que vem sendo conduzida a anos aqui na Universidade. Eventos como este se configuram como um elemento de resistência em relação ao momento de ´crise´ que as universidades públicas brasileiras estão enfrentando”, ressaltou.
    De acordo com a professora Elizete da Silva, que fez parte da organização do Seminário, a avaliação do evento é extremamente positiva. “O Seminário contou com 230 inscritos, 15 conferencistas, pesquisadores do tema das instituições acadêmicas do país e da Universidade de Èvora, em Portugal. Participaram os mestrandos e graduandos de outras instituições como Ufba, UFRB, Uneb e Ucsal”, comemorou.
    A coordenadora destacou ainda um dos pontos chaves da programação que foi a homenagem que a equipe do Mestrado de História da Uefs prestou à professora doutora Marli Geralda Teixeira, uma das primeiras docentes da Instituição, no Curso de Estudos Sociais, e pioneira dos estudos sobre o Protestantismo na Bahia e no país. Também como parte das atividades do Seminário, foram lançados 12 novos livros abordando a temática dos estudos sobre religiões e religiosidades.
    O evento foi promovido pelo Mestrado em História e Centro de Pesquisas da Religião da Uefs; GT História Religião e Religiosidades (ANPUH/BA); Colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e o Programa de Pós Graduação de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA).






Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br