menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A RAINHA DA ALEGRIA – BANDO ANUNCIADOR

Onde o critério principal é o da alegria e do amor a Feira de Santana, anualmente o Cuca elege a Rainha do Bando.
Publicado em: 23/07/2016 - 16:07:44
Fonte: Viva Feira


    O Bando Anunciador que já está incorporado aos eventos culturais permanentes de Feira de Santana, e que a rigor, é o resgate de uma tradição local, de origem popular, iniciada por boêmios da cidade que terminavam pernoitando nos bordéis, para nas primeiras horas da manhã seguinte saírem com charangas anunciando a festa da padroeira, Nossa Senhora Santana.
    Por ato de intolerância religiosa as manifestações de caráter “profano” que prestigiavam festas religiosas foram proibidas  pela Igreja, em Feira, por ato do Bispado liderado por pessoa sem vínculo com nossos costumes e tradições. Quando houve a proibição já havia a figura da Rainha do Bando, eleita de forma informal e espontânea entre os participantes da Iniciativa, até onde se tem conhecimento não havia critérios para a eleição da majestade em questão.
    Com o resgate da tradição em 2007 o CUCA teve que chamar a si o encargo de eleger a Rainha do Bando que já existia quando da proibição, e passou a ter que promover a tal eleição, que é um esquenta pré-bando, onde a animação é o principal requisito, pois todos os demais são sem importância para o evento. Qualquer pessoa pode se candidatar a rainha, desde que seja animada e ame de verdade esta terra protegida por Nossa Senhora Santana.
    A programação para a escolha da Rainha do Bando Anunciador iniciou com a animação do grupo musical Unidos Pelo Samba, e com a excelente palestra ministrada pelo Assessor Técnico de Sistema Municipal de Cultura, Hygor Almeida.
    Este ano o CUCA enriqueceu ainda mais a eleição criando as algumas Miss para fazer parte da comitiva real do bando, assim além da Rainha do Bando, foram eleitas, a Miss Simpatia, Miss Postura, Miss Animação e Miss Vestuário (Fantasia), todas escolhidas entre as 23 candidatas inscritas no concurso, que merecem ser mencionadas nesta oportunidade:
    As candidatas, algumas com suas fantasias caracterizadas:
Eliana Ferreira de Amorim,Mariluce Teles de Santana, Thais Anastacio Ribeiro, Margarida dos Reis, Nívea Santana (Dila Costa), Maria Eliêde (Nêga da Bahia), Ariane Cristina Lima Marques (Cleopatra), Vivalda Almeida dos Santos (Vardinha), Olímpia Oliveira de Jesus (Sambista), Valdemira Maria de Miranda (Mira), Neide de Mattos (Charmosa), Desuita da Silva, Valdemira Maria, Francisca Inês, Eislane Silva, Anita Anunciação, Maria Miranda, Josefa Barbosa, Maria Dalva, Joana Maria, Analúcia Maria de Jesus Borges, Thainara Anastacio Faustino Ribeiro.
    As eleitas:
Thais Anastacio Ribeiro – Rainha do Bando
Eliana Ferreira de Amorim (Flor do Sertão) – Miss Postura
Mariluce Teles de Santana (Lucia) – Miss Animação
Margarida dos Reis (Margô) – Miss Simpatia
Gildete Ferreira (Maria Bonita) – Miss Vestuário (Fantasia)
    O júri que escolheu as majestades foi composto pelo colunista Aiton Pitombo, as empresárias Ozana Barreto e Dilma Portugal, a diretora da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), Maria Bethânia Knoedt e a Assessora de Comunicação Social da Uefs, Adriana Sobrinho Teixeira.
    O Viva Feira como em alguns anos anteriores acompanhou o evento, tendo registrado através de fotografias que produziu três álbuns, inclusive com o olhar aguçado de Beto Souza. Confiram as fotos nos álbuns postados a seguir:


A Rainha do Bando Anunciador 2016 - Álbum 1
A Rainha do Bando Anunciador 2016 - Álbum 2
A Rainha do Bando Anunciador 2016 - Álbum 3

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br