menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
PONTO DE CULTURA DA QUIXABA A QUIXABEIRA REALIZA AULA PÚBLICA DE SAMBA DE RODA NO MERCADO DE ARTE POPULAR

A proposta de trabalho da Quixabeira da Matinha que encontrou eco na Secretária de Cultura da Bahia e no Ministério da Cultura é uma das mais importantes iniciativa de preservação cultural de Feira de Santana.
Publicado em: 24/05/2016 - 10:05:08
Fonte: Assessoria de comunicação ACCB


    Neste sábado (27), no Mercado de Arte, em Feira de Santana, às 11h, será realizada uma aula pública gratuita de samba de roda para a comunidade feirense e demais interessados. A ação faz parte do projeto Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura afro-descendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha, da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, conveniado com a Secretaria de Cultura da Bahia e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.
    O objetivo é apresentar o resultado da oficina de samba de roda que vem sendo conduzida por Apolinária das Virgens Oliveira, mais conhecida como Dona Chica do Pandeiro, integrante e matriarca do grupo de samba Quixabeira da Matinha. Desde julho de 2016, a formação na área de samba através do projeto “Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura afro-descendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha” vem sendo promovida com jovens e crianças de Feira de Santana, sendo que a maioria reside no distrito da Matinha. A intenção é perpetuar para novas gerações a importância da manutenção do samba de roda, principalmente, o que é oriundo da zona rural e que traz uma identidade mais próxima ao sertão baiano.
    Esta será a terceira aula pública, carinhosamente intitulada pela equipe do projeto de “Aulão” a ser desenvolvida em Feira de Santana. A 1 e a 2 aulas foram realizadas no Distrito da Matinha, sendo que a 1 foi executada na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, contando também com a presença da TV Subaé e a 2 aula na Escola Municipal Rosa Maria Espiridião Leite, que teve a participação de alunos, professores, diretores e familiares.

SOBRE O PROJETO
    O projeto da “Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura afro-descendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha”, é conduzido pela Associação Cultural Coleirinho da Bahia e recebe apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba) e Ministério da Cultura (MINC). O projeto foi contemplado no edital de Pontos de Cultura no ano de 2009 e possui como atividades previstas realização de oficinas gratuitas nas áreas de música (percussão, violão, cavaquinho), capoeira e dança (samba de roda). As ações do projeto são abertas e voltadas para públicos de faixas etárias diversas, mas a intenção é atingir prioritariamente pessoas residentes no distrito da Matinha. As aulas foram inauguradas em julho de 2016, sendo que o encerramento do 1 ano do projeto se dará em junho deste ano. Ainda existirão mais 02 anos de continuidade da proposta que preza pela valorização da cultura afro-descendente através do samba de roda rural.
Assessoria de comunicação ACCB
Tel: 75 98105-4689/ e-mail: accbmafsa@gmail.com



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br