menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEFS REALIZA FEIRA DE SAÚDE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 13/09/2017 - 09:09:25
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    Levantar o perfil epidemiológico das condições de vida e saúde, bem como identificar as doenças e agravos de maior prevalência e seus fatores associados nas comunidades quilombolas Matinha dos Pretos e Lagoa Grande. Esses foram os objetivos da pesquisa “Determinantes sociais de doenças e agravos nas comunidades quilombolas de Feira de Santana, Bahia”, desenvolvida pela psicóloga Roberta Lima Machado de Souza Araújo, tendo como orientadora a professora doutora Edna Maria de Araújo, vinculadas ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES). O NUDES é um dos núcleos de pesquisa da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
    Como forma de dar retorno social às comunidades envolvidas na pesquisa, foram realizadas a Feira de Saúde Quilombola na Associação dos moradores da comunidade quilombola da Lagoa Grande, no dia 26 de agosto; e a Feira de Saúde Quilombola na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, localizada na comunidade Quilombola Matinha dos Pretos, no dia 2 de setembro. Tendo sido realizadas ações de educação em saúde acerca da importância de uma alimentação mais saudável e da prática de exercícios físicos; aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia; avaliação e educação postural; aplicação de flúor.
    O espaço foi dividido de forma a abarcar todas as especialidades, as quais foram alocadas em salas separadas, assim como um grande espaço foi promovido para a pesquisadora relatar os resultados da pesquisa de mestrado.
    Segundo as organizadoras, “as feiras de saúde quilombola foram realizadas como forma de retorno social da pesquisa de mestrado realizada, cumprindo com o zelo ético e de responsabilidade social que toda pesquisa respaldada deve ter. Ressalta-se que, as atividades ofertadas nas feiras referem-se às demandas/vulnerabilidades de maior prevalência, levantadas pela pesquisa, tais como: hipertensão arterial, diabetes, problemas de coluna, transtornos mentais comuns e de saúde bucal”.





Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br