A Sociedade Filarmônica 25 de Março foi classificada para o Festival Dois de Julho - Filarmônicas da Bahia. O evento acontece entre os dias 9 e 10 de dezembro no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.
A Filarmônica 25 de Março ocupa a segunda colocação de doze candidatos classificados no concurso promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb).
"A nossa instituição obteve uma ótima classificação, o que nos dá a certeza de que o trabalho quando é realizado com seriedade os resultados aparecem. A Fundação Senhor dos Passos continua dando bons frutos para a comunidade da Feira de Santana", considera o presidente da Fundação Senhor dos Passos, Carlos Brito.
AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana
SAMBA E BRILHO: CANTORA MARYZELIA, ESTRELA BAIANA ENCANTA FEIRA DE SANTANA
Publicado em: 18/11/2023 - 16:11:10
Nascida e criada em Feira de Santana - BA, essa talentosa cantora se destaca como uma verdadeira embaixadora do samba na cidade. Seu canto forte é a expressão de uma carreira que se expande com o samba como mola propulsora. Ela não se limita a um estilo, mas abre um leque, explorando diversas variantes do samba, desde canções suaves até o vibrante samba de roda da Bahia.
Recentemente, ela brilhou nos palcos feirenses, encantando o público em diferentes locais. Na sexta-feira, seu talento iluminou o Centro de Cultura SESC , no sábado, ela foi a estrela no Mercado de Arte e a noite no MAC, e amanhã, domingo, mais uma vez, ela promete encantar no SESC Tomba.
Com uma carreira sólida , ela acumula uma vasta experiência em grandes palcos por toda a Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo participações anuais na Micareta de Feira desde 2012. Sua versatilidade a levou a dividir palcos com renomados artistas da música brasileira, como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Saulo Fernandes, e muitos outros.
Essa sambista não apenas canta, mas compartilha sua vivência, contando histórias e convidando o público para uma experiência única em suas apresentações. Uma mulher brilhante, cujo talento e paixão pela música continuam a deixar uma marca indelével no cenário cultural Brasileiro.
AUTORIA: Viva Feira
RACHEL REIS: A VOZ DE FEIRA DE SANTANA QUE ECOA NO GRAMMY LATIN 2023
Publicado em: 16/11/2023 - 17:11:13
Na vibrante cidade de Feira de Santana, na Bahia, Rachel Reis, uma estrela ascendente, e sua irmã, a talentosa cantora eclética Sarah Reis, emergem no cenário musical brasileiro. Influenciadas desde cedo pela mãe, Maura Reis, uma versátil cantora de música gospel, as irmãs absorveram a diversidade musical e seguiram os passos maternos, construindo carreiras marcadas pela fibra e muito pela autenticidade.
Com uma herança genética musical, Rachel assim como, também, sua irmã Sarah, trazem nos seus trabalhos a riqueza da brasilidade, transitando pela MPB, samba, reggae e até um toque de axé. Ambas nas suas jornadas musicais tiveram inícios nos tradicionais barzinhos, a "escola dos músicos", onde lapidaram seus talentos e moldaram suas identidades artísticas.
Rachel, comparada ao canto suave do uirapuru, conquistou seu espaço, fazendo a floresta musical silenciar para ouvi-la. Longe da presunção de superioridade, enfrenta altos e baixos com uma fé inabalável, percebendo a música como uma construção que ilumina as trevas.
A indicação de Rachel Reis ao Grammy Latin 2023 na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa, com o álbum "Meu Esquema", é o reconhecimento merecido de uma artista, dedicada, competente e muito talentosa que trilha seus caminhos com determinação e entrega. Rachel Reis, é uma estrela que, ao seguir sua missão, ilumina o cenário musical brasileiro.
A cantora e compositora Kareen Mendes apresenta uma re-edição de um projeto que entre os anos de 2016 e 2018 envolveu e emocionou o público, homenageando um dos nomes de maior relevância da música popular brasileira: Gal Costa.
O show “Gal em Mim”, idealizado por Kareen, já apresentado em alguns dos melhores bares temáticos e espaços culturais da cidade, agora passa a se chamar “Viva Gal”, e será apresentado neste mês de novembro, mês em que se completa um ano do falecimento da cantora.
Nesta edição, o show será realizado na Cidade da Cultura no dia 18 de novembro e contará com a participação mais que especial de excelentes músicos da cidade. Segundo Kareen Mendes, a ideia de prestar esta homenagem surgiu especialmente por Gal Costa ser uma das principais influências dela. “Gal Costa foi a minha Estrela Dalva, a voz que guiou e iluminou o caminho que eu queria traçar enquanto cantora. A capacidade de interpretação dela é algo tocante, especial e muito simbólico da força da mulher no mundo da música”, destacou.
Outra questão é que muitas pessoas sempre compararam o timbre vocal de Kareen com o de Gal, no começo da carreira. “É verdade. Essa observação já foi feita por diversas pessoas. Umas trabalhavam com musica, outras não”, pontuou.
O show promete momentos de muita emoção e revisitação de memórias. Muitas vidas foram tocadas pela voz de Gal Costa e esta será a noite de reviver e celebrar sua grande voz!
SERVIÇO:
O QUE: Show “Viva Gal!” com a cantora Kareen Mendes
QUANDO: 18/11, às 20h
ONDE: Cidade da Cultura
ENTRADA: R$ 20
AUTORIA: Release da Produção do show
SALVE, JORGE!!!
FEIRA DE SANTANA PERDE UM DOS SEUS MAIS IMPORTANTES ARTISTA
Jorge de Angélica faleceu na noite desta segunda-feira, 30/10, aguardando a transferência por ambulância para unidade hospitalar de Salvador.
Jorge Reggae de Angélica é o nome mais adequado para esta figura especial que povoou a música feirense, durante muitos anos, com suas canções memoráveis.
Adotou a Rua Nova como seu torrão, como se realmente fosse esse o seu lugar de origem, embora tenha nascido no bairro da Kalilândia, viveu respirou e transpiro a Rua Nova, e a partir dali projetou Feira de Santana como um grande celeiro de reggae, que hoje, é reconhecido Brasil afora.
Começou a se destacar na sua carreira em 1986, no Festival da Cultura Negra realizado na Rua Nova, local que já havia adotado, e onde situava sua vida e seu trabalho como cantor e compositor. Lá, na Rua Nova, era um líder, mobilizou-a artisticamente e manteve a região como o berço local do reggae.
Recentemente vinha promovendo em benefício de Nunes Natureza, shows, para que este, fizesse uma cirurgia, mas descuidou da própria saúde. Jorge era como um grande pai da nação regueira de Feira de Santana, atento ás necessidades de todos ao seu redor, mas invariavelmente esquecia de si, e nos deixou precocemente. No seu mais recente trabalho teve a preocupação de valorizar e mencionar os Garis, esse era Jorge de Angelica, um ser humano preocupado com outros seres humanos, com os oprimidos, sempre confiando em Deus, em Jesus.
Sempre defendeu os mais fracos e pobres, era um guerreiro que pregava paz e a justiça, seus trabalhos demonstram esta vocação, seus primeiros álbuns são: “Sopa de Papelão”, “Confiança em Deus”, “A Luta Continua”, “The Best of Jorge de Angélica” e suas canções, quase sempre popularizavam com certa facilidade, pois traziam uma carga de emoção e uma linguagem bem próxima da população das periferias, como constatamos em Bahia Negra ou Cobra Coral, esta última chega a ser considerada o hino oficioso de Feira de Santana
Jorge conseguia contestar sem ser panfletário ou agressivo. Sempre provocou no público e nos amigos a impressão de uma pessoa do bem, era um guerreiro e um construtor.
Um depoimento escrito por amigo que pouco o conhecia, no dia de seu falecimento, no WhatsApp de André Barreto relata:
“Toquei pra ele somente uma vez, um projeto de Leno Peixoto, Noites Autorais no Margarida Ribeiro, tive a oportunidade de conhecer as canções, uma não lembro bem, mas retratava a pureza do canto dos passarinhos e sempre tinha uma questão social, tocamos poucas canções, porém reconheci nele um universo de um protesto de um povo sofrido, uma poesia oriunda da periferia, um grito artístico que de certa forma dava um tapa na cara da sociedade que acredita que a periferia só pode ofertar violência, vi um homem calmo, pacífico e resiliente na minha frente, nunca o conheci profundamente, jamais saberei os seus defeitos e qualidades, entretanto artisticamente percebi o valor de um homem que representava de forma genuína o povo sofrido feirense, eu o olhava e sentia a Rua Nova.”
Sem dúvida Jorge de Angélica tinha uma áurea especial, construtiva, um líder, um grande artista, o criador dos projetos “Cobra Coral” e “Mão Angelical Jesus com Gente”, foi também fundador do Afoxé Pomba de Malê, Jorge nos fará falta, muita falta, com certeza!
O reggae, a música, a cidade, todos nós perdemos com a ausência de Jorge de Angélica em nosso cenário artístico e cultural!
- O canal do Viva Feira, no Youtube, prestou uma homenagem a Jorge e publicou músicas dele e amigos em um show de Café Teatro do Sesc e alguns outros no Teatro Universitário do Cuca. Confiram: https://www.youtube.com/live/34hkYzU61U8?si=7FG-mGKwXNdeh74K
AUTORIA: Viva Feira
PROGRAMA NARRATIVAS VISUAIS DO SESC BAHIA CHEGA A SUA TERCEIRA EDIÇÃO EM 2023
Publicado em: 25/10/2023 - 12:10:07
Realizado em cidades do interior da Bahia, este ano as atividades acontecem em Alagoinhas @sescalagoinhasba, Barreiras @sescbarreiras, Feira de Santana @sescfeiradesantana, Jequié e Santo Antônio de Jesus @sescsaj, com uma proposta de descentralização do circuito de arte, valorização de artistas de cidades pequenas e uma temática que evidencia a água, como substância essencial à vida.
Em Feira de Santana a artista convidada é Nila Carneiro (@nila_carneiro) que realiza a obra ´Uiara - mãe dos olhos D´água", o evento de lançamento do projeto acontece no próximo dia 26/10/23 às 19h no Centro Cultural e Restaurante Feira de Santana com a apresentação do show da cantora Carol Pereyr (@carolpereyroficial), ingressos gratuitos já disponíveis em nossa bilheteria.
Nesta edição, estão presentes obras que abrem reflexões sobre a água potável e suas fontes e armazenamento, que reelaboram as ficções sobre as águas doces com mitologias particulares e coletivas coletadas em oficinas de memória oral, que processam as relações entre meio aquoso, a fauna e a flora, que demonstram a utilização da água nos ritos sagrados do candomblé, que tratam do trabalho dos pescadores, das lavadeiras e dos ambulantes que retiram da água o sustento, que introduzem críticas ao programa de manipulação destrutiva dos mananciais hídricos baianos e brasileiros.
Com ações formativas e intervenções urbanas, ao longo do mês de Outubro, chegou a hora de você conhecer os artistas que compõem o Narrativas Visuais 2023, que tem a Curadoria de Divino Sobral, e se preparar para prestigiar e participar cada uma dessas ações GRATUITAMENTE.
GILSAM LANÇA SINGLE “INTERROGAR” EM RITMO DE SOUL MUSIC
Porque? Para que? A quem? - Com esses questionamentos e no embalo de um ritmo musical nunca antes feito pelo artista, o cantor e compositor Gilsam lança o single “Interrogar”, sexta-feira, 20 de outubro de 2023, nas plataformas digitais de música, streaming e áudio.
Para o cantor Gilsam a música sempre foi a melhor maneira de expressar os sentimentos cotidianos, e é exatamente o que está escrito nesse relato a seguir sobre o que motivou a composição.
“INTERROGAR, nasce de mais um capítulo nefasto, discriminatório e Racista gestado na forma social racista que ainda incide na Historiografia Feirense.
Diante de diversos estereótipos e cosmovisão equivocados sobre a condição negra, de modo particular “Afrofeirense”, a Câmara de Vereadores desta Cidade, por via de alguns vereadores subtraíram a possibilidade de reconhecimento através da Honrosa “Medalha Zumbi dos Palmares”, pela omissão. Com isso, Gilson Souza Santana, (Gilsam), que a quase quatro décadas vem disseminando através da música e de palestras, nos mais amplos espaços, questões de extrema importância para quem pretende (com) viver numa Cidade marcada pelo Antirracismo.
Chama a atenção para que diuturnamente "Plantar Versos Brotando Interrogação" , como diz a canção Soul Music “INTERROGAR!”
Contudo, espero que possamos ecoar Vozes numa perspectiva antirracista, acima de tudo, construírmos EDUCAÇÕES Antirracistas.
Para tanto, a música traz um conteúdo pedagógico imprescindível; por fim, conclamamos a todos, todas e todxs para Reverberarem. INTERROGAR!!! AXÉ!!!” - Explicitou Gilsam.
Serviço:
O que: Interrogar!
Quem: Gilsam
Quando: 20 de outubro de 2023
Onde: Nas plataformas de música e áudio (Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music, Youtube Music…)
Quanto: 01 clique ou mais.
AUTORIA: Release da TDL - Assessoria de Comunicação e MídiaAssessoria
FESTIVAL DE VIOLEIROS 2023:EDVALDO ZUZU E DANIEL OLÍMPIO TRAZEM O ENCANTO DA VIOLA DE PERNAMBUCO PARA FEIRA DE SANTANA
Publicado em: 17/10/2023 - 15:10:12
No cenário musical brasileiro, a viola é um instrumento que carrega consigo a tradição e a cultura do sertão. E neste ano, o Festival de Violeiros de Feira de Santana promete uma noite memorável com a presença da talentosa dupla de violeiros Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio, que está atravessando fronteiras para compartilhar sua arte com o público baiano.
Vindos diretamente de Pernambuco, esses dois virtuosos da viola estão prontos para cativar os amantes da música raiz, e o palco escolhido para essa celebração será o Teatro Universitário do CUCA, no dia 25 de outubro às 19h. Se você é apaixonado por música autêntica e talento genuíno, este evento é imperdível.
A tradição do repente, um estilo de música popular que se baseia na improvisação de versos e letras, ganha uma nova dimensão com Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio. Sua maestria na viola e na criação instantânea de poesia torna cada apresentação uma experiência única, repleta de emoção e criatividade.
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é conhecido por ser um encontro de artistas que mantêm viva a chama da música sertaneja. É um momento de celebração da cultura nordestina e da habilidade dos violeiros em transmitir histórias e sentimentos por meio de suas canções.
Então, se você está em busca de uma noite de entretenimento enriquecedor e quer testemunhar a maestria da viola nordestina, marque a data: 25 de outubro, às 19h, no Teatro Universitário do CUCA, é o lugar onde Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio mostrarão todo o seu talento e paixão pela música. Junte-se a nós e mergulhe na rica tradição da viola brasileira!
AUTORIA: Release do Viva Feira/ CUCA
Violeiros de Pernambuco encantam público no Festival de Violeiros de Feira de Santana 2023
Publicado em: 17/10/2023 - 15:10:05
No cenário musical brasileiro, a viola é um instrumento que carrega consigo a tradição e a cultura do sertão. E neste ano, o Festival de Violeiros de Feira de Santana promete uma noite memorável com a presença da talentosa dupla de violeiros Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio, que está atravessando fronteiras para compartilhar sua arte com o público baiano.
Vindos diretamente de Pernambuco, esses dois virtuosos da viola estão prontos para cativar os amantes da música raiz, e o palco escolhido para essa celebração será o Teatro Universitário do CUCA, no dia 25 de outubro às 19h. Se você é apaixonado por música autêntica e talento genuíno, este evento é imperdível.
A tradição do repente, um estilo de música popular que se baseia na improvisação de versos e letras, ganha uma nova dimensão com Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio. Sua maestria na viola e na criação instantânea de poesia torna cada apresentação uma experiência única, repleta de emoção e criatividade.
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é conhecido por ser um encontro de artistas que mantêm viva a chama da música sertaneja. É um momento de celebração da cultura nordestina e da habilidade dos violeiros em transmitir histórias e sentimentos por meio de suas canções.
Então, se você está em busca de uma noite de entretenimento enriquecedor e quer testemunhar a maestria da viola nordestina, marque a data: 25 de outubro, às 19h, no Teatro Universitário do CUCA, é o lugar onde Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio mostrarão todo o seu talento e paixão pela música. Junte-se a nós e mergulhe na rica tradição da viola brasileira!