menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ARTIGO DE PESQUISADORES DA UEFS E FIOCRUZ É PUBLICADO EM REVISTA INTERNACIONAL


Publicado em: 30/08/2017 - 08:08:50
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    O desenvolvimento de um sistema que será usado tanto para auxílio ao diagnóstico de doenças renais quanto para o treinamento de novos patologistas, constituiu-se no tema do artigo “PathoSpotter-K: A computational tool for the automatic identification of glomerular lesions in histological images of kidneys”, publicado na importante revista internacional ScientificReports da Nature.
    Fruto de parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no desenvolvimento do sistema PathoSpotter para detecção automática de lesões a partir de imagens digitais de biopsias renais. É o primeiro trabalho internacional na área de Patologia Digital aplicado a Nefropatologia. Dois pesquisadores ligados a Uefs participam do desenvolvimento do projeto e assinam o artigo pioneiro. O professor doutor Angelo Amâncio Duarte, coordenador do Laboratório de Computação de Alto Desempenho, vinculado ao Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana; e o mestrando George de Oliveira Barros do mestrado em Computação Aplicada da Uefs.
    A PathoSpotter-K é um ramo do PathoSpotter, um projeto de pesquisa interdisciplinar que associa patologistas e cientistas da computação com o objetivo de gerar sistemas computacionais que apoiem pesquisa e treinamento em patologia.
    A tradução de lesões nefrológicas elementares em alguma forma de linguagem computacional deve permitir associações clínico-patológicas em larga escala através de uma grande base de dados e contribuir para o treinamento de jovens patologistas. Neste artigo, foram apresentados os primeiros resultados relacionados ao sistema computacional PathoSpotter-K desenvolvido para identificar lesões glomerulares elementares.
    O artigo completo pode ser acessado no link: https://www.nature.com/articles/srep46769.



Apoio Cultural:



Som Alto
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados