menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
20ª SEMANA DE FÍSICA DA UEFS REFLETE AVANÇOS E DESAFIOS


Publicado em: 05/10/2017 - 09:10:37
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    Começou nesta quarta-feira (4) a 20ª Semana de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino do país e de estudantes, inclusive dos ensinos fundamental e médio da rede pública, com atividades até sexta-feira (6).
    Na abertura, o professor doutor Mauro Melchiades Dória, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordou o tema “De onde veio a Mecânica Quântica”. O palestrante fez relatos de pesquisadores que nos últimos quatro séculos deram contribuições, salientando a importância dos trabalhos para a Física como é hoje estruturada, uma construção que não se restringe a nomes mais conhecidos como Isaac Newton e Albert Einstein. Dentre os pesquisadores citados está Thomas Melvill que atuou nos campos da espectroscopia e da astronomia já no início do século 18, numa época em que ainda sequer se comprovava a existência do átomo.
    A programação da 20ª Semana de Física da Uefs prevê, além de palestras e seminários, atividades práticas em laboratórios e visita ao Museu Parque do Saber, vinculado à Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, e apresentações artísticas. Este ano, o tema abordado é “A Física na Princesa do Sertão: passado, presente e futuro”.
    A solenidade da abertura da 20ª Semana de Física da Uefs, na manhã desta quarta-feira contou com a participação do reitor Evandro do Nascimento Silva e de outros representantes da Administração Central, além do diretor do Departamento de Física, professor José Carlos Oliveira de Jesus, e representações estudantis.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br