menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A IGREJA ANGLICANA REALIZARÁ SUA PRIMEIRA MISSA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA

Ocorrerá no dia 02 de abril, às 18h, na Rua José Toscano de Brito, n. 80, bairro Jardim Acácia
Publicado em: 30/03/2016 - 14:03:49
Fonte: Release de Adriano Portela dos Santos


    A Igreja Anglicana é um ramo do Cristianismo que se desligou da Igreja Católica Romana na Reforma Protestante, através do Ato de Supremacia de Henrique VIII, rei da Inglaterra. Os anglicanos assumiram a chamada "via média", mantendo a Tradição Católica e assumindo princípios da Reforma Protestante. O Anglicanismo, atualmente, está presente em 165 países e tem 85 milhões de fiéis, concentrados, sobretudo no Reino Unido, Estados Unidos e África.
    A Igreja Anglicana foi a primeira Igreja Cristã, não Católica-Romana a se estabelecer no Brasil (1810). Embora esteja na Bahia há 200 anos (1815), apenas há pouco menos de um ano começou seu trabalho em Feira de Santana, com a implantação do Ponto Missionário Ressurreição do Senhor. E também está presente no Comitê Inter-religioso e das Liberdades Laicas de Feira de Santana (COINTER), organismo recém criado, com a participação de diversas religiões e ateus, para acompanhar, combater e denunciar os casos de intolerância religiosa na cidade.
    Os anglicanos assumem uma perspectiva inclusiva da fé cristã, empenhando-se no Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, acolhendo sacerdotes casados, aceitando mulheres na hierarquia da Igreja, acolhendo homoafetivos sem restrição a sua sexualidade e a sua atuação na vida da Igreja. O Anglicanismo também não entende sua missão de maneira proselitista - na busca de ganhar tudo e todos para Cristo -, mas como um serviço à sociedade e uma colaboração à justiça social.
    É significativo a chegada dessa comunidade de fé em Feira de Santana, justamente nas vésperas da celebração dos 500 anos da Reforma Protestante (2017).
    A Drª Elizete Silva, professora da UEFS e Coordenadora do Centro de Pesquisa em Religião (CPR/UEFS) fez sua Tese de Doutorado sobre o Anglicanismo na Bahia. Desse modo, ela e os responsáveis pela Igreja em Feira podem ser entrevistados sobre o assunto.





Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br