menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
AUTISMO FOI TEMA DE SIMPÓSIO NA UEFS NESTA SEGUNDA (03/04)


Publicado em: 04/04/2017 - 11:04:28
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    Em atenção ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, instituído pela ONU em 2008, a Universidade Estadual de Feira de Santana promoveu nesta segunda-feira (3), o 1º Simpósio da Uefs sobre Autismo, com a realização de palestras, mesas-redondas, relato de experiência e debates. O evento, aberto ao público, ocorreu no Anfiteatro (Módulo 2, Campus Universitário), com atividades pela manhã e a tarde.
    De acordo com Mirella Dias Queiroz, Terapeuta Ocupacional e uma das participantes da Mesa-Redonda de abertura do evento, “existe muito preconceito pelo diferente e crianças com autismo são diferentes; por isso é preciso discutir o tema como forma de oferecer à sociedade, especialmente pais e educadores atuais e futuros, oportunidades de melhor convivência com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”. Para a profissional, eventos como esse são importantíssimos nesse sentido.
    “Eu nunca tinha ouvido falar sobre autismo até o dia em que levei meu filho para consulta com uma neuroterapêuta e ‘descobri’ que ele [meu filho] é autista”, revelou Nívea Maria F. C. Santos, mãe que participou do Simpósio. Nívea manifestou satisfação com a organização do evento e em poder conhecer mais sobre o assunto. A Mesa de abertura que teve como tema Sinais, Sintomas e Intervenções no Autismo contou, ainda, com palestras de Poliany Leal Meira Sarinho (Fonoaudióloga), Gabriela Cunha Silva Andrade (Pedagoga/Psicopedagoga), além do relato de Bruno Vieira da Silva (autista, estudante de história da UEFS).
    O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também o comportamento do indivíduo. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e 70 milhões em todo o mundo. Em muitas situações estas pessoas são discriminadas culturalmente e recebem atendimentos inadequados. Uma abordagem sobre a perspectiva familiar, da educação e dos direitos humanos voltados para o autista são propostas do Simpósio.
    A organização do Simpósio é da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), através da Coordenação de Políticas Afirmativas (CPA), com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Educação Especial (Gepee) e do Grupo Permanente de Trabalho para a Implementação de Ações Estratégicas da Política Institucional de Educação Inclusiva (GPT).



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br