menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A MAIOR MICARETA DO MUNDO

A mais importante manifestação cultural da cidade não se intimida na crise e lota a avenida.
Publicado em: 29/04/2016 - 14:04:53
Fonte: Viva Feira


    Em virtude de uma época na qual as chuvas de verão em Feira de Santana tinha certa intensidade que invariavelmente não permitiam que os feirenses curtissem o carnaval como gostariam, se impôs a necessidade  de mudar a data da festa momesca em Feira. A criação do evento é atribuída em polêmica local a João de Bojô e/ou a Maneca Ferreira, o carnaval feirense que passou a ser comemorado em abril.
    Inspirado na "mi-carême" (micareme) que é definida como a "quinta-feira da terceira semana da Quaresma", período no qual, em algumas regiões ocorria uma festa popular, em que as crianças usavam fantasias, resolveram dar o nome ao carnaval de abril que os feirenses criavam de "MICARETA". Existe, inclusive, uma polêmica que afirma que nos primeiros anos denominavam de "Micareme" até ser definitivamente denominada com o nome que figura hoje.
    Muita polêmica gira em torno da criação desta festa, que é de todo feirense e não é propriedade de ninguém, embora devamos homenagear os criadores, já é tempo de pacificar esta história e até exigir que o verbete, existente nos dicionários em geral, informem que a micareta é realmente uma "festa popular carnavalesca fora do período de carnaval", mas que conste que foi criada em Feira de Santana na década de 30, e não nos tirem a autoria deste evento que já se disseminou Brasil a fora.
    As festas micaretescas já foram organizadas por comissões que se encarregavam de levantar fundos para promovê-la, com apenas, colaboração do poder público, hoje, é organizada e manutenida exclusivamente pelo Município. O Viva Feira tem colhido dados para construir um página de informações sobre esta festa que é um patrimônio cultural de Feira Santana.
    O circuito já foi na Av. Sr dos Passos, e Conselheiro Franco, passou posteriormente para Av. Getúlio Vargas e hoje está situado na Av, Presidente Dutra, com barracas, camarotes e uma série de outros serviços, para agradar aos foliões e onde desfilam todas as atrações musicais e artísticas já tradicionais aos festejos do gênero.
    Este ano, sem dúvida, temos certa timidez no evento, decorrente da crise que o país vem passando, mas contudo, não é o suficiente para tirar a animação dos feirenses que desde a última quarta-feira vem começando a ocupar o Circuito Maneca Ferreira, com muita alegria e disposição para festejar.
    As quartas feiras são oficiosas, acontecem por iniciativa de grupos micaretescos, que entendem por bem estender nossa festa maior por mais um dia, mas já funciona como um termômetro do evento, esta como nos demais varou a noite até os primeiros raios de sol da quinta-feira.
    No primeiro dia oficial da Micareta feirense (quinta-feira), a avenida lotou de foliões, mas que ninguém se engane, é como sempre, o dia magro da festa, os dias seguintes lotam completamente a avenida e a animação é a demonstração maior do amor do feirense pela sua festa maior!
    No palco "Quilombola" ao se apresentar nesta quinta-feira, o cantor e compositor Marcionílio Prado, falando do evento gritou em alto e bom som: "A MAIOR MICARETA DO MUNDO". E sem dúvida o artista tem toda razão.
    Acompanhem o micareta feirense através do Viva Feira.


Micareta - Quinta-Feira - 2016
Micareta - Sexta-Feira - 2016 - Álbum1
Micareta - Sexta-Feira - 2016 - Álbum2
Micareta - Sexta-Feira - 2016 - Álbum3
Micareta - Sábado - 2016 - Álbum1
Micareta - Sábado - 2016 - Álbum2
Micareta - Domingo - 2016 - Álbum 1
Micareta - Domingo - 2016 - Álbum 2
Micareta - Domingo - 2016 - Álbum 3
Micareta - Domingo - 2016 - Álbum 4
Micareta - Domingo - 2016 - Álbum 5
Micareta - Domingo - 2016 - Álbum 6

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br