menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
PASSEANDO PELA AV. SR. DOS PASSOS ATÉ A CONFEITARIA COLOMBO

Esta semana Brandão passeia saudosamente pela Av. Sr. dos Passos e em sua volta pelos destaques da semana aporta na tradicional Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro.
Publicado em: 27/05/2016 - 14:05:50
Fonte: José Francisco Brandão


AVENIDA SENHOR DOS PASSOS

Uma das principais artérias de Feira de Santana, podendo dizer, a mais importante do centro da cidade, outrora endereço nobre de famílias abastadas, juntamente com a Av. Getúlio Vargas, onde  concentravam as mais belas residências da cidade, a Av. Senhor dos Passos,  padece há décadas do descaso das autoridades, que deixaram os donos das ruas transformá-la num mercado desordenado a céu aberto, com suas  inúmeras barracas, comercializando  diferentes tipos de produtos,  quase expulsando os pedestres da calçada,  deixando-os  com uma passagem limitada para ir e vir. De um lado os lojistas que pagam impostos, avançam além das portas para mostrar seus produtos ameaçados pelos invasores e estes, ocupam a metade das calçadas, espremendo os pedestres, infringindo a lei municipal.  O visual para quem trafega de veículos, ou até mesmo a pé, depara com um  longo estacionamento de motos. Além das coloridas cortinas de plásticos das barracas.
Amigos feirenses, quando reaparecem na cidade para visitar familiares, amigos ou resolver negócios sobre herança ficam horrorizados de ver tal cena e ficam indignados de ver tal visual, isto sem falar na Av. Marechal Deodoro e Rua Sales Barbosa, Como dizia um antigo professor de Direito Civil, "QUE PODEMOS FAZER"?
 

A TOCHA OLÍMPICA

Na última quarta feira (25), Feira de Santana recebeu a passagem da Tocha Olímpica, numa emocionante comemoração que reuniu duas gerações de atletas e treinadores moradores da cidade. O percurso iniciou-se no largo da Igreja dos Capuchinhos seguindo a Av. Presidente Dutra, Rua Felinto Bastos de Cerqueira, Av. Maria Quitéria, Av. João Durval, Rua Intendente Abdon e Av. Senhor dos Passos, finalizando na Prefeitura Municipal, às 10h30m, com uma saudação do prefeito José Ronaldo.
Nossa veterana atleta Ana Aragão conduziu a  Tocha Olímpica representando  a geração de atletas amadores que existiu na cidade nos anos 60 e 70. Foi uma recordação emocionante da nossa juventude. Ana Aragão continua jovem e bela.  NOSSA HOMENAGEM DO VIVA FEIRA A GRANDE ATLETA.
 

WILLIAM SHAKESPEARE

Em Londres e na sua cidade natal Stratford-Upon-Avon, localizada ao sul do rio Tâmisa, comemora-se os 400 anos da morte do maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare, nascido em 26 de abril de 1564 e falecido aos 53 anos. Shakespeare revolucionou o teatro às portas da modernidade, escrevendo as peças: "Sonho de Uma Noite de Verão", "Rei Lear", "Macbeth", "A Megera Domada", “Otelo", "Hamlet” , "Romeu de Julieta" entre outras peças.
Recentemente foi inaugurada em Stratford e aberta ao público para visitação a Escola onde o dramaturgo estudou e participou de peça de teatro pela primeira vez. O prédio em estilo vitoriano, com tijolos vermelhos, destaca-se, abrigando a sede do Royal Shakespeare Company (RSC), uma das mais importantes companhias teatrais do mundo.
Algumas frases famosas do dramaturgo:
“SE VOCÊ AMA ALGUMA COISA OU ALGUÉM, DEIXE QUE PARTA.   SE VOLTAR É PORQUE É SEU, SE NÃO É PORQUE JAMAIS SERIA”
“AS PALAVRAS ESTÃO CHEIAS DE FALSIDADES OU DE ARTE; O OLHAR É A LINGUAGEM DO CORAÇÃO”
“UM HOMEM QUE NÃO SE ALIMENTA DOS SEUS SONHOS, ENVELHECE CEDO”.
“A RAIVA É UM VENENO QUE BEBEMOS ESPERANDO QUE OS OUTROS MORRAM”
 

TORONTO DE PORTAS ABERTAS

Em Toronto, no Canadá, acontece nos dias 28,29 e 30 de maio o "TORONTO DE PORTAS ABERTAS", evento que dá aos moradores e visitantes a oportunidade de visitar mais de 150 lugares, que abrem as portas  de graça para o público visitar “DOORS OPEN TORONTO”, que acontece anualmente, nos últimos fim de semana de maio. A visita dá acesso a quase 150 construções históricas da cidade, fechadas para uso privado. Entre as novidades, está o moderníssimo Aga Khan Museum, que trata da civilização islâmica, obra do arquiteto Fumihiko Maki, além do Black Greek Pioneer Village, que é uma casa de madeira de 1817.
 

69º FESTIVAL DE CANNES

O documentário brasileiro, de Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha), foi o premiado no Festival de Cinema de Cannes 2016. O documentário trata do movimento cinematográfico Cinema Novo, nascido no Brasil que revolucionou a criação srtística nos anos 1960 e 1970, que  mostrou filmes que ficaram na história do cinema nacional a exemplo de :  "A Grande Feira", "Barravento", "Deus e o Diabo na Terra do Sol", "Macunaima", "Opagador de Promessa", "Noite Vazia", "Os Cafagestes" e inúmeros outros, além dos inesquecíveis atores : Geraldo Del Rey, Antonio pitanga, Odete Lara, Luiza Maranhão, Norma Benguel, Helena Ines, Leonardo Vilar e outros notórios atores.. Falando sobre o filme Macunaima, um saudoso ator feirense Antonio Pedra, atuou pela primeira vez no cinema, fazendo uma ponta, com fala.
O File "Daniel Brake" ganhou a Palma de Ouro, desbancando o filme brasileiro "Aquarius". O melhor ator escolhido foi o iraniano Shahab Hossuni, com o filme "Forushande", e a melhor atriz foi a filipina Jaclyn Jose, pelo filme "Ma Rosa".
 

AIRBUS A-380

No Rio, o maior avião do mundo, o AIRBUS -A380, aterrissará pela primeira vez em plagas cariocas, antes dos  Jogos Olímpicos, quando a Air France trouxer a delegação francesa para as competições olímpicas.
O recém-inaugurado pátio do Pier Sul do Aeroporto Tom Jobim (Galeão), receberá o avião que tem capacidade para mais de 850 passageiros.  Será uma atração à parte para quem quiser conhece-lo, mesmo no solo.
 

200 ANOS  Á  FRANCESA

No Rio, a famosa Confeitaria Colombo, da Rua Gonçalves Dias, no centro, comemorou com um chá, o bicentenário da chegada da Missão Artística Francesa  ao Rio, em 1816, que trouxe entre os ilustres para a cidade, o conhecido artista Jean-Baptiste Debret. No cardápio, só teve doces e salgados da época  com e parceria da historiadora Ana Roldão, e o chef da casa Tiago Faro. O  clima, contou com  as Damas de La Botica, formado pelo grupo que vestiu roupas da época, circulando pelos cinematográficos salões da Confeitaria Colombo  Foi um espetáculo que agitou o centro do Rio.

PARABENIZAMOS OS LEITORES DO VIVA FEIRA:





Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br