ARQUIVO DE NOTÍCIAS DA UEFS:

Uefs divulga 3ª chamada do vestibular 2010.1

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a terceira chamada do vestibular 2010.1 para Engenharia de Computação, Farmácia e Medicina, cursos oferecidos uma vez por ano e que tiveram as provas aplicadas em fevereiro.

A matrícula será realizada na próxima sexta-feira (13), das 8h30 às 11h30. A relação dos documentos necessários está disponível no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

Os convocados são: Filipe Mendes dos Santos, Igor Leal Souza, Jasley Ricardo da Silva Carneiro e Lismar de Jesus Oliveira (Engenharia de Computação), Daiana Santos da Silva, Luma Brito de Oliveira Souza, Pâmela Zenatti e Rita de Cássia Sousa Carneiro (Farmácia) e Letícia Benevides dos Santos (Medicina).

FSA, 11/8/10.
Ascom/Uefs.

Mestrado em Desenho inscreve aluno especial até esta sexta

O Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da Uefs inscreve até esta sexta-feira (13) para seleção de aluno especial, em nível de mestrado. Os interessados devem se dirigir à Coordenação do Programa, localizado no prédio da Pós-Graduação em Letras e Educação, sala 15, módulo 2, campus universitário, das 8 às 11h45.

O Mestrado em Saúde Coletiva da Uefs também oferece vagas para aluno especial. A inscrição será feita de 16 a 18 de agosto na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, localizada no módulo 6.

Os respectivos editais dos programas estão disponíveis no portal www.uefs.br, seção Editais. Também pela internet é possível acessar informações sobre outros programas de pós-graduação da Uefs.

FSA, 12/8/10
Ascom/Uefs.

Relatório demonstra ações da Uefs perante a crise de 2009

Já se encontra à disposição das comunidades interna e externa o Relatório Anual de Atividades da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O documento, que contém, em dados estatísticos, os programas e projetos desenvolvidos pela Instituição no ano de 2009, está publicado no portal www.uefs.br.

Organizado pela Assessoria Técnica de Desenvolvimento Organizacional (Asplan) a partir de dados fornecidos pelos respectivos setores, o relatório dá publicidade a ações e à aplicação de recursos da Administração da Uefs.

O relatório apresenta dados relativos a um período considerado difícil, o ano de 2009, em função da crise econômica e dificuldades orçamentárias, com a redução do repasse de recursos para a Uefs. O documento demonstra que as atividades da Universidade não sofreram descontinuidade, e que as ações e programas foram executados graças a uma melhor gestão administrativa das despesas de contratos e compras.

São disponibilizados, também, dados relativos ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa, à extensão, às atividades dos órgãos de desenvolvimento organizacional (Uninfra, Undec, Cuca, Observatório Antares e Sistema de Bibliotecas), dos órgãos suplementares (Imprensa Universitária, Museu Casa do Sertão e UEFS Editora), das Assessorias Especiais (AEI, Aeri e Asplan), da Ascom e dos departamentos acadêmicos. Apresenta ainda o Plano Diretor de Gestão, PDG, que está pronto, em fase de implantação, e traça diretrizes para a melhoria da gestão administrativa para os próximos anos.

FSA, 10/08/2010
Ascom/Uefs

Feira do Livro terá cobertura da TV Olhos D’Água

A TV Olhos D’Água, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), fará a cobertura da 3ª Feira do Livro que acontecerá de 18 a 22 de agosto, na praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). As matérias produzidas serão exibidas no site http://tvolhosdagua.uefs.br e poderão ser veiculadas pela TV Educativa.

Informações sobre programação, atividades a serem desenvolvidas e histórico do evento podem ser acompanhados pelo site www.uefs.br/feiradolivro. O coordenador de Extensão da Uefs, Genival Correa, informa que a programação da Feira inclui o Festival Literário Cultural com apresentação de cordéis, poesias e de shows musicais, com Anima Trio, Mou Brasil, Marizélia e os Coisinho.

A Feira do Livro é fruto de parceria entre a Uefs, Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Governo do Estado através da Diretoria Regional de Educação (Direc 2), Sesc, Sesi e Sest/Senat. Como nos anos anteriores, é esperada a participação de mais de 3 mil visitantes, dentre estudantes e pessoas da comunidade.

FSA, 9/8/10
Ascom/Uefs.

Abertas as inscrições para a Semana de Matemática da Uefs

Estão abertas as inscrições para a 11ª Semana de Matemática (Semat) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que será realizado de 13 a 17 de setembro de 2010. Os interessados devem se dirigir até 10 de setembro ao Diretório Acadêmico de Matemática, localizado na sala MT 51, módulo 5, campus universitário ou acessar o site www.uefs.br/semat.

A Semana de Matemática da Uefs representa um instrumento de divulgação científica e propicia interação entre os discentes dos cursos de Matemática e áreas afins da região de Feira de Santana e docentes de instituições de ensino superior. Desenvolvida em parceria entre o DA de Matemática e o Colegiado do curso, caracteriza-se como uma reunião regional de caráter específico.

Dentre os objetivos da Semat estão a difusão da Matemática como ciência, promovendo uma reflexão acerca de atividades de ensino, pesquisa e enriquecimento curricular. O evento busca, ainda, proporcionar aos estudantes um espaço para discussão sobre pesquisas da ciência matemática e interação com os demais campos da área de educação e áreas afins.

FSA, 6/8/10
Ascom/Uefs.

Banco de Dentes da Uefs estimula a doação de órgãos

Um projeto desenvolvido pelo Banco de Dentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pretende estimular a doação desse e de outros órgãos através da participação de alunos da rede pública e privada de ensino. Com o acesso a informações sobre a importância do ato, espera-se que crianças e adolescentes sejam agentes multiplicadores, incentivando pais e outros familiares à prática de doação de qualquer órgão humano para salvar vidas.

A doação ainda é assunto raro na conversa familiar principalmente porque remete à morte, conforme afirma o professor doutor Júlio Motta, coordenador do Banco de Dentes da Uefs. “A partir da naturalidade que as crianças possam demonstrar perante o assunto, é possível que os adultos encarem a doação com um novo conceito cultural, mais aberto e sensível às necessidades de outras pessoas”, disse Motta.

Para alcançar esse objetivo, serão realizadas ações nos estabelecimentos escolares, em especial junto a alunos das séries iniciais, para incentivo à doação de dentes decíduos, os chamados dentes de leite. Na Universidade, os dentes doados servirão para estudos, treinamentos e pesquisas.

Júlio Motta salienta que as doações dos dentes devem atender aos preceitos do Comitê de Ética na Pesquisa que exige o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo doador ou seu representante legal - no caso das crianças - ou pelo cirurgião-dentista que através da coleção de dentes dos pacientes juntamente com os dados registrados dos mesmos em livro ou prontuário.

As instalações do Banco de Dentes da Uefs foram recentemente reformadas para receber as doações. Em breve serão iniciadas as visitas a estabelecimentos escolares, ponto de partida para o trabalho de conscientização em prol da doação de órgãos.

FSA, 6/8/10
Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs

Legitimidade norteia a elaboração do novo Estatuto da Uefs

Representantes das comunidades interna e externa participaram, na manhã desta quarta-feira (4), de mais um debate sobre a construção do novo Estatuto da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento contou com a participação da pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Dinalva Melo.

Durante palestra, Dinalva Melo ressaltou o papel do processo estatuinte como ferramenta tradutora dos princípios da administração pública com o objetivo de garantir a dinâmica administrativa com legitimidade. Neste contexto, afirma, todos os segmentos devem estar envolvidos através do princípio da representação.

A Universidade, argumenta Dinalva Melo, deve contribuir para o amadurecimento da proposta preliminar já formatada. “É necessário manter a idéia de partilhamento do início ao fim da proposta do Estatuto”, disse.

O debate contou com a participação de servidores, alunos e professores e de representantes da Administração Central, representada pelo vice-reitor Washington Almeida Moura.

Propostas

A mesa diretiva da Estatuinte prorrogou até 16 de agosto o prazo para envio de sugestões sobre a proposta preliminar de Estatuto, inclusive da comunidade externa. O conteúdo é resultado das discussões realizadas pelas subcomissões a partir de dezembro de 2007, visando a elaboração de um novo texto, já que o Estatuto em vigor, elaborado em 1976, é considerado defasado.

Outras informações podem ser adquiridas na sala da Comissão Geral da Estatuinte, localizada no CAU 3, campus universitário, ou pelo telefone 3224-8000 (solicitar o ramal 8400).

FSA, 4/8/10
Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs.

Uefs realiza curso de Astronomia para professores da rede pública

O Observatório Astronômico Antares, órgão da Uefs, inicia, sábado (7), às 9 horas, o curso de Formação em Astronomia para 240 professores da rede pública estadual. Será a segunda turma a ser formada pela iniciativa, fruto de parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e das Diretorias Regionais de Educação (Direcs).

A formação, que será realizada na modalidade presencial, tem como discussão central a Astronomia enquanto ciência interdisciplinar, relacionando-a com as diferentes matérias do currículo escolar. De acordo com Rogério Lima, coordenador geral do curso, a atividade atende à demanda de professores que buscam um melhor entendimento da Astronomia enquanto prática de ensino.

Em 2009, Ano Internacional da Astronomia, o curso foi oferecido nas Direcs 1A e 1B, da região metropolitana de Salvador e, agora, foi ampliado para todos os municípios do Estado. “Partimos também de uma perspectiva lúdica do ensino. Algumas atividades, inclusive, serão realizadas no Antares. A idéia é oferecer subsídios aos educadores para levarem à sala de aula práticas que estimulem os alunos na aprendizagem das ciências”, diz Lima.

O diretor do Observatório Antares, Paulo Poppe, salienta que a Astronomia é tida atualmente como ciência que abre um leque de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia, Química, Física, Matemática, dentre outras.

Os alunos professores foram selecionados a partir da ordem de inscrição online, disponibilizada no Portal do Educador Baiano (www.iat.educacao.ba.gov.br). As aulas serão ministradas pelos professores doutores Dagoberto Silva Freitas, Germano Pinto Guedes, Kilder Leite Ribeiro, Marildo Geraldête Pereira, Paulo César da Rocha Poppe, Rodney Nascimento Guimarães e Vera Aparecida Fernandes Martin. As atividades serão desenvolvidas em duas etapas até dezembro, com duas turmas de 120 alunos, cada.

O curso terá o seguinte conteúdo programático: Fundamentos de Óptica Geométrica e Física, Introdução à Física Moderna, Introdução a Gravitação e Cosmologia, História da Astronomia, Instrumentação Astronômica, Astronomia Fundamental, Sistema Solar, Estrutura e Evolução Estelar, Astronomia Extragaláctica.

FSA, 4/8/10
Ascom/Uefs

Uefs inscreve bolsistas para o Programa PET Saúde

Estão abertas até a próxima sexta-feira (6) as inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde/Vigilância em Saúde/Uefs - 2010/2011). As vagas são destinadas aos alunos da Uefs dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Farmácia, Educação Física e Biologia. São oferecidas 16 vagas. O edital está disponível no portal www.uefs.br, seção Editais.

A inscrição deve feita na Coordenação de Seleção e Admissão, localizado no Prédio da Administração Central da Uefs, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h30.

O alunos deve estar matriculado regularmente nos cursos em que são oferecidos as bolsas, estar no semestre estabelecimento em edital e ter disponibilidade de 10 horas semanais para se dedicar às atividades do programa.

A bolsa tem validade de 24 meses no valor especificado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde correspondente às Bolsas de Iniciação Científica, com valor atual de R$ 360.

O PET Saúde/VS destina-se a fomentar grupos de aprendizagem tutorial na área da Vigilância em Saúde que tem como pressuposto a educação pelo trabalho coletivo e interdisciplinar, um instrumento para qualificação em serviço dos profissionais de saúde, de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
3 de agosto de 2010.

Estatuinte da Uefs debate a estrutura administrativa

O Processo Estatuinte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, nesta quarta-feira (4), debate sobre o tema Estrutura Administrativa e Democracia na Universidade. O evento será realizado a partir das 8h30 no auditório 3 do módulo 4, campus universitário.

O debate contará com a participação da pró-reitora de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a professora Dinalva Melo. A coordenação da Estatuinte convoca toda a comunidade a participar deste momento.

Propostas

A Mesa Diretiva da Estatuinte também prorrogou para 16 de agosto o prazo para envio de sugestões sobre a proposta preliminar de Estatuto, lançada no dia 17 de junho. Professores, estudantes e técnicos administrativos, além da comunidade externa, podem encaminhar sugestões e participar das discussões.

O conteúdo apresentado da proposta preliminar é resultado das discussões realizadas pelas subcomissões temáticas desde em dezembro de 2007. Desde então são realizadas ações para elaboração do texto já que o Estatuto em vigor, elaborado em 1976, é considerado defasado.

Outras informações podem ser adquiridas na sala da Comissão Geral da Estatuinte, localizada no CAU 3, campus universitário, ou pelo telefone 3224-8400.

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
3 de agosto de 2010.

Parceria oferece curso de Língua Alemã na Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana e o Instituto Cultural Brasil Alemanha (Goeth-Institut Salvador Bahia) matriculam até 23 de agosto para o Curso de Língua Alemã. A iniciativa é fruto de acordo de cooperação pedagógica e cultural com o objetivo de divulgar a língua e a cultura alemães.

Através deste acordo o Goeth-Institut passa a ministrar aulas de alemão na Uefs, fazendo uso do espaço físico administrado pelo Departamento de Letras e Artes (DLA), situado no Módulo 2, campus universitário.

O diretor do DLA, professor doutor Geraldo Ferreira de Lima, salienta que a assinatura desse acordo é importante porque possibilitará a realização de intercâmbio entre as instituições acadêmicas do Brasil e da Alemanha através do Deutscher Akademischer Austauschdienst ( Daad - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

O público alvo é composto de membros da comunidade universitária, em particular, mas as vagas estão abertas a toda comunidade. O curso tem duração de três meses. Informações sobre matrícula podem ser obtidas no portal www.uefs.br, seção Acontece.

FSA, 3/8/10
Ascom/Uefs

Formação de professores convoca aprovados em Educação Física

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convoca os candidatos aprovados em segunda chamada na 4ª Etapa do processo seletivo do Programa de Formação de Professores, incluindo os candidatos selecionados pela Plataforma Freire, para o curso de Licenciatura em Educação Física.

A matrícula será feita em 11 de agosto de 2010 na Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no 1º andar do prédio da Administração Central, campus universitário, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. A relação dos documentos necessários está publicada no portal www.uefs.br, seção Notícias.

Os convocados são: Rosemere Andrade, Adailton Coutinho de Jesus, Geisa Aparecida Rocha Araújo, José Augusto da Costa Souza, Alessandra Santos Maximo, Tatiana Moreira de Souza, Juliana Correia da Costa, Maurício de Oliveira Ribeiro, Evandro Cerqueira Souza e Elinalva Amorim de Souza.

FSA, 3/8/10
Ascom/Uefs

UPT reabre matrícula para vagas remanescentes

O Projeto Universidade para Todos (UpT), realizado em Feira de Santana e administrado pela Uefs, reabriu as matrículas para o preenchimento de vagas remanescentes. Os alunos devem se dirigir, até sexta-feira, ao estabelecimento de ensino no qual indicou para assistir as aulas até sexta-feira (06).

A lista dos convocados e a relação dos documentos necessários podem ser acessados no portal www.uefs.br, seção Notícias.

FSA, 2/8/10
Ascom/Uefs

Campus da Uefs ganha mais 50 árvores nativas

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai realizar, nesta sexta-feira (6), um mutirão para o plantio de 50 árvores nativas de diversas espécies. A iniciativa é fruto de parceria entre a Equipe de Estudo de Educação Ambiental, Movimento de Gestão Ambiental e Prefeitura do Campus.

O plantio será em frente da Assessoria de Informática, ao lado da Biblioteca Central, no campus da Instituição e está previsto para começar às 9 horas. Serão plantados ipês, jatobás, aroeira e sibipiruna.

O prefeito do Campus, Eduardo Moura, explica que a iniciativa visa a criação de duas alamedas. Uma próxima à Assessoria de Informática e outra no corredor que dá acesso ao conjunto Feira 6, muito utilizado pelos estudantes.
A ação faz parte da segunda etapa de plantio na Uefs. Toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa são convidadas a participar do mutirão.

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
3 de agosto de 2010.

UEFS MATRICULA APROVADOS NO VESTIBULAR DE 4 A 10 DE AGOSTO

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou, nesta quinta-feira (29), o resultado do vestibular 2010.2. A relação dos convocados está disponível no portal www.uefs.br.
Agora, os alunos devem ficar atentos para as datas de matrícula por curso, que será realizada no período de 4 a 10 de agosto. O escalonamento e a documentação necessária também estão publicados na internet.
Neste processo seletivo foram oferecidas 685 vagas em 19 cursos, com disponibilidade de duas vagas extras, por curso, para indígenas e quilombolas, em conformidade com política de ações afirmativas da Uefs. Desses grupos, foram aprovados nove indígenas e um membro de comunidade quilombola.
A Uefs ofereceu 2.500 isenções do pagamento da taxa do vestibular, mas apenas 1700 vagas foram preenchidas. Dos isentos, 112 conseguiram aprovação. No total, foram 8.822 candidatos inscritos.
Não foi feita seleção para os cursos de Medicina, Farmácia e Engenharia de Computação, que têm vestibular realizado apenas uma vez por ano. A Uefs voltará a oferecer vagas para estes cursos no início de 2011.

FSA, 29/7/10
Ascom/Uefs

VEJA A LISTA DE APROVADOS CLICANDO AQUI!

Estudante da Uefs faz intercâmbio no México

O aluno Filip de Souza Polli, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi selecionado pelo Programa Bolsa Intercâmbio e vai estudar durante seis meses na Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Primeiro estudante da Uefs a fazer intercâmbio em um país da América Latina, Polli escolheu o México “por ser um país de rica herança cultural e com uma história política que desperta o interesse de pessoas que participam de movimentos estudantis”.

O intercâmbio foi assinado nesta quarta-feira (28) pelo vice-reitor Washington Almeida Moura, pela coordenadora de Intercâmbio, Raquel Vale, e por Filip Polli. A Uefs é responsável pela viabilização do convênio com universidades do exterior e disponibiliza uma bolsa mensal no valor de R$ 765 para ajuda de custo.

Na Unam, Filip Polli vai cursar três disciplinas no curso de Biologia e trocar experiências para depois compartilhar conteúdos e informações com os colegas brasileiros. Ele pretende participar da 2ª Conferência Mundial do Clima, que será realizada no México. A Unam, lembrou, é considerada a universidade mais antiga das Américas. “Além disso, em 2010 é comemorado os 100 anos da Revolução Mexicana”.

A Uefs possui dez vagas do Programa Bolsa Intercâmbio, número que em 2011 deverá ser ampliado para 20 através de parcerias como o Universia Brasil. O vice-reitor Washington Moura afirmou que contatos são mantidos com outras instituições para elevar a quantidade de bolsas. “O resultado das experiências é positivo para alunos e a Universidade”, salientou. Hoje, outros quatro estudantes da Uefs fazem intercâmbio no exterior. São três em Portugal e um na França. Há previsão para nova seleção em agosto.

Ascom/Uefs
FSA, 28/7/10

Resultado do vestibular da Uefs deve sair na próxima semana

Terminou na manhã desta terça-feira (20) o vestibular 2010.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a aplicação das provas de Física, Química e Biologia. A coordenação prevê que o resultado deve sair até a sexta-feira (30) da próxima semana.

Nestes três dias de provas, o índice de abstenções foi de 14,39%, o que corresponde a 1.277 faltosos. O número de candidatos eliminados por porte de celular somou 17. Apesar dos alertas de fiscais sobre a proibição prevista em edital, eles insistiram em manter os aparelhos nos bolsos e foram flagrados com a ajuda de detectores de metais quando se dirigiram aos sanitários.

Coordenador do vestibular, o pró-reitor de Graduação da Uefs, Rubens Pereira, fez avaliação positiva dos três dias de prova. “Não houve nenhuma ocorrência grave no vestibular, como falsificação de documentos. Nos postos médicos também não houve atendimentos graves. Tudo dentro da normalidade.”

O vestibular da Uefs teve 8.877 inscritos que disputaram as 685 vagas distribuídas em 19 cursos. Cerca de 900 pessoas trabalharam no processo seletivo, entre coordenadores, fiscais, corretores e pessoal de apoio.

Vivian Servo Leite – Ascom/Uefs
20 de julho de 2010.

Uefs inscreve para curso sobre Narrativas Literárias

O Núcleo de Estudos Canadenses da Uefs (NEC-Uefs) oferece vagas para o curso Imagem do Outro – Leituras Transdisciplinares em Narrativas Literárias da África, Brasil, Canadá e França. As atividades serão desenvolvidas nos dias 21, 23, 28 e 30 de julho, das 15h30 às 18 horas.

Com carga de 10 horas, o curso tem o objetivo de oferecer bases teóricas para o diálogo entre as literaturas de diversos países, divulgar as literaturas francófonas e oferecer suportes teóricos para o comparativismo. “Pretende-se, ainda, contribuir para a formação de uma cultura de paz através da Literatura”, conforme o professor Humberto Lima Oliveira, coordenador do Núcleo.

As atividades têm o apoio do Departamento de Letras e Artes e do Colegiado de Letras da Uefs. Outras informações através do telefone (75) 3224-8133.

FSA, 20/7/10
Ascom/Uefs.

Feira do Livro tem ampliada a programaão literária e cultural

A Universidade Estadual de Feira de Santana e as entidades parceiras já têm tudo praticamente pronto para a realizaão da 3ª Feira do Livro, prevista para o período de 18 a 20 de agosto de 2010. Dentre as novidades está a escolha de um novo espaço, a praça João Barbosa de Carvalho, a conhecida “Praça do Fórum”, mais amplo e acessível ao público.

Outra novidade é a criaão de um site (www.uefs.br/feiradolivro) contendo todas as informaões sobre o evento, como programaão, atividades e histórico das duas primeiras ediões da Feira do Livro.

O coordenador de Extensão da Uefs, Genival Correa, chama a atenão para a programaão do Festival Literário Cultural dentro da Feira, que terá a apresentaão de cordelistas, poesias e de grupos musicais, como o Anima Trio, o artista Mou Brasil e revelaões da região, como Marizélia e os Coisinho.

A variedade de estilos literários também está garantida, com a confirmaão de pelo menos 16 distribuidoras e editoras de diversos estados. Estão previstos, ainda, debates, mesas redondas, apresentaões teatrais, recitais, lançamentos de livros e oficinas.

Em 2009, foram registradas mais de 3 mil visitas aos estandes montado na Praça da Matriz, todas agendadas por estabelecimentos de ensino de Feira de Santana e de cidades da região. Mas, o número de pessoas que visitaram o local foi maior, na avaliação de Genival Correa, já que o espaço esteve diariamente aberto. Para 2010, a expectativa é de aumento das visitas.

A Feira do Livro é fruto de parceria entre a Uefs, Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Governo do Estado através da Diretoria Regional de Educaão (Direc 2), Sesc, Sesi e Sest/Senat.

FSA, 20/7/10
Ascom/Uefs

Porte de celular elimina candidatos do vestibular

Dez candidatos foram eliminados nos dois primeiros dias de provas do vestibular da Uefs por porte de celular, contrariando as normas do edital. O coordenador do vestibular e pró-reitor de Graduação, Rubens Pereira, informou que todos são alertados sobre a irregularidade e que os fiscais oferecem sacos plásticos com identificação para guarda dos aparelhos, mas candidatos desobedecem e chegam a ir aos sanitários com o aparelho no bolso.

“As eliminações ocorreram após os detectores de metal identificarem o porte na entrada dos banheiros”, explicou o coordenador.

Até esta segunda-feira (19), não foi registrada tentativa de fraude ou irregularidade nos documentos de identificação dos candidatos pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), que trabalha no processo seletivo.

A abstenção nestes dois primeiros dias foi de 13,73%, o que corresponde a 1.219 faltosos dentre os 8.877 inscritos. O vestibular termina nesta terça-feira (20) com as provas de Física, Química e Biologia.

O candidato Caio Dourado, de Irecê para prestar o vestibular pela primeira vez, tenta vaga para o curso de Enfermagem. Ele considerou a prova de matemática como a mais difícil deste segundo dia. “Vamos ver como vou me sair, mas acredito que fui melhor no primeiro dia”, disse Caio.

Já Taís de Oliveira Matos, que tenta o vestibular pela segunda vez para Engenharia de Alimentos, acredita que agora conseguirá passar. “Estou bastante esperançosa, me preparei bastante para isso”, afirmou.

Vivian Servo Leite – Ascom/Uefs

19 de julho de 2010.

REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UEFS ABORDA A UNIVERSIDADE PÚBLICA

Com tema voltado à importância da universidade pública para o desenvolvimento social, econômico e cultural, a prova da Redação, no primeiro dia do vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), fez os candidatos refletirem sobre a manutenção do ensino gratuito e de qualidade. É o que afirmou a candidata Uisla Mesquista, de Recipe, PE, que disputa uma vaga do curso de Enfermagem da Uefs.
Para Sheila Cedraz, que tenta uma vaga no curso de Pedagogia, foi necessária atenção dobrada na prova de língua estrangeira. Alguns textos interpretativos, conforme disse, abordaram as calamidades no Rio de Janeiro ocasionadas pelas chuvas. “As perguntas pareciam pegadinhas, com diversas possibilidades de interpretação”, disse.
Neste primeiro dia de vestibular, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura Brasileira e Redação. Apesar das chuvas que caíram em Feira de Santana na parte da manhã, a abstenção foi considerada baixa em comparação com outros vestibulares, conforme o pró-reitor de Graduação, Rubens Pereira. Foram 1.147 faltosos, o que corresponde a 12,86% dos 8.919 inscritos.
Nove candidatos portadores de necessidades especiais concorrem no vestibular da Uefs. São cinco com deficiência auditiva, dois com deficiência visual, um com problemas de coordenação motora e outro com necessidade de apoio para locomoção em função de acidente de trânsito. Para todos eles, a Uefs proporcionou condições físicas e humanas para que respondessem às provas.
O vestibular prossegue nesta segunda-feira (19) com aplicação das provas de História, Geografia e Matemática. O vestibular termina terça-feira, com as provas de Física, Química e Biologia.
Os gabaritos das provas de hoje (18) serão disponibilizados no portal www.uefs.br provavelmente ainda na tarde deste domingo.
FSA, 18/7/10
Ascom/Uefs

Acompanhantes terão lazer durante provas do vestibular

Mais uma vez, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) oferece o Programa Sala de Espera para acompanhantes de candidatos inscritos no vestibular. Numa iniciativa pioneira, o Programa se constitui num espaço de acolhida, descontração, diálogo e reflexão com a oferta de atividades como palestras, danças, oficinas, mostra de vídeos e bingos.

O Programa Sala de Espera é uma alternativa principalmente para os acompanhantes de candidatos de outros municípios que são obrigados a aguardar o término da prova durante praticamente toda da manhã. As atividades serão desenvolvidas no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, campus universitário.

O vestibular começa neste domingo (18) com aplicação das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e prosseguem até terça. Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, dez minutos antes do horário previsto para início das provas.

O candidato deve apresentar o original do documento de identidade para ter acesso à sala de provas. O cartão de convocação, documento que informa o local de aplicação das provas de cada candidato, está disponível no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções. Pela internet também é possível acessar outras informações como concorrência por curso e orientações gerais sobre o processo seletivo.

FSA, 16/7/10
Ascom/Uefs

Uefs inscreve para o seminário de iniciação científica

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), informa à comunidade acadêmica que estão abertas as inscrições para o 14º Seminário de Iniciação Científica (Semic).

As inscrições são realizadas através da internet (www.uefs.br/semic) até 6 de agosto. Estudantes de outras instituições que participam de programas de iniciação científica também podem se inscrever.

O Seminário ocorrerá entre 18 e 22 de outubro juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Outras informações através do telefone (75) 3224-8259

FSA, 16/7/10
Ascom/Uefs.

Direito lidera a concorrência no vestibular 2010.1 da Uefs

Quase 9 mil candidatos começam, neste domingo (18), o vestibular 2010.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Os inscritos disputam 685 vagas, distribuídas em 19 cursos. As provas serão aplicadas no campus da Uefs e em mais nove escolas da rede pública de Feira de Santana. Ao todo, serão 900 pessoas envolvidas no processo, entre coordenadores, fiscais, corretores e pessoal de apoio.

Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, dez minutos antes do horário previsto para início das provas. O candidato deve apresentar o original do documento de identidade para ter acesso à sala de provas.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e a Redação com tema único. Na segunda-feira, dia 19, serão aplicadas as provas de História, Geografia e Matemática. O vestibular termina terça-feira, com as provas de Física, Química e Biologia. Os cursos mais concorridos deste vestibular são Direito (38,35 candidatos por vaga), Enfermagem (30,47), Odontologia (27,36) e Engenharia Civil (25,77).

A coordenação do processo seletivo alerta que não será permitido ao candidato portar ou usar, no local da prova, calculadoras, agendas eletrônicas, relógios digitais, telefones celulares ou outros equipamentos similares. O cartão de convocação, que contém informações como horário e local de aplicação das provas, está disponível no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções.

FSA, 14/7/10
Ascom/Uefs.

Comunidade convocada a participar da elaboração do Estatuto da Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) mais uma vez convida a comunidade externa para apresentar sugestões visando a elaboração do novo Estatuto da Instituição. Debates já foram iniciados na comunidade interna tendo como base a Proposta Preliminar do Novo Estatuto apresentada em junho e disponível na internet no portal www.uefs.br.

Esta semana, a Comissão Geral da Estatuinte enviará convites formais para os diversos segmentos da comunidade externa com o caderno da Proposta Preliminar anexo. Qualquer pessoa, tanto da comunidade interna como da externa, poderá solicitar o documento.

Informações na sala da Comissão Geral da Estatuinte, localizada no CAU 3, campus universitário, pelo telefone (75) 3224-8000 (solicitar o ramal 8400) ou ainda pelo e-mail estatuinte@uefs.br.

O conteúdo da Proposta Preliminar do Novo Estatuto da Uefs é fruto de trabalho das subcomissões temáticas, iniciado em dezembro de 2007. A comunidade percebeu a necessidade de um novo texto já que o Estatuto em vigor, elaborado em 1976, é considerado defasado.

FSA, 14/7/10
Ascom/Uefs

A UEFS/CUCA convida para a abertura da Mostra com duo de violões – Hamilton Gonçalves e Lázaro Néris, conferência “A Influência da Cultura Francesa no Brasil após a Revolução de 1781” ministrada pela professora Leni David, exibição do Filme “A França” (2007), de Serge Bozon, e coquetel.

Dia 16 de julho de 2010 (sexta-feira) às 19h30 , no Teatro do CUCA
Rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana | Informações: 3622-1077
Maiores informações: www.uefs.br/cuca

Formação de Professores convoca aprovados em Educação Física

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convoca os candidatos aprovados na 4ª Etapa do processo seletivo do Programa de Formação de Professores, incluindo os candidatos selecionados pela Plataforma Freire, para o curso de Licenciatura em Educação Física. A relação dos convocados está disponível no portal www.uefs.br, seção Notícias.

A matrícula será feita no dia 29 de julho de 2010 na Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no 1º andar do prédio da Administração Central, campus universitário, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

FSA, 15/7/10
Ascom/Uefs

Cuca e Sesc abrem amanhã a Mostra do Cinema Francês

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizam mais uma parceria com a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo. A abertura da mostra será nesta sexta-feira (16), a partir das 19h30, no teatro do Cuca, na Rua Conselheiro Franco, centro, Feira de Santana.

Haverá a apresentação de duo de violões com Hamilton Gonçalves e Lázaro Neris, conferência ministrada pela professora Leni David com o tema “A influência da Cultura Francesa no Brasil após a Revolução de 1781” e a exibição do filme “A França” (2007), de Sege Bozon. Por último, um coquetel será oferecido aos participantes.

A mostra será realizada até o dia 10 de agosto. A entrada é franca. O Sesc é parceiro do Cuca em eventos de valorização da cultura popular como o Bando Anunciador, a Caminhada do Folclore e o Palco Giratório, entre outros.

Programação da Mostra

Dia 16.07.2010
19:00 - Abertura

Duo de Violões - Hamilton Gonçalves e Lázaro Neris.
Conferência - “A influência da Cultura Francesa no Brasil após a Revolução de 1781” - professora Leni David.
Filme: A França (Sege Bozon – 2007)

Dia 20.07.2010
18:00 – O Último dos Loucos (Laurent Achard – 2006)
19:30 – A Esquiva (Abdellatif Kechiche – 2003)

Dia 27.07.2010
18:00 – Assassinas (Patrick Grandperret – 2006)
19:30 – A França (Serze Bozon – 2007)

Dia 03.08.2010
18:00 – De volta à Normandia (Nicolas Philibert – 2007)
19:30 – Até Já (Benoit Jacquot – 2004)

Dia 10.08.2010
18:00 – Povoado Number One (Rabah Ameur-Zaumèche – 2006)
19:30 – Tudo Perdoado (Mia Hansen-Love – 2007)

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
15 de julho de 2010.

Uefs prorroga a matrícula de alunos transferidos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prorrogou para quinta-feira, 22 de julho de 2010, o prazo de matrícula dos aprovados no Processo de Transferência 2010.2. Não haverá atendimento segunda e terça-feira (19 e 20/7) devido à utilização do espaço do campus para aplicação das provas do vestibular, que começa domingo (18).

Os aprovados devem se dirigir à Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no primeiro andar do Prédio da Reitoria, e apresentar a relação dos documentos previstos em edital. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

A relação dos convocados está disponível no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções. Outras informações através dos telefones (75) 3224-8030 e 3224-8224.

FSA, 15/7/10
Ascom/Uefs.

Uefs conquista novas bolsas de fomento à pesquisa

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi contemplada com mais 42 bolsas destinadas a programas de pós-graduação stricto sensu através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destas, 32 bolsas são destinadas aos cursos de mestrado e 10 aos cursos de doutorado.
Com a ampliação, os programas de mestrado da Uefs passam a contar com 90 bolsas e os programas de doutorado, com 30 bolsas, nos valores de R$ 1.200 e R$1.800, respectivamente.

“Isso representa o empenho da Uefs em conseguir mais verbas junto às agências de fomento à pesquisa”, salienta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Marluce Assis.

Segundo ela, são enviados relatórios a essas agências demonstrando a demanda e a necessidade de mais investimentos para garantia da permanência do pesquisador. Isso está de acordo com o objetivo dessas agências de fomento à pesquisa que tem como objetivo principal valorizar a pesquisa, formar mestres e doutores e fixá-los na região Nordeste.

Além dos programas de pós-graduação, os estudantes de graduação também estão sendo contemplados com a ampliação de 10 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic). Assim, a Uefs passa a ter 425 bolsas destinadas à Iniciação Científica de estudantes em nível de graduação que pretendem seguir a carreira acadêmica.

Ao longo dos anos a oferta de bolsas na Instituição tem aumentado. Enquanto em 2007 o número de bolsas pelo CNPq esteve paralisado já havia três anos com a oferta de 39 bolsas, em 2010 são oferecidas 99 bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação.

Além disso, a Uefs buscou incentivo às ações afirmativas através de bolsas destinadas aos estudantes cotistas - negros e índios - ou oriundos de escolas públicas.

Infraestrutura

O Ministério da Ciência e Tecnologia, através da agência de fomento Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), exclusiva para projetos de infra-estrutura, liberou R$ 2.057.000 destinados para obras e equipamentos de grande porte para os programas de pós-graduação da Uefs.

“As parcelas sendo liberadas, vamos definir as prioridades como os programas necessitam de mais investimentos para abrir licitação dos serviços”, concluiu Marluce Assis.

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
12 de julho de 2010.

Uefs convoca para matrícula aprovados no vestibular 2010.1

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convoca para matrícula os candidatos aprovados nos cursos de Medicina, Engenharia da Computação e Ciências Farmacêuticas aprovados no vestibular 2010.1 que teve as provas aplicadas no início do ano. A relação dos convocados e dos documentos necessários está divulgada no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções.

A matrícula será realizada nos dias 22 de julho (Medicina, das 8h30 às 11h30, e Ciências Farmacêuticas, das 14h30 às 17h30) e 23 de julho (Engenharia da Computação, das 8h30 às 17h30).

No vestibular 2010.1 a matrícula foi realizada no início de 2010, salvo para os os cursos de Medicina, Engenharia da Computação e Ciências Farmacêuticas, que oferecem uma turma por ano.

FSA, 13/7/10
Ascom/Uefs

CONVITE Coquetel de Abertura da Exposição Personalidades do artista J.Sobrinho.

A UEFS e o CUCA tem a satisfação de convidar para o Coquetel de Abertura da Exposição Personalidades do artista J.Sobrinho.
Dia: 15 de julho de 2010 às 20 h
Local: Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA
Rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana, Bahia.
Entrada franca

www.uefs.br/cuca

Professor da Uefs integra obra com diálogo sobre Direito Civil

O Direito Civil analisado sob a ótica metodológica de Thomas Khun e o ângulo jurídico de Miguel Reale é tema do diálogo construído em co-autoria pelo professor Agenor Sampaio Neto, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e que integra a obra Metodologia da Pesquisa em Direito, com lançamento previsto para esta quarta-feira (12), em Salvador.

Trata-se de obra coletiva, coordenada pelos professores da Ufba Rodolfo Pamplona Filho e Nelson Cerqueira e pelo mestrando Gilson Santana Júnior. A proposta do livro é divulgar a produção realizada na disciplina homônima, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufba. São dois volumes, com cerca de 700 páginas cada, reunindo trabalhos produzidos no curso, nos anos de 2007 e 2008. O Capítulo da Obra produzido pelo professor Sampaio Neto é intitulada Um Diálogo Entre Thomas Kuhn e Miguel Reale: Perspectivas Metodológicas do Direito Civil.

O projeto do livro foi proposto em 2007, conforme relata Rodolfo Pamplona Filho, “e continuamente aperfeiçoado, mas somente agora realizado”. O primeiro volume é dedicado ao professor doutor Edvaldo Boaventura, que ministrou a disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito, na Ufba. A outra homenagem, a do segundo volume, é destinada aos professores doutores Maria Auxiliadora Minahim, Saulo José Casali Bahia, Edvaldo Brito e Mônica Aguiar, coordenadores do Programa da Pós-Graduação em Direito da Ufba.

A obra será lançada às 19 horas desta quarta-feira no espaço Tom do Sabor, no Rio Vermelho, em Salvador. Está previsto um pocket-show do mestrando Marcelo Timbó, juntamente com o saxofonista Paulinho Andrade.

FSA, 12/7/10
Ascom/Uefs

Funcionários da Uefs participam de curso de Gestão de Contratos

Com o objetivo de apresentar as inovações propostas pelas leis que regem a construção dos contratos, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizou sexta-feira (9) o primeiro de dois cursos sobre Gestão de Contratos e Propriedade Intelectual. Os cursos são direcionados aos funcionários dos setores administrativos da Uefs que trabalham na organização de contratos.

Ministrados pela advogada Cristina Nobre, especialista em Gestão de Marcas e Propriedade Intelectual, os cursos têm duração de oito horas cada um e trarão as novas regras impostas pelas leis 10.973 (federal) e 17.346/2008 (estadual) que estabelecem medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.

O professor Washington Franca Rocha, coordenador do NIT, explica que “essas leis criam uma interação entre empresas e universidades para contratação de pesquisa e para licenciamento de tecnologia desenvolvida pelas universidades”. Franca Rocha acrescenta que é obrigação de todos que lidam com pesquisa gerenciar o trabalho intelectual, em conformidade com as leis, “e a Uefs prepara seus funcionários para esse gerenciamento”. O segundo curso será oferecido em agosto, em data ainda não definida.

FSA, 09/07/2010
Ascom/Uefs

Uefs disponibiliza o cartão do vestibular

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) disponibilizou na internet o cartão de convocação para o vestibular 2010.2. Os candidatos devem acessar o portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções. As provas serão aplicadas a partir de domingo (18) até terça-feira (20).

FSA, 12/7/10
Ascom/Uefs.

Seminário na Uefs debate a qualidade no ensino superior

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (Neppu) da Uefs promove, nesta terça-feira (13) e no dia 27 de julho, o Seminário Qualidade no Ensino Superior: Questões Epistemológicas e Prática Pedagógica. O evento tem o objetivo de debater a qualidade do ensino universitário e as implicações na formação do professor da escola básica, além de compartilhar as experiências desenvolvidas pelo Neppu.

As atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro, módulo 2 do campus. O público alvo são professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação.

Confira a programação:

Data: 13/7/10

Seminário I – Qualidade no Ensino e na Aprendizagem
Horário: 14 às 18h
Palestrantes:
Prof. Ms. Iron Pedreira Alves
Profa. Ms. Lucile Ruth de Menezes Almeida
Profª. Ms.Rosária da Paixão Trindade
Prof. Fabiano Fonseca Bernardes
Data: 27/7/10

Seminário II – Qualidade, Ensino e Pesquisa
Horário: 14 às 18h
Palestrantes:
Profª. Ph.D. Marinalva Lopes Ribeiro
Prof. Dr. Antônio Roberto Seixas da Cruz
Profª. Dr. Édiva de Sousa Martins
Profª. Ms. Rita de Cássia Araújo Freitas de Moraes
Ascom/Uefs – 12/7/10.

Uefs inscreve para o curso de Literatura Comparada

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve para o curso de extensão sobre Literatura Comparada – Teoria e Prática. As aulas serão ministradas pelo professor doutor Humberto Luiz Lima de Oliveira, do Departamento de Letras e Artes.

Dentre os objetivos do curso estão a oferta de subsídios para o estudo da Literatura Comparada, a divulgação da literatura francófona contemporânea da África, Ásia, Caribe e França e a prática de bases teóricas para o diálogo entre as literaturas brasileira e estrangeiras.

Os interessados devem se dirigir ao Núcleo de Estudos Canadenses localizado no MT 23, módulo 2, campus universitário. Contato pelo telefone 32248133 ou e-mail nec_uefs@yahoo.com.br.

7/7/10
Ascom/Uefs

TV Uefs debate a produção de conteúdos da TV pública

Em 2010, a TV Universitária da Uefs completa 13 anos de existência e um ano de WEB-TV. Para comemorar esta conquista, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convida a comunidade para participar do Encontro A Universidade e a Produção de Conteúdos para a TV Pública no dia 13 de julho de 2010. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8h30 no auditório do módulo 7, campus universitário.]

Está prevista uma série de atividades acadêmicas e culturais, que inclui o lançamento da nova identidade visual da TV, que passará a se chamar “TV Olhos D’Água”. Confira a programação e outras atividades da WEB-TV no portal www.uefs.br/tvuefs.

FSA, 7/7/10

Bando Anunciador sai às ruas no próximo domingo

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Uefs) vai animar as ruas do centro de Feira de Santana, domingo (11), na quarta edição do Bando Anunciador da Festa de Santana, padroeira da cidade. O bando, uma das mais expressivas manifestações da cultura popular feirense, reúne mascarados, bloco dos sujos, cabeçorras e um grande número de populares que percorrem as principais ruas da cidade ao som de zabumba e do espocar de fogos de artifício.

Antecedendo o evento, que já se consolidou como uma das mais importantes manifestações populares de Feira de Santana, haverá mesa redonda no dia 8, quinta-feira, a partir das 19 horas, no teatro do Cuca, sobre “O Bando Anunciador da Festa de Santana: outras vivências”. O evento vai reunir artistas, jornalistas e personalidades envolvidas com os antigos festejos do Bando antes da extinção oficial da Festa de Senhora Santana, em 1987, por iniciativa da Igreja Católica.

Com isso, a idéia do Cuca é dar ao evento um significado mais amplo, transformando-o em mote para uma discussão sobre a cidade, seus valores e identidade cultural. Ainda nessa noite será escolhida a Rainha do Bando 2010, e aberta a exposição fotográfica “O Bando Anunciador: registro iconográfico 2009”, com trabalhos de Juraci Dórea, Aldo Lima, Ghuto Cordeiro e do Clube de Fotografia Gerson Bullos.

O Bando Anunciador da Festa de Santana tem desfile marcado para o domingo, com saída do Cuca, às 7 horas da manhã. Percorrerá a rua Conselheiro Franco (antiga rua Direita), passando pela Igreja dos Remédios, praça Fróes da Mota, retornando pela rua Conselheiro Franco, praça da Bandeira rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó, praça da Matriz, encerrando o cortejo no Cuca.

FSA, 7/7/10
Assessoria Cuca/Uefs

Iniciação à Docência realiza ações de extensão e ensino

Possibilitar aos alunos dos cursos de licenciatura da Uefs a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras que sejam articuladas com as realidades locais das escolas é um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os participantes do programa, 112 alunos bolsistas da Uefs, desenvolvem atividades didático-pedagógicas em 9 escolas estaduais do Ensino Fundamental e do Médio.

Em reunião realizada na última quinta-feira (1º/7) para socialização e sintonização das experiências, os estudantes e representantes das escolas mostraram entusiasmo com o trabalho que vem sendo desenvolvido, pela receptividade que o programa está tendo nas escolas parceiras, envolvendo professores, alunos, pais e toda a comunidade.

Para o coordenador institucional do Pibid, Rubens Alves Pereira, o programa representa a missão da universidade em dar uma resposta à comunidade através do ensino e do serviço. “Inicialmente é feito um diagnóstico da escola, espaço físico e dos laboratórios, para o resgate de espaços inoperantes”, explica o coordenador.

Rubens acrescenta que o objetivo do Pibid também é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dessas escolas. Para isso, “os bolsistas devem conhecer e analisar o Projeto Pedagógico e, a partir dessa análise, fazer um levantamento de todos os aspectos das escolas, elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão para ser aplicado, como reforço, e novas metodologias”.

FSA, 06/07/2010
Ascom/Uefs

Engenharia Jr da Uefs doa faz doação de alimentos

A Engetec Engenharia Jr da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) cumpre o papel de Responsabilidade Social, desta vez em beneficio da Associação Feirense de Assistência Social (Afas), com a entrega dos donativos arrecadados no ato da inscrição para o III Encontro Técnico - Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos que aconteceu nos dias 09 e 10 de junho. A entidade está localizada rua Monsenhor Moisés de Couto s/n no bairro Campo Limpo.

Segundo funcionários da Afas, os alimentos abastecerão a entidade por aproximadamente um mês. Alimentos como arroz, feijão, farinha, açúcar, creme de milho, macarrão e café foram entregues. Houve também, sexta-feira (02), na sede da entidade, uma tarde de recreação e lazer com aproximadamente quarenta idosos residentes. Eles puderam aproveitar atividades como: músicas, jogos e integrações com os membros da empresa.

FSA – 6/7/10

Eneida Cerqueira recebe quinta o Título de Professor Emérito

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) outorga, quinta-feira (8), o Título de Professor Emérito à docente Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira em reconhecimento aos serviços prestados à ciência e à Instituição. A comunidade está convidada para o ato solene, às 16 horas, no anfiteatro do campus universitário.

Eneida Cerqueira aposentou-se em 2007 após 29 anos de serviços prestados à Uefs. Na época, ela exercia a função de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Natural de Fortaleza, CE, Eneida é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fez doutorado e pós-doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (USP).

No currículo, constam como funções: integrante da Comissão Interna de Biossegurança do Núcleo de Prevenção e Controle de Câncer Cérvico Uterino e Mama, do Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Bioética, do Conselho Administrativo, do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, além de professora do quadro permanente do Mestrado em Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia.

Com formação complementar em assuntos relacionados à Genética, por meio de cursos e atividades realizadas na Bahia e em outros estados, a professora possui uma série de prêmios e títulos, entre eles, o Prêmio Dulce Castellar, da Sociedade Brasileira de Citopatologia e o Prêmio Mandacaru de Iniciação Científica, concedido pela Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica.

O reconhecimento dos serviços prestados pela professora da Uefs transcende os muros da academia. Em 2007, a comunidade de Feira de Santana, através da Câmara de Vereadores, concedeu à professora o título de Cidadã Feirense e a Comenda Áureo Filho.

Ascom/Uefs - FSA, 6/7/10

"TV OLHOS D'ÁGUA" - DE FEIRA PARA O MUNDO

Em 2010, a TV Universitária da UEFS completa 13 anos de existência e 1 ano de WEB-TV. Para comemorar esta conquista, a Universidade Estadual de Feira de Santana tem a honra de convidar V. Sa para participar do I Encontro "A Universidade e a Produção de Conteúdos para a TV Pública", dia 13 de julho de 2010, à partir das 08:30 hs, no auditório 5 do módulo 7, no campus universitário, onde serão realizadas uma série de atividades acadêmicas e culturais, que incluem o lançamento da nova identidade visual da TV que passará a se chamar “TV Olhos d’água”.

Confira a programação:

Mostra de filmes Luz, câmera: Televisão! 13 anos de TV Universitária e 1 ano de WebTV
Dia: 05/07/2010
Local: Biblioteca Central Julieta Carteado - Projeto Imagens: cinema na Uefs

Palestra “A Universidade e a Produção de Conteúdos para a TV Pública”

Palestrante: Pedro Ortiz (diretor da TV USP)
Dia: 13/07/2010
Horário: 08:30 hs
Local: Auditório 5 do módulo 7

Oficinas (CH 04 horas)
Dia: 13/07/2010
Horário: 14:00 às 18:00 hs

· Oficina de Linguagem Cinematográfica (15 vagas) - sala 17 - Anexo do Módulo 2
· Oficina de Photoshop (15 vagas) - MT 43 - Módulo 4
· Oficina de Documentário (15 vagas) - MT 24 - Módulo 2
· Oficina de Fotografia (15 vagas) - Sala do Mestrado em Desenho - Anexo do Módulo 2

Atividades artísticas e Culturais

Dia: 13/07/2010
Horário: 17:00 às 21:00 hs
Local: Hall do Auditório Central

· Exposição Fotográfica
· Exposição de serigrafia
· Apresentação de Cordel
· Apresentação do grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha
· Apresentação da banda Clube de Patifes

Exposição de pôsteres da TV Olhos d’água: a TV Universitária da UEFS
Dias: 21 a 30/07/2010
Local: Biblioteca Central Julieta Carteado

TV Universitária da Uefs
www.uefs.br/tvuefs
75 3224 8205

Artista plástico inova técnica de Da Vinci em superfície de vidro

Com a utilização de uma técnica pioneira que dá nova roupagem ao “chiaroscuro” (palavra italiana para definir luz e sombra ou, mais literalmente, claro-escuro), o artista plástico feirense Neliuson Melo desperta a atenção de críticos e especialistas em Artes. O artista inovou a técnica do “chiaroscuro”, ao substituir em suas obras as tradicionais telas por superfícies de vidro.

Parte das obras está em exposição até 19 de julho, no hall do prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), despertando olhares atentos de professores, alunos e visitantes.

O “chiaroscuro” é uma das estratégias inovadoras da pintura de Leonardo Da Vinci, pintor renascentista do século XV, junto ao sfumato (técnica de sombreamento). “O ‘chiaroscuro’, define os objetos representados sem usar linhas de contorno, apresentando apenas contraste entre as cores do objeto e do fundo, produzindo uma imagem em perspectiva”, explica Neliuson Melo.

Os contrastes que dão forma às imagens prendem a atenção do público pela sua simplicidade e, em algumas situações, permitem ambigüidade na sua interpretação, de maneira que proporcionam uma interação entre a obra e o apreciador.

A veia artística de Melo surgiu em 1992, a partir de trabalhos em objetos de decoração. Com o desejo de criar algo diferente em homenagem aos seus filhos, Catharina e Levi, iniciou uma pesquisa que, despretensiosamente, o encaminharia em direção a uma das muitas vertentes artísticas de Leonardo Da Vinci.

O artista desenvolveu a técnica do “chiaroscuro” em vidro a partir de 2007, despertando a admiração das pessoas e passou a receber convites para exposição pública do seu trabalho em faculdades, escolas e eventos culturais.

Contato com o artista pode ser mantido através do e-mail neliusonmelo@hotmail.com.

FSA, 30/6/10
Everaldo Goes – Ascom/Uefs.

Uefs divulga o resultado final do concurso público

A Universidade Estadual de Feira de Santana divulgou o resultado final do concurso público 2010 de provas e títulos. A lista com a classificação dos aprovados está disponível no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções. No momento oportuno, a Uefs vai divulgar a relação dos convocados para apresentação dos documentos exigidos em edital.

Ascom/Uefs
FSA, 30/6/10

Uefs e Prefeitura de Feira estudam parcerias em cultura e educação

(Secom/PMFS) - A Prefeitura de Feira de Santana e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão avaliando possibilidades de novas parcerias visando a promoção de eventos, tanto na área cultural quanto educacional. Algumas propostas foram apresentadas ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo reitor da Universidade, José Carlos Barreto, na manhã desta quarta-feira (30).

Dentre as propostas, a promoção do Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, no período de 15 a 21 de agosto, no campus universitário; outro evento marcando o ano da biodiversidade, no mês de outubro; o Festival Literário Cultural com a 3ª Feira do Livro, de 18 a 22 de agosto, na praça João Barbosa de Carvalho; e o desfile do Bando Anunciador, no dia 11 de julho, com palestra sobre o evento na quinta-feira (8).

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a disposição do Governo Municipal estreitar a parceria com a Uefs na promoção de ações voltadas para o incentivo à cultura e também à educação. Destacou os avanços que estão sendo empreendidos nas escolas da rede pública municipal, com a total informatização do sistema a partir do próximo ano.

Durante a audiência, no Paço Municipal Maria Quitéria, também estiveram presentes a diretora do Departamento de Biologia, Iara Crepaldi; assessora de Relações Institucionais da Uefs, Raquel Vale; e os estudantes Tiago Dias, Artur Lucchese e Kallin Sampaio, do Diretório Acadêmico de Biologia.

FSA, 30/6/10

Em 2010, a TV Universitária da UEFS completa 13 anos de existência e 1 ano de WEB-TV, realizando o I Encontro "A Universidade e a Produção de Conteúdos para a TV Pública", com uma série de atividades acadêmicas e culturais, que incluem o lançamento da nova identidade visual da TV que passará a se chamar “TV Olhos d’água”, em homenagem as origens da cidade de Feira de Santana.

Confira a programação no site www.uefs.br/tvuefs

TV Universitária da Uefs
www.uefs.br/tvuefs
75 3224 8205

Eneida Cerqueira vai receber o título de Professor Emérito da Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai outorgar o Título de Professor Emérito à docente Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira em reconhecimento aos serviços prestados à ciência e à própria Instituição. A Uefs conta com a presença da comunidade no ato solene que acontecerá em 8 de julho de 2010, às 16 horas, no anfiteatro do campus universitário.

Eneida Cerqueira aposentou-se em 2007 após 29 anos de serviços prestados à Uefs. Na época, ela exercia a função de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Natural de Fortaleza, CE, Eneida é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fez doutorado e pós-doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (USP).

No currículo, constam como funções: integrante da Comissão Interna de Biossegurança do Núcleo de Prevenção e Controle de Câncer Cérvico Uterino e Mama, do Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Bioética, do Conselho Administrativo, do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, além de professora do quadro permanente do Mestrado em Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia.

Com formação complementar em assuntos relacionados à Genética, por meio de cursos e atividades realizadas na Bahia e em outros estados, a professora possui uma série de prêmios e títulos, entre eles, o Prêmio Dulce Castellar, da Sociedade Brasileira de Citopatologia e o Prêmio Mandacaru de Iniciação Científica, concedido pela Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica.

O reconhecimento dos serviços prestados pela professora da Uefs transcende os muros da academia. Em 2007, a comunidade de Feira de Santana, através da Câmara de Vereadores, concedeu à professora o título de Cidadã Feirense e a Comenda Áureo Filho.

FSA, 21/6/10
Ascom/Uefs.

Modernista inglês localiza pela internet obra exposta na Uefs

A facilidade proporcionada pelas ferramentas da internet possibilitou o reencontro de um artista inglês com um quadro pintado por ele em 1966 e exposto no Museu Regional de Arte (MRA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Trata-se do modernista britânico Antony Donaldson que visualizou a obra Orange-Square no Museu Virtual do Jornal Feira Hoje (www.feirahoje.com.br). O Jornal publica obras do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e da Pinacoteca de Artistas Feirenses da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Depois do contato por e-mail de Antony Donaldson com o editor do Feira Hoje, Everaldo Goes, foi possível corrigir dois equívocos envolvendo a obra Orange-Square. O quadro era exposto numa posição incorreta, “deitada”, o que foi reclamado por Donaldson. Everaldo Goes, que é assessor de Comunicação da Uefs, verificou que o erro foi originado a partir de publicação antiga, editada por um museu em Salvador, BA.

Everaldo Goes conta que notou outro equívoco, desta vez no site de Donaldson (www.antonydonaldson.com). O artista inglês, ao fazer referência à imagem do quadro Orange-Square, indicava que a obra estava exposta no inexistente “Museu Port Allegre”, e não no Museu Regional de Artes da Uefs.

Comunicado sobre o fato, Donaldson corrigiu o equívoco e enviou nova mensagem explicando que a referência do museu havia sido passada pelo marchand que tomava conta do acervo na Inglaterra enquanto ele passava uma temporada em Los Angeles, EUA. O marchand foi o responsável pela venda do Orange-Square, em 1967. “Fico satisfeito em saber a localização exata do quadro”, afirmou o artista britânico.

O Museu Regional de Arte

O Arcevo Inglês do MRA constitui-se na única coleção de artistas modernos ingleses em um museu brasileiro, num total de 30 obras em óleo sobre tela, acrílico sobre tela, óleo sobre eucatex, esmalte sobre metal, técnica mista sobre eucatex e técnica mista sobre papel. O Museu abriga uma expressiva coleção da arte contemporânea inglesa, mais precisamente das décadas de 1950 e 1960.

Chamado originalmente de Museu Regional de Feira de Santana, o MRA nasceu com um acervo de artes plásticas no qual figurava a maioria dos artistas modernistas brasileiros de destaque, incluindo baianos e feirenses. Compunha a coleção, também, uma seção destinada à cultura regional, constituída por artefatos característicos da chamada “cultura do couro”, que ilustravam o cotidiano do homem sertanejo e remetiam às origens do povo de Feira de Santana. Hoje, este material faz parte do acervo do Museu Casa do Sertão, no campus da Uefs.

O objetivo de Assis Chateaubriand, então embaixador do Brasil na Inglaterra e idealizador do MRA, era possibilitar a descentralização de museus, viabilizando a interiorização da arte, o incentivo a novos talentos, além de criar um espaço de lazer e educação que favorecesse a apreciação de obras de arte. O Museu abriu as portas ao público em 1967 e foi incorporado à Uefs em 1985.

FSA, 21/6/10
Vivian Leite - Ascom/Uefs.

Uefs convoca mais três habilitados em concurso

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convoca mais três candidatos para a segunda fase do concurso público 2010 que teve as provas aplicadas em 6 de junho. Os candidatos são: Carolina Cavalcante, Tatiane Souza Santos e Lazaro Augusto Garcia Castro, habilitados para analista universitário, área de Biblioteconomia.

Os convocados têm até as 18 horas do dia 22 de junho de 2010 para apresentação dos títulos, na sala da Coordenação de Seleção e Admissão – Prédio da Administração Central, campus universitário.

Esta convocação é em função de recurso impetrado e julgado procedente, que anulou a questão 65 da prova específica, sem prejuízo ou benefício para os demais candidatos.

Todas as etapas do concurso público 2010 da Uefs estão disponíveis no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções.

FSA, 18/6/10
Ascom/Uefs

Lançada a proposta preliminar do novo Estatuto da Uefs

A Comissão Geral da Estatuinte lançou, nesta quinta-feira (17), a Proposta
Preliminar do Novo Estatuto da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
para apreciação das comunidades interna e externa. O conteúdo apresentado é
resultado de trabalho das subcomissões temáticas, iniciado em dezembro de 2007
diante da necessidade de um novo texto já que o Estatuto em vigor, elaborado em
1976, é considerado defasado.

A Proposta é uma referência para que professores, estudantes e técnicos
administrativos, além da comunidade externa, encaminhem sugestões e participem
das discussões.

Durante o lançamento do caderno, em solenidade realizada no campus, estiveram
presentes membros de todos os segmentos da comunidade universitária,
professores, alunos e funcionários.

O diretor do Departamento de Física, professor doutor Franz Peter Alves,
destacou que o novo Estatuto da Uefs é construído a partir dos anseios de todos
os atores, não se constituindo numa imposição de pequenos grupos e interesses.
Para o diretor do Departamento de Tecnologia, professor doutor Renato Souza
Cruz, a publicação do caderno de Proposta Preliminar vai impulsionar ainda mais
o processo estatuinte a partir da base apresentada no documento.

O caderno será distribuído dentro e fora do campus. Qualquer pessoa, tanto da
comunidade interna como da externa, poderá solicitar o documento. Ainda esta
semana, o documento será disponibilizado eletronicamente, no portal www.uefs.br.
Informações na sala da Comissão Geral da Estatuinte, localizada no CAU 3,
campus universitário, e pelo telefone (75) 3224-8400.

FSA, 17/6/10
Ascom/Uefs

Comunidade debate a implantação do Instituto Universidade Popular

A metodologia a ser implantada no Instituto Universidade Popular da Bahia (Unipop) está sendo discutida nesta segunda e terça (14 e 15) na Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento conta com a participação de professores, representantes de movimentos sociais, do poder público, da sociedade civil, da Uefs, Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O diálogo é promovido pelo Instituto de Cooperação Belgo-brasileira para o Desenvolvimento Social (Disopbrasil) em articulação com as três universidades Uefs, Uneb e UFRB. O principal objetivo é discutir formas de execução do Projeto Unipop.

A Unipop é uma proposta de articular as boas práticas de formação de lideranças com conteúdo voltado para o desenvolvimento territorial, gestão político-institucional das entidades parceiras e elaboração e gestão de projetos com base na formação adequada às diversas realidades das pessoas para então construir o desenvolvimento sustentável.

Segundo o presidente da Universidade Popular, o professor da Uefs Ildes Ferreira, “é preciso que se privilegiem métodos que valorizem o conhecimento adquirido do aluno voltado para os expoentes movimentos sociais”. E acrescenta: “Nos cursos tradicionais, a metodologia é de repasse de conhecimento. Queremos fazer o caminho inverso, ajudar a produzir o conhecimento”, ressaltando a importância da metodologia da alternância.

Na segunda-feira o evento foi realizado durante todo o dia na Sala de Educação Ambiental da Uefs. Terça, dia, as discussões serão realizadas pela manhã no prédio da Pós-graduação no 2º módulo do Campus Universitário.

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
15 de junho de 2010.

Arte de Antonio Brasileiro no Museu e Galeria do Cuca

Ele é brasileiro também no nome. Baiano, feirense de coração e nascido em Rui Barbosa, o artista plástico e escritor Antonio Brasileiro abre a exposição “20 Anos de Pintura”, na próxima quinta-feira (17), a partir da 19h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). São mais de 40 anos dedicados às artes plásticas, mas nesta exposição, que se estende até 6 de agosto, o artista vai mostrar os trabalhos produzidos nas últimas duas décadas.

A mostra, que vai ocupar as salas do Museu Regional de Arte e a Galeria Carlo Barbosa, reúne cerca de 150 quadros, óleo sobre tela, cuja temática está fortemente ligada a figuras humanas (ciclistas, músicos, grupo de pessoas e caras que parecem dizer alguma coisa), “o ser humano em atividade” como define o artista.

Antonio Brasileiro começou a escrever e a pintar quase ao mesmo tempo. Aos 13 anos já escrevia e aos 18 iniciou nas artes plásticas. Autodidata, só a partir dos 40 anos de idade, nos idos de 1980 começou a pintar profissionalmente. Para ele, pintura e literatura estão entrelaçadas. “Há quem diga que minha pintura parece com o que eu escrevo”, revela.

Hoje, somente em Feira de Santana, cidade onde reside desde 1972, Brasileiro contabiliza aproximadamente 350 trabalhos distribuídos entre colecionadores, lugares públicos e instituições. Mas confessa que é a leitura que ocupa a maior parte do seu tempo. “Adoro ler, desde obras de literatura até línguas estrangeiras vivas e mortas, filosofia, história e muito mais”, frisa.

A exposição é também uma forma de a Universidade homenagear o artista, segundo Selma Oliveira, diretora do Cuca. Em 2004, a Uefs promoveu um Colóquio sobre a obra do escritor, com atividades acadêmicas durante dois dias. Desta vez é o reconhecimento como artista plástico. O evento é também uma homenagem pela posse na Academia de Letras da Bahia (ALB), ocorrida na quinta-feira passada (10), quando Brasileiro assumiu a Cadeira 21, antes ocupada por Jorge Amado e Zélia Gattai.

“Fiquei muito feliz com a honraria. O convite vinha de muitos anos e eu sempre me esquivando. Até que eu não pude mais fugir. Foi uma solenidade bonita, uma honra para mim. Acho que é bom para a cidade, não deixa de ser um olhar para o interior”, comemora. Ele é o primeiro membro da A0BL residente em uma cidade do interior baiano.

Brasileiro é o quinto ocupante da cadeira 21. O primeiro foi um feirense, Filinto Bastos. O segundo, Fernando São Paulo, também de Feira de Santana, foi eleito, mas não chegou a tomar posse. “Como pode ver, o sangue feirense está nessa Cadeira”, salienta o escritor, que já foi citado em romance de Jorge Amado, na obra “O Sumiço da Santa”.

Com formação em Ciências Sociais pela UFBA, mestre e doutor em Letras e atualmente Professor Titular Pleno da Uefs, onde leciona Teoria da Literatura, Brasileiro gosta mesmo é de ensinar. “Adoro dar aulas, o convívio com os alunos é muito estimulante, me revigora”, completa. Ele tem 24 livros publicados, entre contos, poesias, ensaios e romances.

Feira de Santana, 14 de junho de 2010.
Socorro Pitombo – Ascom/Cuca/Uefs

DIA 09-06-2010 11:00 h, NO ANFITEATRO DO MÓDULO II DA UEFS
LANÇAMENTO DA REVISTA SITIENTIBUS/LETRAS E ARTES DE Nº 40

Durante a abertura da II Jornada de Produção Científica da Graduação e da Pós-Graduação do DLA, estará sendo lançado o nº 40 da REVISTA SITIENTIBUS, que tem como objetivos: estimular, editar, promover e divulgar a produção científica e artística da academia, nas diversas áreas do conhecimento, assim como, apoiar o ensino de graduação e pós-graduação, possibilitando o intercâmbio com outras instituições universitárias e culturais nacionais e internacionais. Desse modo, o acervo da Biblioteca Central Julieta Carteado tem crescido. O pioneiro veículo de difusão cultural, de conhecimento e reconhecimento público, do que se produz na UEFS, constituindo uma publicação de aceitação nacional e internacional, alcançando abrangência sempre maior, editada semestralmente.
A REVISTA SITIENTIBUS é a primeira revista da UEFS, criada em 1982, projeto do professor e poeta Raymundo Luiz Lopes, na gestão do Reitor José Maria Nunes Marques. Desde o primeiro número, conforme diz o editor, Raymundo Luiz, a revista tem publicado também textos de autores de outras instituições, como por exemplo, Luiz Navarro de Brito(ex-Professor da UFBA e ex-membro do CFE), Profa. Isaura Belloni(UnB), Divaldo Franco ( Mansão do Caminho), João Lamarck(UFBA), Antônio Câmara(Ufba), Joselice Macedo(UFBA), Larry Ronald Noblick(biólogo americano), Cora Pedreira (Ufba), George Alákija (médico psiquiatra), José Leonardo Gonçalves(USP), Denise Dal Molin(USP), Jorge Nóvoa(UFBA), o Professor Emérito da UFBA e diretor do Jornal A Tarde, Edivaldo Boaventura que tem participado de Sitientibus, desde os primeiros tempos e há bastante tempo nos honra como membro do Conselho Editorial e mais e mais... A edição de número 40, dedicada ao Departamento de Letras e Artes, é uma amostra de parte significativa da produção acadêmica daquele departamento, traz 12 artigos de professores dos cursos de graduação e pós-graduação, com enfoque em assuntos da área da literatura e das artes.
A revista apresentou no projeto e na prática, algo inovador, a Seção Literária, tendo descoberto vários alunos escritores que nunca tinham publicado seus textos, afora editar outros já conhecidos. Também uma proposta inovadora, na época, a publicação de trabalhos de artistas plásticos da região, colocando-os no circuito universitário, bibliotecas, etc. Tal iniciativa levei também para a revista da Academia Feirense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, quando era responsável pela edição das revistas e assim o fiz.
A revista tem registro/indexações no IBICT, nos Sumários Correntes Brasileiros( anos 80), na Biblioteca Nacional, nos Periódicos Capes, nos Sumários Org., no Latindex.unam. As capas foram idealizadas por Robérico Celso Santos e Edson Ferreira. A diagramação coube ao funcionário Regivaldo Rios e na Direção do DLA, um importante apoio de Geraldo Ferreira Lima (Diretor) e Mávis Kaipper (Vice). É o quinto volume lançado na gestão do Reitor José Carlos B. Santana e Washington Moura, Vice-Reitor.

Jornada na Uefs expõe a produção Departamento de Letras e Artes

O Departamento de Letras e Artes da Uefs realiza, desta quarta até sexta (9 a 11 de junho), a II Jornada de Produção Científica da Graduação e Pós-Graduação do DLA. A abertura está prevista para as 9h com a apresentação do Coral UEFS. Às 11h será lançada a edição temática dedicada a Letras e Artes da Revista Sitientibus. As atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro e nos auditórios 1 e 2 (módulo 1º).
A II Jornada de Produção Científica é um evento conjunto dos cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo não está restrito à apresentação de trabalhos realizados pelos discentes das duas modalidades de estudo, “mas se constitui numa porta aberta para o encontro com as múltiplas formas e conteúdos que tanto as letras quanto as artes nos oferecem através da diversidade de manifestações e modalidades de abordagens”, salienta o professor Geraldo Lima, coordenador do DLA.
O evento é visto como uma oportunidade para interação dos alunos dos cursos de Letras e Artes. “Trata-se de um verdadeiro laboratório de idéias que possibilita a práxis e o encontro do conhecimento como meio de transformação da realidade, sobretudo aquela na qual a Uefs e seu entorno estão inseridos”, afirma Geraldo Lima.
FSA, 8/6/10.
Ascom/Uefs

Engetec Jr da Uefs promove encontro técnico de engenharia

A Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Engetec Jr. Uefs) promovem o 3º Encontro Técnico em Engenharia. O evento, previsto para 9 e 10 de junho, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional e aproximar o estudante das respectivas áreas de trabalho.

No primeiro dia, das 9h30 às 12h30, serão abordados assuntos relacionados à Engenharia Civil e áreas afins. Na oportunidade o engenheiro José Luiz Souza ministrará palestra sobre o tema Tecnologias Utilizadas nas Construções de Baixa Renda pela R. Carvalho, empresa da qual é gerente de Engenharia. Em seguida, o engenheiro civil Helder Carneiro, da empresa Delta Construções, fará palestra com o tema Transposição do Rio São Francisco: Tecnologia e Projeto em Engenharia.

No dia seguinte, das 16h30 às 19h30, as palestras serão direcionadas à Engenharia de Alimentos e áreas afins. A professora doutora da Elisa Teshima, da Uefs, vai abordar a Aplicação de Microorganismos na Tecnologia de Alimentos. Depois, o graduando em Engenharia de Alimentos Carlos Geilson Júnior vai tratar do tema Bombas: Funcionamento e Aplicações.

As atividades serão desenvolvidas no auditório do módulo 4 da Uefs. Outras informações através do telefone (75) 3224-8139 ou do e-mail contato@engetecjr.com. A Engetec Jr. Uefs está localizada no CAU 2 do campus universitário.

FSA, 31/5/10
Ascom/Uefs

Uefs dá início às aulas do Universidade para Todos

Começaram nesta segunda-feira (31) as aulas do Projeto Universidade para Todos (UpT). A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) lembra aos alunos que as aulas são ministradas no mesmo local e horário de realização da matrícula.

Até a distribuição do fardamento, os estudantes podem assistir às aulas com outras vestimentas, mas devem portar o crachá que será entregue em sala de aula. Os módulos já estão prontos e também serão distribuídos esta semana.

Em Feira de Santana, foram matriculados 1.560 alunos que terão direito a isenção da taxa do vestibular 2011.1 da Uefs e acesso a meia passagem no transporte coletivo. Os benefícios estão condicionados à frequência mínima de 75% das aulas. O calendário do UpT prevê aulas até 18 de dezembro de 2010.

FSA, 31/5/10
Ascom/Uefs.

Uefs e Funai querem fortalecer o apoio ao índio universitário

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) poderão firmar parceria para fortalecer a política de permanência de alunos indígenas, já desenvolvida pela Universidade. O assunto foi tratado em reunião ocorrida na sexta-feira da semana passada na Uefs entre o vice-reitor Washington Almeida Moura, o representante da Coordenação de Educação Indígena da Funai, Gustavo Almeida, e representantes de comunidades indígenas.

As ações afirmativas da Uefs voltadas para os alunos indígenas foram consideradas, pelo representante da Funai, como um exemplo para outras universidades. Gustavo Almeida, entusiasmado, afirmou que a Uefs é a única instituição do país a oferecer residência exclusiva para o índio, contribuindo para a inserção social de grupos historicamente excluídos.

Segundo o vice-reitor Washington Moura, “firmada a parceria com a Funai, a expectativa da Uefs é de conseguir recursos para ampliar a capacidade da residência do indígena”. Ele espera apoio financeiro através de Políticas Públicas do Governo Federal para a oferta de bolsas para os indíos.

A Funai se comprometeu em divulgar a política de ações afirmativas desenvolvida pela Uefs com o objetivo de atrair estudantes indígenas para a instituição, tendo em vista o vestibular de 2011, já que nos vestibulares anteriores as vagas oferecidas para esse e outros grupos não foram totalmente preenchidas.

A política de ações afirmativas da Uefs prevê 50% das vagas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos da 5ª a 8ª série na rede pública. Destas vagas, 80% são destinadas a alunos que se declararem afro-descendentes. Além disso, são destinadas duas vagas a mais, por curso, para alunos de comunidades indígena e quilombola.

FSA, 28/05/2010
Ascom/Uefs

34 ANOS DE UEFS
PARABÉNS FEIRA DE SANTANA

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) José Carlos Barreto e o vice-reitor Washington Almeida Moura, estão convidando a comunidade para as comemorações dos 34 anos da Instituição, no dia 31 de maio. Haverá apresentação cultural da Orquestra Sanfônica de Aracaju, às 19 horas, no Auditório Central, campus universitário.
Está prevista, também, uma palestra do professor Naidson de Quintella Baptista sobre o tema: “A UEFS e seu Contexto: do projeto à realidade”.
A ORQUESTRA SANFÔNICA
Encontro de três gerações, com integrantes na faixa etária dos 19 aos 67 anos, a Orquestra Sanfônica de Aracaju conta com a participação de 26 artistas, dentre os quais duas mulheres. São 22 sanfoneiros, três percussionistas e um baixista, sob a regência do músico Evanilson Vieira da Silva. Um dos destaques da orquestra é Robertinho dos Oito Baixos, filho dos forrozeiros Clemilda e Gerson Filho.
O repertório da Sanfônica passeia pela leveza da bossa nova, a ginga do frevo, a sensualidade do tango argentino e pelo calor do autêntico forró. Canções como Feira do Mangalo, Tico-Tico no Fubá, Asa Branca, Bossa Wave, o tango La Cumparsita e o frevo Vassourinha encantam a todos que têm a oportunidade de assistir a apresentação do grupo.
Formada por músicos e professores da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, a Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA) foi criada em 2007, com o objetivo de atrair novos acordeonistas e levar para a sociedade o que há de mais representativo na cultura nordestina: a sanfona.
Desde sua criação, a orquestra vem trilhando um caminho de sucesso na música instrumental e se transformou em um produto turístico cultural, participando de eventos importantes, tais como o Congresso da ABAV – Feira das Américas - RJ/2007; Festival do Nordeste - Brasília/2008; Festival Internacional da Sanfona - Juazeiro do Norte/2009, entre outros. Também participou do Programa Altas Horas/Rede Globo-SP/2010.
FUNÇÃO SOCIAL
Ao longo dos 34 anos de implantação, a UEFS tem se aprimorado na formação de cidadãos capazes de desempenhar o papel na definição dos destinos da sociedade brasileira. “Busca-se preparar os egressos para o exercício de liderança profissional, intelectual e social, no sentido de realização pessoal e de participação ativa nas ações de combate às desigualdades sociais”, salienta o reitor José Carlos Barreto.
Fiel à indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, a UEFS tem alavancado atividades de Pesquisa e Pós-Graduação e a interação com a sociedade. Através dos programas de Extensão e Cultura, a Instituição tem transformado positivamente a realidade de diversos municípios, em especial do semi-árido baiano, principalmente nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, qualificação profissional, atividades interdisciplinares e fomento à emersão de novos talentos e preservação da cultura e das tradições nordestinas.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

Tudo pronto para a final do 3º Festival de Sanfoneiros

Tudo pronto para o 3ª Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte-Cuca/Uefs. O evento acontece na próxima sexta-feira (28), a partir das 19h, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim. A grande expectativa do Festival é a apresentação de Elton Dheime Machado Mascarenhas, de apenas 12 anos de idade, representando a cidade de Rafael Jambeiro.

Além de Elton, estão selecionados para o Festival, os sanfoneiros Arcênio Araújo, Carlos Alves de Souza Neto, Cezário Francisco dos Reis, Enok Marques dos Santos, Francisco Eduardo Barbosa da Costa, Igor Cavalcante de Araújo, José Roberto de Souza Rosário, José Tadeu de Oliveira Filho, Luciano Reis de Jesus, Neilson Sérgio de Oliveira e Valério José do Carmo.

Ao todo, foram 45 inscritos, não só da Bahia, mas também de outros estados, como Igor Araujo, de Serra Talhada (PE). De Feira de Santana se inscreveram Antonio Ramos, Argemiro Rodrigues, Carlos Neto, Luiz Andrade, Raul Lima, Sandro Costa, Neusa Carneiro, Valdecir Souza e Valério Carmo.

Novos talentos

Mas o Cuca também recebeu inscrições de outras cidades baianas, como Santo Estevão, Santa Luz, Serra Preta, Conceição de Maria, Água Fria, Santa Bárbara, Salvador, Euclides da Cunha, Cipó, Riachão de Jacuipe e Uauá.

Para Selma Oliveira, diretora do Cuca, o Festival tem alcançado o objetivo maior que é manter acesa a tradição do sanfoneiro dentro da cultura nordestina e dar espaço para o surgimento de novos talentos. “E isso nós estamos conseguindo, pois entre os inscritos, sobretudo neste ano, há muitos jovens, como é o caso de Elton Mascarenhas”, frisou.

Os três primeiros colocados serão escolhidos por um corpo de jurados composto por profissionais de reconhecido conhecimento em música e tradições nordestinas e receberão prêmios em dinheiro e troféus. Caberá ao 1º lugar R$3.500,00; 2º lugar R$ 2.500,00; e ao terceiro colocado R$1.500,00. A novidade este ano, é o prêmio especial júri popular, no valor de R$ 1000,00, cabendo ao público presente escolher o melhor sanfoneiro nesta categoria.

Feira de Santana, 24 de maio de 2010.
Socorro Pitombo
Assessoria Cuca/Uefs

Selo celebra convênio entre a Uefs e Fundação Pedro Calmon

Um convênio de cooperação firmado entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia –, com vigor até março de 2012, vai publicar obras já esgotadas das áreas de ciências humanas, cultura, literatura e saúde, através do Selo Editorial Obras Raras da Cultura.

O primeiro livro do convênio será lançado nesta quarta-feira (26), às 17 horas, na Academia de Letras da Bahia, localizada na Avenida Joana Angélica, 198, bairro Nazaré, no Palacete Góes Calmon. “Jana e Joel” é uma novela publicada em 1909 pelo baiano Xavier Marques. A novela foi aclamada pela crítica como a obra mais interessante do autor.

“As republicações são fiéis às edições esgotadas, sem modificação alguma ao livro original”, salienta o professor Evandro Nascimento, chefe de Gabinete da Reitoria da Uefs. O convênio estabelece que a Fundação Pedro Calmon é responsável pelo custeio na produção gráfica. Caberá à Uefs a distribuição das obras.

Em séries alternadas, a Fundação e a Universidade através da UEFS Editora indicam obras raras para a publicação. “Jana e Joel” e o livro “História dos Governadores da Bahia da Primeira República” de Moniz Aragão – este último, ainda sem data de lançamento – foram indicados pela Fundação e os dois próximos livros serão indicados pela Uefs.

Por conta disso a UEFS Editora abriu consulta à comunidade para indicação de livros que representem um valor simbólico e cultural significativo para a cultura baiana, a fim de que o Conselho Editorial possa avaliar e selecionar obras para publicação. As propostas devem ser enviadas para o e-mail editora@uefs.br.

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
24 de maio de 2010.

Uefs realiza seleção para transferência de alunos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve até 31 de maio para o processo seletivo de alunos transferidos. São oferecidas 70 vagas em nove cursos. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

As vagas são para os cursos de Biologia (11), Economia (5), Enfermagem (1), Engenharia de Alimentos (30), Física (10), História (5), Letras com Espanhol (2), Letras com Francês (3) e Letras com Inglês (3).

As provas serão aplicadas no dia 20 de junho de 2010, nas disciplinas Língua Portuguesa, Redação e Conhecimentos Básicos Específicos referentes ao primeiro semestre do curso correspondente na Uefs. O candidato deve ler a íntegra do edital da transferência, também disponível na internet.

FSA, 25/5/10
Ascom/Uefs

Concurso público da Uefs tem mais de cinco mil inscritos

O concurso público da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para preenchimento de vagas do quadro de funcionários apresenta 5.288 inscritos. São 4.275 candidatos para o cargo de técnico administrativo, 882 para analista universitário, 78 para técnico de editoração, design, arte final e gráfica, 29 para audiovisual e 24 para cinegrafista.

Para o coordenador de Seleção e Admissão da Uefs, Carlos Costa Bichara Filho, as inscrições estão dentro da expectativa, “mesmo com o pouco tempo que a instituição teve para elaboração do edital e divulgação do concurso, em função dos prazos relativos ao ano eleitoral”. As provas serão aplicadas no campus da Uefs em 6 de junho de 2010.

FSA, 25/05/2010
Ascom/Uefs

A UEFS e o CUCA tem a satisfação de convidar para a comemoração dos 34 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana e para o III Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana.

Festival de Sanfoneiros - 28/05 - Sexta-feira
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim às 19 h

34 anos da UEFS - 31/05 - Segunda-feira
Local: Auditório Central da UEFS às 19 h

Grupo Redescoberta realiza missa na Uefs quarta-feira

O Grupo Redescoberta, composto por alunos universitários católicos de diversas instituições de ensino, realiza, quarta-feira (26), missa no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), às 18h30, no auditório 1, módulo 1º. O evento integra ações de evangelização com a proposta de demonstrar a possibilidade de coexistência entre ciência e fé nos meios acadêmicos, conforme salienta a coordenadora do Redescoberta, Rosane Coutinho.

O grupo Redescoberta, criado em Feira de Santana por um casal de médicos há 16 anos, faz parte da pastoral universitária da paróquia Senhor dos Passos. Em 2008 foi implantado na paróquia da Ressurreição do Senhor em Ondina, em Salvador.

Com o lema “Só em Cristo há felicidade total!”, o grupo realiza ações sociais fora dos muros das universidades, como dia das crianças em orfanatos e comunidades carentes e dia do idoso.
FSA, 24/5/10
Ascom/Uefs.

Documentário Trilogia do Reggae premiado no Bahia Afro Film

O vídeo-documentário Trilogia do Reggae, dos cineastas Volney Menezes e Johny Guimarães, está entre os trabalhos vencedores do 3º BAFF (Bahia Afro Film Festival), evento de nível internacional realizado de 13 a 23 de maio, em Cachoeira. O filme foi premiado na categoria Melhor Música. A obra registra a trajetória de Dionorina, Gilsam e Jorge de Angélica, três expressões da música reggae em Feira de Santana.

O Trilogia do Reggae foi contemplado com o Troféu Maestro Abolicionista Tranquilino Bastos. O maestro cachoeirano era uma das referências da música na cidade, sendo fundador da Filarmônica Euterpe Ceciliana. Os autores também foram receberam Menção Honrosa de Incentivo à Produção Regional para o curta-metragem Reconvexo.

O filme, com 46 minutos de duração, documenta a vida dos três artistas desde que se conheceram no bairro Rua Nova, um dos redutos do reggae em Feira de Santana. O show foi o montado em 2009, por iniciativa do Cuca, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Depois o show foi apresentado na praça principal da Rua Nova e fez sucesso no Carnaval de Salvador, no Pelourinho e na Micareta de Feira. Antes, foi apresentado durante a abertura oficial das aulas da Uefs.

FSA, 24/5/10
Geraldo Lima
Assessoria Trilogia do Reggae

Desenvolvimento regional é tema de Fórum de Reitores em Ilhéus

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, participa do 46º Fórum Nacional de Reitores promovido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que acontece entre segunda (24) e quarta-feira (26), em Ilhéus, no sul da Bahia. Para o reitor, o tema do evento, O Papel das Universidades Estaduais e Municipais no Desenvolvimento Regional, está diretamente relacionado às ações desenvolvidas pela Uefs no contexto econômico, social e cultural do semi-árido baiano.

A Abruem convidou para o evento, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca. Ele vai apresentar propostas de contribuição de instituições de ensino superior italianas para o Ano da Itália no Brasil, em 2011. Neste sentido, várias instituições italianas já foram visitadas por representantes da Abruem.

A programação do Fórum prevê abertura para as 20h desta segunda-feira. Terça-feira, às 9 horas, os trabalhos serão abertos com a conferência Inovação nas Empresas e Sociedade proferida pelo professor doutor Ronaldo Mota, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia. A programação está disponível no portal www.abruem.org.br.

FSA, 24/5/10
Ascom/Uefs.

Pedagogia em Educação Física será tema de debate na Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Esportes e Lazer (Lepel), promove nos dias 25 e 26 de maio, o 2º Ciclo de Formação Pedagógica em Educação Física.

Com o tema Avaliação e o Trato com o Conhecimento da Cultura Corporal, o evento objetiva aprofundar o debate sobre a avaliação em educação física e outras áreas da educação, analisando a realidade e apontando novas possibilidades. O público-alvo são estudantes, professores e pesquisadores de educação/educação física e pessoas que se interessem pelo assunto.

O II Ciclo de Formação Pedagógica em Educação Física “procura apresentar um debate pouco presente no campo da educação física escolar e que diz respeito aos processos de avaliação no trato com o conhecimento da cultura corporal” afirma o professor Wellington Araújo, organizador do evento. “Queremos contribuir com a discussão pedagógica na área da educação, educação física e a qualificação dos professores da rede municipal e estadual e na formação dos estudantes da Uefs e outras universidades e faculdades de Feira de Santana e região”, acrescenta.

O evento, que conta com o apoio da Pró-Reitora de Extensão (Proex) e do Departamento de Educação da Uefs, acontecerá no auditório do Módulo 4 do campus universitário.

As inscrições são feitas no Parque Esportivo da Uefs (atrás do 1º módulo). Programação e outras informações no blog http:/www.lepeluefs.blogspot.com.

FSA, 21/5/10
Marly Caldas – Ascom/Uefs.

Uefs faz seleção para professor substituto

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve até quinta-feira (27) para seleção pública de professor substituto. São oferecidas sete vagas: duas são para a disciplina Conhecimentos Matemáticos e as demais para Língua Portuguesa – Texto e Discurso, Língua Francesa, Literatura Francófona, Arquitetura de Computadores e Pediatria.

As vagas são destinadas a graduados em nível superior com, no mínimo, especialização na área ou afim. Os interessados devem comparecer na Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria.

O candidato deve apresentar cópias autenticadas da carteira de identidade e curriculum vitae (preferencialmente o Lattes). A documentação deve ser anexada ao recibo de pagamento da taxa de inscrição, de R$ 80, recolhida na Gerência Financeira da Uefs, e ao termo de compromisso para fins de não acumulação ilegal de carga horária ou vínculo empregatício.

Os candidatos devem ler na íntegra do edital da seleção. O documento está disponível no portal www.uefs.br, seção Editais.

FSA, 21/5/10
Ascom/Uefs.

Uefs prorroga inscrições de concurso público e vestibular


A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prorrogou até as 12 horas de segunda-feira (24) as inscrições para o vestibular 2010.2. São oferecidas 685 vagas em 19 cursos. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

Após o preenchimento dos dados pessoais, o candidato deve imprimir o comprovante e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80, até segunda-feira.

Até esta sexta-feira (21), às 12 horas, a Uefs inscreve, também pela internet, para o concurso público de provas e títulos. São oferecidas 159 vagas (76 vagas são para técnico universitário e 83 para analista universitário), 134 a mais que o previsto em edital. O pagamento deve ser feito até esta sexta-feira.

FSA, 20/5/10
Ascom/Uefs - 20/5/10.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

Uefs implanta mestrado em Estudos Linguísticos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) implantou mais um curso de pós-graduação stricto sensu. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), em nível de mestrado acadêmico. A área de concentração do curso é Linguagem e Sociedade, com duas linhas de pesquisas: “Aquisição, Variação e Mudança Linguística no Português” e “Práticas Textuais e Discursivas”.

As inscrições para a primeira turma serão realizadas de 21 de junho a 9 de julho. São oferecidas dez vagas para portadores de diploma de graduação plena em Letras ou áreas afins. Os interessados devem se dirigir à secretaria do PPGEL do localizada na sala 18-B, do prédio da Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes, módulo 2 do campus universitário.

O edital está disponível no portal www.uefs.br, seção Editais. Outras informações através do telefone (75) 3224-8127

Uefs prorroga inscrição de concurso público até sexta

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prorrogou até sexta-feira (21) as inscrições do concurso público de provas e títulos. As inscrições são feitas exclusivamente pelo portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções.

O concurso visa não somente preencher as 25 vagas previstas no edital. Acordo foi assinado entre a Uefs, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) para preenchimento de 159 vagas, 134 a mais que o inicialmente previsto. Serão 76 vagas são para técnico universitário e 83 para analista universitário.

FSA, 19/5/10
Ascom/Uefs

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

Educação Indígena é discutida na Uefs

O fortalecimento da educação indígena na Bahia foi discutida nesta terça-feira (18) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Representantes indígenas de quatro etnias participaram do Fórum Estadual de Educação Indígena, juntamente com representantes da Direc 02, da Secretaria Estadual de Educação e da Uefs.

A formação inicial e continuada de professores, a construção de mais escolas para atender a demanda dos grupos indígenas, o sistema de cotas e as políticas de permanência de estudantes indígenas nas universidades e faculdades da Bahia foram alguns dos temas abordados.

Atualmente existem 14 diferentes etnias em 87 comunidades indígenas em várias regiões da Bahia. A maior reivindicação dessa comunidade é a implantçaão de novos estabelecimentos de ensino e a aprovação da categoria do professor indígena.

Um projeto de lei para regulamentar a categoria tramita na Assembléia Legislativa há 12 anos e até o momento não foi votado. “Essa aprovação é importante para que a gente possa fazer concurso público e ter estabilidade na nossa profissão”, reclama Adnilza Santos Macedo, da tribo Quiriri, município de Banzaê.

O secretário do Fórum, o índio Agnaldo Pataxó, da tribo Pataxó Hã Hã Hane, do município de Pau Brasil, região sul do estado, aponta conquistas da luta indígena. “Não podemos negar alguns avanços. Hoje 90% dos professores que dão aula nas comunidades são indígenas. Há 10 anos os professores não eram da nossa cultura”. Ele acredita que o projeto de lei esteja próximo de ser votado e reafirma a necessidade do reconhecimento da categoria e da formação do professor.

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs

18 de maio de 2010.

Waldir Pires conclama luta por um Estado com ética humanista


O ex-governador da Bahia e ex-ministro da Defesa do governo Lula, Waldir Pires, afirmou em palestra proferida na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na noite desta segunda-feira (17), que o Brasil poderá ser um exemplo para o mundo com a construção de uma nova sociedade a partir de uma política ética, contrapondo ao que chamou de “ética opressora do mais forte”.

A democracia praticada por uma nação, conforme salientou, não deve ter como beneficiários um pequeno grupo, mas todos os envolvidos. Waldir Pires criticou políticas praticadas no passado por países como a Inglaterra, “que evidenciaram a violência e a exclusão, submetendo povos e nações em benefício de um pequeno grupo daquela ilha”.

Waldir Pires conclamou aos estudantes a lutar por um Estado que tenha como ética o ser humano, “num processo construtivo em que não pode haver impaciência nem descrença”. Esta construção, afirmou, é realidade em situações nas quais representações políticas brasileiras se destacam no cenário internacional intermediando e contornando situações de crise entre povos.

A palestra, intitulada Estado e Democracia, integrou as atividades acadêmicas do Departamento de Ciências Sociais Aplicas da Uefs e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade.

Homenagem

Antes da palestra, os presentes ouviram do professor Agenor Sampaio Neto, do curso de Direito da Uefs, informações sobre a trajetória política e acadêmica de Waldir Pires, inclusive em períodos em que lecionou em universidades européias e no exílio forçado durante o regime militar. Ao terminar a exposição, Sampaio Neto prestou homenagem à esposa de Waldir, dona Yolanda Pires, que o acompanhou no exílio na França e no Uruguai, e com quem teve cinco filhos. Os presentes aplaudiram o nome de dona Yolanda, que morreu em 2005.

As atividades contaram com a participação do professor Júlio Rocha, também do curso de Direito e organizador da palestra, do professor Taurino Araújo, do deputado federal Emiliano José (PT), da coordenadora do Colegiado de Direito da Uefs, Marília Lomanto, e do reitor José Carlos Barreto de Santana.

FSA, 17/5/10

Everaldo Goes - Ascom/Uefs

UEFS divulga selecionados do UPT e convoca para matrícula

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a relação dos convocados para o Programa Universidade para Todos (UpT 2010). A lista está disponível no portal www.uefs.br, seção Notícias.

A confirmação da matrícula deve ser feita no período de 18 a 26 de maio. Para isso, o aluno deve comparecer no estabelecimento de ensino e no mesmo horário escolhido por ele para as aulas do UpT. É necessário apresentação do original da carteira de identidade e de duas fotos 3 x 4.

17/5/10

Ascom/Uefs.

Estão abertas até sexta-feira, 21 de maio, as inscrições para o concurso de video-minuto "Um Olhar Em Um Minuto", promovido pela TV Universitária da Uefs.

Se você tem uma história marcante ou fato curioso relacionado com a Uefs, envie seu vídeo-minuto para a TV Universitária da UEFS, pois nos 34 anos da Uefs, quem contrá a história da universidade é você!

Acesse o regulamento no site:

http://www.uefs.br/tvuefs/concurso.htm

Estamos aguardando seu vídeo!

--
TV Universitária da Uefs
www.uefs.br/tvuefs

Uefs inscreve até domingo para o vestibular 2010.2

Termina domingo (16) o período de inscrição para o vestibular 2010.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). São oferecidas 685 vagas em 19 cursos. A inscrições é realizada exclusivamente pela internet, através do portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

Após o preenchimento dos dados pessoais, o candidato deve imprimir o comprovante e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80, até segunda-feira, 17 de maio, em qualquer agência do Banco do Brasil.

A Uefs ofereceu 2.500 vagas de isenção para alunos da rede pública. Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa devem efetuar a inscrição também até domingo, 16 de maio.

No vestibular de meio de ano a Uefs não oferece vagas para os cursos de Medicina, Engenharia de Computação e Farmácia. É imprescindível a leitura, na íntegra, do edital do vestibular, também disponibilizado na internet. As provas serão aplicadas no período de 18 a 20 de julho e o início do semestre letivo está previsto para a segunda quinzena de agosto.

Ascom/Uefs

FSA, 13/3/10.

Professor da Uefs expõe Escritos sobre a Imagem

Escritos sobre a Imagem é o nome da nova exposição do professor Francisco Antônio Zorzo, do Departamento de Tecnologia da Uefs, que reúne um conjunto de reflexões do autor sobre a imagem na contemporaneidade. A mostra foi iniciada a partir das imagens digitais disponíveis no acervo fotográfico do autor. Os trabalhos ficarão expostos de 17 a 28 de maio no hall da Biblioteca Julieta Carteado, campus universitário.

Os painéis, contendo fotos e textos, foram construídos a partir de uma noção ambivalente. “Por um lado, fizemos uma observação crítica, introduzindo questões quanto ao tratamento e ao uso da imagem; por outro lado, efetuamos um elogio explícito à imaginação e à criação visual”, comenta.

Os textos versam sobre o ato de contemplar uma imagem. “Ou, ainda, comentam alguns resultados visuais obtidos a partir da manipulação de um objeto representado”, explica Zorzo. “Quando a série de fotos foi organizada, após uma garimpagem, pinçaram-se, criteriosamente, algumas delas. A tais fotos se associaram pequenos textos ou aforismos”.

Segundo o professor os aforismos deslocam a imagem para um contexto explicitante. “Eles agregam um intento de reflexão, versando, na sua maioria, sobre alguns problemas da imagem, do ato de olhar e de consumir imagens”, conclui. O lançamento será às 16 horas da próxima segunda-feira.

FSA, 13/5/10.
Ascom/Uefs

Cuca divulga os classificados para o Festival de Sanfoneiros

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) já divulgou a relação dos instrumentistas classificados para a etapa final do 3ª Festival de Sanfoneiros, que acontece no dia 28 deste mês, a partir das 19h , no Centro de Cultura Amélio Amorim. A comissão encarregada de fazer a seleção foi composta pelo jornalista Geraldo Lima, o músico J. Sobrinho e o repentista João Crispim Ramos, além do cantor e compositor, Carlos Pita, consultor do Cuca na área de música.

Ao todo, foram 45 sanfoneiros inscritos, não só da Bahia, bem como de outros estados, a exemplo de Igor Araujo, de Serra Talhada (PE). De Feira de Santana estão concorrendo Antonio Ramos, Argemiro Rodrigues, Carlos Neto, Luiz Andrade, Raul Lima, Sandro Costa, Neusa Carneiro, Valdecir Souza e Valério Carmo.

Mas o Cuca também recebeu inscrições de outras cidades baianas, como Santo Estevão, Santa Luz, Serra Preta, Conceição de Maria, Água Fria, Santa Bárbara, Salvador, Euclides da Cunha, Cipó, Riachão de Jacuipe, Uauá e Rafael Jambeiro, representada pelo sanfoneiro Elton Mascarenhas, de apenas 12 anos de idade.

Novos talentos

Para Selma Oliveira, diretora do Cuca, o Festival tem alcançado o seu objetivo maior que é manter acesa a tradição do sanfoneiro dentro da cultura nordestina e dar espaço para o surgimento de novos talentos. “E isso nós estamos conseguindo, pois entre os inscritos, sobretudo neste ano, há muitos jovens, como é o caso de Elton Mascarenhas”, frisou.

Os sanfoneiros selecionados são Arcênio Araújo, Carlos Alves de Souza Neto, Cezário Francisco dos Reis, Elton Dheime Machado Mascarenhas, Enok Marques dos Santos, Francisco Eduardo Barbosa da Costa, Igor Cavalcante de Araújo, José Roberto de Souza Rosário, José Tadeu de Oliveira Filho, Luciano Reis de Jesus, Neilson Sérgio de Oliveira e Valério José do Carmo.

FSA, 13/5/10.
Assessoria Cuca/Uefs

Concurso da Uefs terá mais vagas que o previsto em edital

O concurso da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que está com as
inscrições abertas até domingo, visa não somente preencher as 25 vagas previstas
no edital. Acordo foi assinado com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia
(SEC) e com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) para
preenchimento de 159 vagas, 134 a mais que o inicialmente previsto. Serão 76
vagas são para técnico universitário e 83 para analista universitário.

O reitor José Carlos Barreto de Santana e o pró-reitor de Administração Rossine
Cruz explicam que foi divulgado o número mínimo de vagas porque a negociação
para o concurso prevê um escalonamento das convocações até 2010 e a legislação
atual exige a contratação imediata das vagas divulgadas. Os aprovados serão
convocados em três momentos. Uma parte em setembro deste ano, outra parte em
março de 2011 e a última convocação em março de 2012.

As vagas oferecidas destinam-se à substituição de desligamentos de funcionários
provenientes de aposentadorias, falecimentos e exonerações desde o ano de 2005.
Portanto, o edital do concurso não amplia o quadro de pessoal, apenas repõe o
efetivo que foi reduzido ao longo desse período.

Os candidatos às vagas de nível superior devem ter formação em uma das seguintes
áreas: administração, análise de sistemas, arquitetura, biblioteconomia,
ciências biológicas, ciências contábeis, economia, engenharia civil, educação
física, física, geografia, história, Letras Estrangeiras (inglês), química,
museologia, pedagogia, psicologia, relações públicas, secretariado executivo ou
serviço social.

Os candidatos que concluíram o ensino médio podem concorrer às vagas para as
áreas administrativa, cinegrafia, audiovisual, e editoração/design/gráfica/arte
final. As inscrições são feitas exclusivamente pelo portal www.uefs.br, seção
Concursos e Seleções.

Vívian Leite – Ascom/Uefs / 13 de maio de 2010.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

 

  Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.

 

 

 

 
 
Todos os direitos reservados www.vivafeira.com.br