menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
OFICINA NA FTC DISCUTE COMPETÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE


Publicado em: 20/02/2017 - 10:02:16
Fonte: Viva Feira


    A melhor forma de aprender é fazer. A ideia é simples, mas a sua aplicação requer mudanças, seja do modelo em vigor, seja do conceito estabelecido na educação. Esta é a proposta da Política de Inovação Curricular da Rede de Ensino FTC, que começou a ser implantada há dois anos e tem como ponto principal o Currículo por Competências, tema da oficina realizada esta semana (14 e 15/2) para professores, coordenadores e assessores da FTC Feira de Santana.
    Os participantes tiveram vários momentos para discutir, planejar e fazer, aplicando o princípio da interdisciplinaridade com o trabalho em grupo. “Fazer sozinho pode ser mais fácil, mas fazer junto é mais eficaz”, ensina o professor Roberto de Armas Urquiza, especialista em Currículo por Competências pela Academia Tuning e com vasta experiência em projetos internacionais relacionados a currículos inovadores e qualidade na Educação Superior.
    Na avaliação de Urquiza, o modelo atual aplicado na educação é reprodutivo: professor que ensina e aluno que aprende. “Estamos preparando os professores, eles também estão aprendendo. Começamos há dois anos, não está pronto e não vai estar,  porque é um processo que está sempre avançando”, explica, ressaltando que quando se aprende fazendo, a partir de estratégias adequadas, “aumenta o interesse e a motivação para fazer”.
    O conceito de competência se aplica não somente à educação, mas à família, e à empresa. Por isso a importância de desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas. Os primeiros resultados são animadores, segundo Vanessa Oliveira, que integra o Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede de Ensino FTC. “Estamos propondo o plano de ação para potencializar o projeto. É uma forma de socializar os avanços e continuar”, diz.
    Os relatos de práticas bem sucedidas comprovam o envolvimento dos professores com a nova forma de fazer e não aceitarem mais o ensino centrado no discurso do professor, conforme analisa a professora Letícia Suñé, que tem pós-doutorado em Currículo por Competências pela Universidad de La Habana e é pesquisadora visitante da Universidade Tiradentes na área de Currículo por Competências. “Cresce a motivação e o aprendizado. Há progressos perceptíveis”, observa, ao defender a inovação do processo de ensino aprendizagem, não com mudanças drásticas, mas contínuas.




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br