NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA - CIDADE PRINCESA!

Grupo Mínima Música apresenta o espetáculo Just Ballads no Cuca

Os apreciadores da boa música terão a oportunidade de assistir ao show Just Ballads, com o grupo Mínima Música, às 20 horas do dia 3 de novembro (quarta-feira), no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O grupo apresenta uma formação musical de caráter acústico, composta por Monclar Valverde (voz e sax), Marco de Carvalho (piano) e Ricardo Andrade (violoncelo), com a proposta inicial de criar suas próprias versões para consagrados standards do Jazz americano e da Bossa Nova.
Os três músicos baianos acabam de gravar um álbum que reúne clássicos como Laura, Stella by starlight, My fanny Valentine e outras pérolas menos conhecidas do primeiro desses gêneros, como Nancy e Ruby. Antes de partir para o registro do repertório bossanovístico, o grupo decidiu apresentar, em primeira mão para o público feirense, o que foi produzido até o momento.
Segundo Monclar Valverde, diretor geral do espetáculo, “o nome escolhido para o grupo procura relativizar uma tendência cada vez mais presente em nossa cultura: a de celebrar o excesso e só reconhecer como belo o que é visto como ‘o máximo’”. Sem apelar para a multiplicação de componentes, para os jogos de cena ou para a mera utilização de um complexo aparato tecnológico, é na exploração elaborada de recursos mínimos que esses músicos procuram alcançar o máximo de expressividade.

Os participantes
Marco de Carvalho é um dos músicos mais reconhecidos em Salvador. Como instrumentista, atua em diversos gêneros, ao mesmo tempo em que desenvolve um projeto próprio com o Mondica Trio. É igualmente solicitado como arranjador e diretor musical em trabalhos dos mais variados. É também compositor e professor do seu instrumento.
Monclar Valverde é professor de Estética da Comunicação na UFBA e atua também como compositor, cantor e instrumentista. Compôs diversas trilhas sonoras e montou alguns espetáculos, como a ópera-pop A Sombra de Hermes e o multimídia Zaratustra e Nietzsche. Lançou três cds, reunindo seu trabalho autoral: Métamorphoses du Silence, Word Music e Cinema Imaginário.
Ricardo Andrade é formado em violoncelo pela Escola de Música da UFBA e tem participado de vários projetos, envolvendo a música barroca ou a música brasileira, com destaque para o Duo Âmbar, formado com o violonista Leonardo Barros Reis. Ultimamente, vem atuando também como professor, incentivando o uso do seu instrumento na música popular.

SERVIÇO:
O que: Apresentação do grupo musical Mínima Música
Quando: 03 de novembro de 2010 (quarta-feira), às 20h
Onde: Teatro do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), UEFS, Feira de Santana.
Quanto: ENTRADA FRANCA

Assessoria Cuca/Uefs

Seis atrações na última edição do ano da Quinta Autoral Caiubi

Uma noite ponteada de diversidade musical. É o que promete a quarta e última edição do ano da Quinta Autoral Caiubi. Os cantores e compositores Asa Filho, Sandro Penelú, Timbaúba, Dionorina, o percussionista Zé das Congas e o Grupo de Câmara da Universidade Estadual de Feira de Santana sobem ao palco do teatro do Cuca no dia 4 de novembro, às 20 horas, com entrada franca.

Um dos criadores do Reisado de São Vicente, no distrito de Tiquaruçu, Asa Filho se destaca pelo trabalho focado no resgate e na valorização da cultura popular. Por sua iniciativa, foi erguida a Cidade da Cultura, espaço onde se apresentam artistas de renome da música baiana. São dois CDs gravados, "Apologia nº 1 – Reisado de São Vicente" (2003) e mais recentemente "Apelos e Canções", contendo livro e CD.

Sandro Penelú é outra atração da noite. Há 22 anos como músico profissional, é um dos mais requisitados artistas para shows em casas noturnas e em eventos. Desde que foi vencedor do festival de música realizado pela antiga Rádio Cultura de Feira AM, em 1988, quando fez jus aos troféus de melhor arranjo e melhor interpretação, passou a ser uma referência de bom gosto musical.

Além da música, Penelú dedica-se à literatura, com seis livros de poesia publicados, é ator de teatro, professor, produtor, arranjador e cronista, assinando colunas em jornais e sites. Recentemente, concluiu a gravação independente do seu primeiro CD com músicas próprias.

O percussionista Zé das Congas também vai se apresentar e expor os instrumentos que fabrica. Este ano, o artista esteve na Itália com o show “Dionorina in Concert – De Villa Lobos e Bob Marley” e ministrou aulas de percussão.

A noite será completada com o Grupo de Câmara formado por professores, alunos e bolsistas da UEFS e do Seminário de Música do Cuca. Com um repertório eclético, tem se apresentado em diversos eventos da Universidade e da comunidade em geral. Um dos convidados da primeira edição do Caiubi, o cantor Timbaúba volta a mostrar músicas conhecidas do público.

O cantor de reggae Dionorina, idealizador do evento, recepcionará os artistas cadastrados ou convidados do Clube Caiubi de Compositores, rede social com maior número de associados no mundo. O evento conta com o apoio do Cuca/Uefs, com produção e apresentação do jornalista Geraldo Lima.

Feira de Santana, 27 de outubro de 2010
Com informações de Geraldo Lima
Assessoria Cuca/Uefs

CIDADE DA CULTURA NESTA SEXTA-FEIRA, 29-10, APRESENTA O TRABALHO DE EDUARDO ROCHA

Asa Filho, esse pioneiro já renomado no mundo artístico feirense, arauto do Reisado de São Vicente, fundador de um dos espaços culturais mais importantes de Feira de Santana, não cansa de inovar e tentar mostra sempre o melhor para seu público. Desta vez, Asa estará nesta sexta-feira, dia 29, apresentado de primeira mão ao público feirense, o trabalho de EDUARDO ROCHA, também muito conhecido nas noites cariocas como Dudu da Flauta, mas que além de ser exímio instrumentista versado em flauta transversal e sax, é cantor compositor e excelente violonista. Eduardo que nasceu em Lages em Santa Catarina e cresceu no Rio de Janeiro, tendo cedo com seu amigo Emmanuel passado a vir nas férias escolares para Feira de Santana e curtido muitos verões em Bom Jesus do Pobres, recebendo por isso mesmo, forte influência da música baiana e nordestina, o que terminou levando o artista a se hospedar por longo período na fazenda de ELOMAR, quando teve oportunidade de conviver com o grande cantador concertista, ouvi-lo, conhece-lo mais profundamente e, estudar sua música de uma forma mais aprofundada. A forte influência da música de raiz nordestina na obra do compositor, certamente conduziu Asa Filho a trazer a obra autoral de Eduardo Rocha para o palco da Cidade da Cultura, que com certeza agradará ao público de bom gosto de Feira de Santana. O Viva Feira recomenda. Prestigiem.

Karatekas do Cuca se destacam no Nacional de Karatê Shotokan.

Atletas da oficina de karatê shotokan do Cuca/Uefs se destacaram no campeonato brasileiro realizado em Vila Velha, no Espírito Santo, no último final de semana. Shellda Verônica sagrou-se campeã nacional de katá por equipe na categoria para meninas entre 9 e 10 anos, formando a equipe junto com as colegas Ayalla Lima, da academia Astekas de Feira de Santana e Samara Guimarães da academia Askac de Conceição do Coité.

A equipe formada apenas por atletas do Cuca, conquistou o vice campeonato nacional da categoria infantil, para garotos de 11 e 12 anos, sendo formada pelos karatekas Frank Smera Jr., Lucas Eduardo Sampaio e Leonardo Pimentel, que foi o maior destaque do Cuca, pois além da conquista da medalha de prata por equipe, ganhou a medalha de ouro no kumitê (luta) individual.

Além dos alunos, o Cuca foi representado também pelo professor, Adriano Araujo, que conquistou o hexa campeonato de katá e kumitê até 65 kg individual, venceu pela décima vez o katá por equipe junto com seus ex-alunos do Cuca, hoje seus colegas e faixas pretas Hugo Marques e Rodolfo Macedo. Adriano ainda conquistou a medalha de bronze no kumitê por equipe, formada pelos atletas do Caríbas Karatê Clube de Irecê, Agenor Dourado, Cleriston Fernando e Joselito Vieira, Paulo Sergio Nunes do Tigres e Dragões de Salvador, além de Hugo Marques e Rodolfo Macedo da Astekas de Feira de Santana.

A delegação baiana foi chefiada pelo professor e presidente da Federação de Karatê Shotokan do Estado da Bahia(FKSBA), Oldac Araujo e conquistou o título de Estado Campeão Nacional pela 6ª vez, consolidando a Bahia como a maior vencedora do karatê nacional, deixando São Paulo e Rio de Janeiro com o segundo e o terceiro lugar respectivamente.

Feira de Santana, 28 de outubro de 2010.
Assessoria Cuca/Uefs

NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA DIA 22 DE OUTUBRO AS 20:00HS, NO TEATRO DE ARENA, O NÚCLEO DE CULTURA POPULAR DO CUCA ESTARÁ APRESENTANDO O SHOW:
SARAU CAYMMI EM 3 TEMPOS

Para quem é Fã incondicional ou apenas mero admirador do grande compositor baiano Dorival Caymmi, o Núcleo de Cultura Popular do CUCA está preparando um excelente espetáculo para a próxima sexta-feira, com a participação de três artistas de primeira linha: Marilda Santanna, Neto Costa e Simone Mota, que interpretarão peças do compositor baiano, em leituras próprias e com o capricho necessário para agradar os bons ouvintes da música brasileira.
Dentro da programação do sarau, a cantora baiana Marilda Santana (RAID DAS MOÇAS), que também é compositora, atriz, escritora, professora de canto e especialista na obra de Caymmi, programou uma série de canções e releituras das músicas "Dora" de Dorival Caymimi e "Não tem Solução" (Dorival Caymmi/Carlos Guinle). O melhor da música brasileira está representado pela releitura de "Dindi" (Tom Jobim/Aloísio de Oliveira), porém vale a pena também a apresentação do Cd recém lançado de Marilda Santanna com canções inéditas como "Ouvindo e Entendendo Estrelas" (Carlinhos Marques/Lapa), "Curta" (Tito Bahiense). O Núcleo de Cultura Popular do CUCA sempre se esmera em suas programações musicais, vale a pena conferir. Está marcado para às 20:00 h. (ENTRADA FRANCA)

Mais quadrinhos em Feira de Santana no Feira Noise Festival 23 e 24/out

Depois dos bem-sucedidos pré-lançamento e lançamento da HQ "Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira" a cidade de Feira de Santana terá triplo lançamento de quadrinhos no final de semana dos dias 23 e 24 de outubro, durante o Feira Noise Festival.Além das três revistas lançadas - que estarão à venda durante todo o evento - também é possível se inscrever nas oficinas gratuitas de HQs oferecidas pelo Coletivo de Quadrinhistas Baianos Área 71, CLICANDO AQUI!

Confira a programação de cada atividade abaixo e os releases das HQs lançadas logo em seguida. Todas as atividades são patrocinadas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Governo do Estado e apoios financeiros da RV Cultura e Arte - Galeria e Quadrinhos e Acarajé da Dindá.

Oficinas de Roteiro e Desenho ministradas por membros do coletivo de quadrinistas baianos da Área 71

1) Oficina de Roteiro para Histórias em Quadrinhos
Ministrantes: Marcelo Lima (Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira e Kuei e a Senhora de Sárvar) e Valter Bruno Felipe (Romero e Área 71)

Objetivos: Aula teórico-prática em que os alunos aprenderão os princípios da escrita do roteiro pra HQs e elaborarão um roteiro de 03 páginas como exercício da oficina. As melhores histórias podem ser selecionadas para o número #2 da Revista Área 71.

Quanto: Gratuito
Vagas: 20
Carga Horária: 4 horas
Local: Sala 01 no CCAAm
Quando: 23 de outubro, às 08 horas


2) Oficina de Desenho para Histórias em Quadrinhos
Ministrantes: Fabrício Campos (Área 71) e Joel Santos (Kuei e a Senhora de Sárvar)

Ementa: Aula prática em que os alunos aprenderão os princípios da narrativa das HQs e técnicas de ilustração. Os alunos que se destacarem poderão ser convidados a colaborar no próximo número da Revista Área 71.

Quanto: Gratuito
Vagas: 20
Carga Horária: 4 horas
Local: Sala 03 no CCAAm
Quando: 23 de outubro, às 14 horas


Lançamentos de Revistas em Quadrinhos

1) Revista Área 71

O que é: Coletânea de HQs curtas feitas por autores baianos, que abrangem diferentes gêneros como humor, aventura, ficção científica e terror. Os diversos autores que participaram dessa HQ têm experiências variadas no mercado de quadrinhos, ilustração e roteiro, havendo desde experientes artistas como Cedraz (Turma do Xaxado), Hector Salas (da tira O Inferno São os Outros) e Marcos Franco Penitência e Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira) a novatos como Fabrício Campos, Rodrigo Vinicius e Ulisses Almeida. Além disso, a revista conta com artigo do jornalista baiano Gutemberg Cruz, terceira capa de Iaina Estrela e pôster feito por Wilson Jr. Tudo em 48 páginas, formato americano (17X26cm), capa colorida, miolo em P&B com 4 páginas internas coloridas e ao valor de R$3,50!
Quando:
18:00 - 23 de outubro (sábado)
e
09:00 - 24 de outubro (domingo)

2) Kuei e a Senhora de Sárvar

O que é: Numa Terra devastada por misteriosos eventos a humanidade se tornou avessa à tecnologia e dominada por criaturas sobrenaturais. É neste mundo que o vampiro Kuei, natural de outra dimensão, vem pesquisar as histórias de outros de sua espécie, que praticamente entrou em extinção. Contando com suas habilidades para lidar com magia e armas, Kuei redescobre histórias sobre vampiros famosos que andaram sobre nosso planeta. No entanto, sua missão de recuperar dados da cultura vampírica será dificultada por diversos antagonistas, dentre eles o vampiro mais antigo e poderoso que percorreu a Terra. HQ escrita por Marcelo Lima e desenhada por Joel Santos. 48 páginas, capa colorida, miolo em P&B, formato A5 (14,8X21cm), por R$3,50
Quando:
18:00 - 23 de outubro (sábado)
e
09:00 - 24 de outubro (domingo)

3) Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira - mesa redonda e re-lançamento da HQ

Mesa Redonda: Lucas da Feira: patrimônio ou vergonha para a história feirense?, com o professor universitário Clovis Ramaiana, vereador Marialvo Barreto, o roteirista Marcos Franco e o escritor Antonio do Lajedinho

Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira:
O que é: Quem foi Lucas da Feira? Até hoje não existem dados precisos que detalhem quem foi o negro que se rebelou contra a sociedade escravocrata em que viveu. Sabe-se que atuou nos arredores da atual cidade de Feira de Santana, nos começos do século XIX, atacando tropeiros que iam ou vinham da Feira do Gado. Alguns dizem que fazia isso para depois repartir com outros negros e pobres, outros afirmam que nunca passou de um psicopata desumano. Longe de responder a essas questões, a obra Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira busca dialogar com diversas fontes, oficiais ou não, para mostrar uma história possível da personagem, suas motivações e assim reapresentar esse mito histórico brasileiro para os leitores do século XXI. 48 páginas, formato 21X28cm, terceira capa de Adauto Silva, glossário e estudos de personagens. R$10,00
Quando: 24/out, a partir das 14 horas

25º ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA INTERUNIVERSITÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS - PIDL/UEFS

Nossa Universidade que prima pela difusão do conhecimento e que tem na atualidade, através do Reitor José Carlos, uma das administrações mais dinâmicas de toda sua história, está festejando o 25º (1985 a 2010) Aniversário do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros, quando realizará entre os dias 06 a 08 de outubro, no Hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, uma Feira de Livros (com preços a partir de R$ 2,00); uma exposição de fotos e equipamentos e o Sorteio de Diversos Títulos para os presentes. No dia 07 ocorrerá a Abertura oficial do evento, às 9:30 h., e será Lançado às 10:00 h., o livro: "(GEO)grafias dos movimentos sociais", da UEFS Editora.
Merecida a comemoração deste trabalho que vem sendo sustentado pela livraria da UEFS, sob a administração do Professor e Literato, Raymundo Luiz Lopes, um intelectual dedicado aos livros, que se sente realizado a cada evento que populariza a literatura, como verificamos na recente Feira do Livro promovida pela UEFS na Praça do Forum. O evento merece ser prestigiado pelos alunos da instituição, assim como, por todos os intelectuais de Feira de Santana, pois 25 anos de um projeto vitorioso, que possibilita o acesso ao conhecimento e a cultura, merece realmente ser festejado e comemorado. (A foto ilustra a fundação do PIDL)

Exposição Coletiva de Artes Visuais:
“ARTISTA VISUAL NA CONTEMPORANEIDADE”

A “Exposição Coletiva” será realizada no Foyer e “Galeria de Arte” do Centro de Cultura Amélio Amorim com “Abertura” na terça-feira, às 19 horas, do dia 05 de outubro de 2010, permanecendo até o dia 26 do mesmo mês. Uma promoção da FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia, apoio, Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.
Exposição de desenhos, pinturas, textos discutidos e objetos escolhidos (ready-made), pelos alunos durante o projeto: ARTISTA VISUAL NA CONTEMPORANEIDADE - Cursos de Formação e Qualificação Reflexiva em Artes Visuais , realizados nas dependências do MAC – Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, no período de 07 de junho a 23 de setembro de 2010.
Projeto que teve como objetivo: fomentar, incrementar e incentivar a produção e a especialização de artistas plásticos e os diversos trabalhadores da cultura, elevando a qualidade técnica dos projetos e obras artísticas de iniciantes e iniciados. Ampliando o aprofundamento técnico, artístico, teórico e reflexivo dos diversos atores culturais que atuam em Feira de Santana e no Território de Identidade “Portal do Sertão”.

O quê: Exposição Coletiva de Artes Visuais
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim
Quando: 05 de outubro de 2010
Horário: 19 horas
Período: 05 a 26 de outubro de 2010
Cidade: Feira de Santana – Bahia
Promoção: Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia

MEDALHA DE OURO PARA AS ARTES VISUAIS

A artista plástica, Bena Loyola, cearense, radicada em Feira de Santana-Ba., recebeu o “Prêmio Medalha de Ouro” por sua participação no IX Salão de Arte Primavera, realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Niterói, na Av. Ernani Amaral Peixoto, 265 – Centro, Niterói-RJ. A Mostra foi organizada pelo Chanceler De Luna Freire, Marchant, Curador de Arte e Presidente da Associação Fluminense Belas Artes – AFBA, com sede e foro em Niterói.

Bena Loyola na sua efervescência pelas artes visuais, tendo em seu curriculum artístico 102 (cento e duas) exposições coletivas e Salões de Arte, já participou neste ano de 13 eventos Culturais e Artísticos, no Brasil e no exterior, sendo condecorada com várias premiações, (2 Menções Honrosas, uma medalha de Bronze, uma de Prata, duas Medalhas de Ouro, uma Medalha de Mérito Cultural Belas Artes e uma Medalha Antônio Parreira). Com mais esta vitória, conquistando a sua segunda “Medalha de Ouro”, em 2010, para a artista é motivo de grande emoção ver suas obras premiadas em outros estados do Brasil e até no exterior – referindo-se à ”Mostra de Arte Brasileira”, realizada em New York, recentemente, quando recebeu uma “Menção Honrosa”, pela participação de sua obra, representando lá, não só a Bahia, o Nordeste e porque não dizer, também a arte brasileira. É um incentivo a mais para continuar pintando. Sentir e festejar o reconhecimento do seu trabalho e tendo na sua consciência a certeza de que luta fortemente para obter êxito, por seus próprios méritos, trilhando seu caminho dia após dia, para melhorar a qualidade das suas obras, para merecer a aceitação de um público sensível e de grupo de jurados que a colocaram no pódium destas premiações, proporcionando-lhe uma força interior imensurável para que continue trabalhando incessantemente em busca de alcançar e merecer a atenção deste público que deseja e admira as artes plásticas, como forma de transformação para um Mundo melhor e cheio de cores - sem dores! “O ofício da arte é um dom que Deus me deu, por isso persigo com muito empenho, para impressionar, transformar e agradecer o olhar dessas pessoas, ao mesmo tempo fazendo parte delas, como se formássemos uma explosão de sentimentos latentes nas veias e na imaginação de cada um: É isso que eu quero para a minha vida, diz Bena Loyola”!

Foram premiados os seguintes artistas: Gri Alves - Troféu de melhor obra do Salão; Bena Loyola - Medalha de Ouro na categoria de pintura contemporânea; Jorge Calfo - Medalha de Ouro na categoria de pintura moderna; Inês Vitória Medalha de Ouro categoria de pintura Naif; J. Marques Medalha de Prata na categoria de pintura acadêmica; Mikail - Medalha de Prata na categoria paisagem; Claudia Rainha - Medalha de Prata na categoria contemporânea; Maria Helena de Castro - Medalha de Bronze na categoria de pintura moderna; Márcia Matheus - Medalha de Bronze na categoria Naif; Elias Neto - Menção Honrosa; Tarzam - Menção Honrosa; Sissa Schultz e Lúcia Pio, artistas convidadas especiais e Heitor Luiz Murat convidado de Honra dentre outros artistas participantes.

Feira de Santana, 02 de outubro de 2010
Bena Loyola
Artista Plástica
9955-0448 – benaloyola@hotmail.com
Chanceler De Luna Freire – Presidente da AFBA - delunafreire@yahoo.com.br

III - QUINTA AUTORAL CAIUBI EM FEIRA DE SANTANA
- COM BETO PITOMBO, ROBERVAL PEREYR, SAPIRANGA E MARIZÉLIA, DIA 30 ÁS 20:00 HORAS NO TEATRO DO CUCA

A iniciativa de Geraldo Lima e Dionorina, em realizar a QUINTA AUTORAL CAIUBI em nossa cidade, a cada mês, tem rendido frutos e proporcionado excelentes espetáculos que já deverias estar sendo registrados em áudio e vídeo, face a qualidade dos artistas que têm se apresentado no projeto que tem tido todo apoio do CUCA e da Universidade Estadual de Feira de Santana, Sempre na última quinta-feira de cada mês, no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Esta 4ª edição do Projeto Caiubi contará com a presença de cantor e compositor feirense Beto Pitombo, do músico Sapiranga, do poeta Roberval Pereyr e da sambista Maryzélia e os Coisinho, o que promete um belíssimo espetáculo para os aficionados pela boa música.
O Projeto Quinta Autoral Caiubi, tem muito a oferecer ao publico feirense e a classe artística de nossa cidade, não só pela oportunidade de proporcionar a apresentação do trabalho autoral de nossos artistas, mas também pela possibilidade do intercâmbio que a maior rede de compositores do Brasil pode oferecer, seja levando nossos artistas a se apresentarem em outras praças, seja trazendo talentos de outras localidades para o deleite do público feirense.
Não percam, quita feira dia 30 de setembro às 20:00 h., no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O Viva Feira recomenda.

LANÇAMENTO E ENTREGA DOS CDs DOS FESTIVAIS "VOZES DA TERRA" 2009 E "GOSPEL" 2010, DIA 30 NO MUSEUS PARQUE DO SABER.

A Secretaria de Esporte Cultura e Lazer da Prefeitura de Feira de Santana e a Fundação Egberto Costa, estarão entregando no próximo dia 30 de setembro, às 17:30, na sede do Museu Parque do Saber, aos vencedores dos Festivais "Vozes da Terra" versão 2009 e do "Gospel" versão 2010, os CDs com as músicas finalistas dos referidos festivais, com a presença do Secretário de Esporte Cultura e Lazer Euclides Arthur, o Presidente da Fundação Egberto Costa, do Prefeito Tarcisio Pimenta, da Diretora do Departamento de Cultura Luluda Barreto, do Diretor de Eventos, Naron Vasconcelos e todo pessoal do Departamento de Cultura que há dez anos se mobiliza na realização de um dos maiores eventos musicais da região, o "Festival Vozes da Terra", hoje enriquecido pelo "Festival Gospel Princesa do Sertão", que tem consagrado os grandes talentos de nossa terra, e oferecido oportunidade aos novos talentos de mostrarem seus trabalhos. Sem dúvida duas das maiores iniciativas de apoio a música em toda história de Feira de Santana, pela continuidade que vem sendo dada aos eventos. Este ano uma grande falha comummente ocorrida nestes eventos está sendo corrigida, pois os CDs que normalmente eram entregues no ano seguinte, o do Festival Gospel, realizado a menos de um mês, já estará sendo entregue aos finalista nesta quinta feira. Prestigiem.

ATRAÇÕES DE DOMINGO DA FESTA DO VAQUEIRO DE JAGUARA

A Festa do Vaqueiro de Jaguara (Distrito de Feira de Santana), já tradicional no calendário permanente de eventos da cidade, mostra a cada ano que passa, cada vez m,ais força, movimentando todo o Distrito, levando de volta para as festividades os naturais daquela região que trabalham fora e aproveitam para ver a família e curtir os amigos, e muita gente de Feira de Santana e de cidades circunvizinhas também já prestigia a festa que rola em clima de confraternização e de muita animação. Se a prefeitura de Feira de Santana, tomasse uma atitude digna e pavimentasse a estrada de Jaguara, que quando recebe alguma manutenção é apenas cascalho que a próxima chuva ira desmanchar, talvez a festa se tornasse uma evento de grande proporção valorizando o Distrito, prestigiando os comerciantes da região e fortalecendo o calendário cultural da região, mas até onde tomamos conhecimento, não existe nem mesmo projeto de pavimentação para referida estrada. A população Jaguarense no entanto não se deixa abater pelo falta de atenção da administração municipal, e realiza uma festa comparecendo em massa no evento. Confiram as atrações para este domingo:
Programada para iniciar as atrações às 15:00 h., a ordem de apresentação é a seguinte:

ÁGUIA AZUL
WILLIAN VALLE
MAZINHO VENTURINI
NENÊM DO DO ACORDEOM
SANDRO DE CASTRO
KI XOTE É ESTE e
BRUNINHO

FOLHA DO NORTE COMEMORATIVA
- 101 ANOS

Esta semana a Folha Norte está circulando com sua edição comemorativa de aniversário de 101 anos, com mais de 50 páginas, indispensáveis aos arquivos de pesquisadores e de feirenses que gostam e defendem sua terra Natal, pois vem recheada de matérias de cunho históricos, embasadas em documentos colecionados através dos cem e um anos de história deste indispensável jornal de nossa cidade. Não podemos deixar de parabenizar, todos os profissionais que mantém este semanário ativo, e principalmente a família Navarro Silva na pessoa de Dr. Hugo Navarro o grande âncora do semanário e todos que diretamente ou indiretamente contribuem para a manutenção da Folha do Norte. Esperamos em breve estar postando on-line o histórico Jornal, semanalmente. Leiam e guardem pois é documento inestimável.

"4 ELEMENTOS" - EXPOSIÇÃO DE 5 ARTISTAS PLÁSTICOS
- DIA 23, A PARTIR DAS 20:00, VERNISSAGE DE: KARMEN PIRES, LITA MAJDALENE, PILAR SANTANA, JOELMA MORBECK e ADAUTO SAMPAIO, NO MAC.

Pela visão de cinco de nossos consagrados artistas plásticos, o MAC - Museu de Arte Contemporânea, estará realizando na próxima quinta-feira, dia 23 de setembro, a partir das 20:00 h., a Vernissage da exposição coletiva dos artistas: KARMEN PIRES, LITA MAJDALENE, PILAR SANTANA, JOELMA MORBECK e ADAUTO SAMPAIO, denominada "QUATRO ELEMENTOS", concebida com objetivo de mostrar a expressão dos referidos artista sobre a terra, a água, o fogo e o ar, com objetivo de colocar também a visão do ser humano com o planeta Terra e, como afirma de forma muito própria o convite do evento: "...colocar a relação do ser humano com o planeta Terra, suas interferências e conseqüências, para propiciar uma imersão em ambientes que permitam experiências de impacto, para gerar a reflexão individual do seu papel neste mundo." Sem dúvida os artistas reunidos com fito de cumprir a reflexão proposta no trabalho, são da maior qualidade, o que promete uma exposição com certeza de muito bom gosto e técnica apurada. O Viva Feira recomenda.

"LUCAS DA VILA DE SANT´ANNA DA FEIRA"
LANÇAMENTO NO MAC DIA 24 A PARTIR DAS 19:00 H.

A quadrinização da Revista em Quadrinhos, LUCAS DA VILA DE SANT´ANNA DA FEIRA" criada e produzida por Marcos Franco, Marcelo Lima e Hélcio Rogério, que já abrilhantou o Aberto do CUCA no último dia 17 de setembro, estará sendo lançada oficialmente no MAC - Museu de Arte Contemporânea, na Rua Geminiano Costa, nº 255, no próximo dia 24 de setembro, a partir das 19:00 h., com coquetel de lançamento e show do excelente "BANDO FARINHA DE GUERRA", já reconhecidamente uma das maiores expressões da música regional, em Feira de Santana. O lançamento deste trabalho merece o apoio de todos os abnegados dos quadrinhos, pois representa um grande salto na produção feirense onde a cada dia revela novos valores nesta área e que deve ser incentivada, pois é uma excelente ferramenta de auxílio a educação e um grande instrumento de motivação à leitura de um modo geral. Esta provado por meio de várias pesquisas, que a maioria dos aficionados em quadrinhos inevitavelmente se tornam bons leitores de livros e que a quadrinização conduz a leitura do texto pois ao ter contato com a imagem o indivíduo sente a curiosidade de saber o que o personagem está falando ou está vivendo, o resto fica pelo fascínio do trabalho. Parabéns aos criadores deste projeto, Marcos Franco, Marcelo Lima e Hélcio Rogério, pela qualidade do trabalho e pela excelente iniciativa. Esperamos que outras quadrinizações aconteçam em breve. Compareça e prestigiem este trabalho.

PROGRAMAÇÃO-PRAÇA DA MATRIZ
CORTEJO TEATRAL DO CORETO DA MATRIZ AO CUCA
INTERVENÇÃO (abertura oficial do ABERTO 2010 - CUCA)
COORDENAÇÃO: Jacy Queiroz, Geovane Mascarenhas e Elizete Destéffani
PARTICIPAÇÃO: Cia Cuca de Teatro, Núcleo de Dramaturgia Corporal, alunos das Oficinas de Teatro do Cuca e artistas feirenses
HORÁRIO: 8:00
PROGRAMAÇÃO-CUCA
ARTES VISUAIS
ARTE PARA CRIANÇA*
Professor: George Lima
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS
HORÁRIO: 09:00 ÀS 12:00 - VAGAS: 20
LOCAL: ÁREA EXTERNA
PINTURA AO AR LIVRE
PROFESSOR: JORGE GALEANO
PÚBLICO ALVO: ADULTOS
HORÁRIO: 08:00 ÁS 12:00 – VAGAS: 20
LOCAL: ÁREA EXTERNA
OFICINA DE INICIAÇÃO AO DESENHO*
PROFESSOR: Gemicrê Nascimento
Público alvo: Adolescentes e adultos
HORÁRIO: 08:00 ÁS 12:00
Local: OCA
OFICINA DE RECICLAGEM COM GARRAFAS PET*
Professora: Sonia Pedreira
HORÁRIO: 8:00 ÁS 12:00
Público alvo: Adultos
Local: OCA
XILOGRAVURA (Exposição e venda)
Professor: Franklin Maxado
Público alvo: Crianças e adultos
HORÁRIO: 08:00 ÀS 19:00 h
Local: Área externa
FEIRA DE ARTESANATO
Coordenação: Ileana Queiroz
HORÁRIO: 08:00 ÁS 18:00
Local: Área externa
EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA E MOBILIÁRIO
Coordenação: Domingos José da Paixão
HORÁRIO: 08:00 ÁS 20:00
Local: Área externa
PINTURA DE AÇÃO
PROFESSOR: Rener Rama
VAGAS: 4 pessoas por vez
HORÁRIO: 10:00 ÀS 23:00 h
LOCAL: Área externa
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Coordenação: Aldo Lima
Visitação pública: 08:00 às 20:00
Local: Sala 08
CONFECÇÃO DE BONECAS DE PANO*
FACILITADORA: Profª. Marilene Brito
Público alvo: Crianças e adultos
COORDENAÇÃO: Lívia Evelyn
HORÁRIO: 09:00 às 16:00
LOCAL: Área externa
MUSEU REGIONAL DE ARTE
EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS ABERTO 2010**
ARTISTAS PARTICIPANTES: Pithon, Jorge Galeano, Nailson Chaves, Sonia Pedreira, Ronaldo Lima, Jaquisson Batista e Juraci Dórea.
VISITAÇÃO PÚBLICA
HORÁRIO 08:00 ÁS 20:00
COORDENAÇÃO: Gil Mário Menezes
EXPOSIÇÃO: O UNIVERSO PARALELO DAS CORES - "Mandalas" **
ARTISTA: Joelma Morbeck
VISITAÇÃO PÚBLICA: 08:00 às 23:00
LOCAL: Foyer do Teatro do CUCA
TRÍPTICO - INTERVENÇÃO URBANA
PÚBLICO ALVO: Público em geral
COORDENAÇÃO: Maristela Ribeiro
ARTISTA: Vladimir Oliveira
HORÁRIO: 10:00 às 23:00
IMAGINÁRIA GALERIA "VÊNUS HOTEL"
CONCEPÇÃO E CURADORIA: ANDREA MAY
CO-PARTICIPAÇÃO: Anita Dominoni, Juliana Bestetti, Flávia Bomfim, Alessia Rollo e Andrea May
COORDENAÇÃO: Maristela Ribeiro
HORÁRIO: 15:00 às 21:00
Local: Área externa (em frente a Sala 09)
INTERVENÇÃO URBANA "INAUGURAÇÃO DA ALAMEDA GEORGINA ERISMANN"
COORDENAÇÃO: Grupo GEMA
Local: Rua Conselheiro Franco.
HORÁRIO: 06:00 h
XILOGRAVURA (Oficina, exposição e venda)*
Professor: NATIVIDADE
Local: Área externa
Público alvo: Crianças e adultos
HORÁRIO: 9:00 ÀS 19:00 h
PINTURA*
Professor: HERIVELTON FIGUEREDO
PÚBLICO ALVO: ADULTO
HORÁRIO: 14:00 ÁS 16:00 – 1ª Turma
VAGAS: 15
HORÁRIO: 16:00 ÁS 18:00 - 2ª Turma
VAGAS: 15
LOCAL: OCA
ARTESANATO: BONECOS DE GARRRAFA E CABAÇAS
ARTISTA: K. Maia
Público alvo: Crianças e adultos
HORÁRIO: 08:00 ÁS 23:00
LOCAL: ÁREA EXTERNA (próx. a OCA)
EXPOSIÇÃO DO ARTISTA: MARCIO PUNK
TÉCNICA: PINTURA "RECICLADA PULVEROGRAFIA"
HORÁRIO: 08:00 ÁS 23:00
LOCAL: SALA 08
EXPOSIÇÃO DO ARTISTA: JAQUISSON BATISTA
TÉCNICA: ESCULTURA
HORÁRIO: 08:00 ÁS 23:00
LOCAL: SALA 08
EXPOSIÇÃO DO ARTISTA: BERNARDO OLIVEIRA
TÉCNICA: PINTURA
OBRA: De Vermelho I, II, III
HORÁRIO: 08:00 ÁS 23:00
LOCAL: SALA 08
CIÊNCIA E ARTE
EXPERIMENTOTECA
EXPOSIÇÃO DE EXPERIMENTOS INTERATIVOS EM CIÊNCIA*
VISITAÇÃO PÚBLICA - Horário – 08:00 às 12:00 / 14:00 às 18:00
PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes
VAGAS: Serão atendidas 06 visitantes por vez
COORDENAÇÃO : Saladina Amoedo
LOCAL: Experimentoteca do CUCA
1. Massa maluca
2. O ovo afunda ou flutua
3. Latinha obediente
4. Como equilibrar objetos
5. Eletrização com canudos
MÚSICA
APRESENTAÇÃO DE POP ROCK
PARTICIPAÇÃO: Amanda Queiroz e Grupo de Amigos
LOCAL: Teatro do CUCA
HORÁRIO: 09:00 às 09:30 h
APRESENTAÇÃO DA BANDA EFEITO ZUMBI
HORÁRIO: 11:00 às 12:00
LOCAL: Teatro do CUCA
GRUPO DE CÂMARA, CONJUNTO DE FLAUTAS, CONJUNTO DE VIOLÕES E CORAL SCHERZO
COORDENAÇÃO: Doraneide Tosta
LOCAL: Teatro do CUCA
HORÁRIO: 16 às 17h
“200 ANOS DE CHOPIN”
PIANISTAS: Marcelo Dias, Vasni Filho e Dailse Couto
COORDENAÇÃO: Doraneide Tosta
LOCAL: Teatro do CUCA
HORÁRIO: 17:30 às 18:30 h
GRUPO EM VERSOS E CANÇÕES
PARTICIPAÇÃO: Milena Santana dos Santos
HORÁRIO: 09:00 ÀS 09:30 h
LOCAL: Teatro de Arena
GRUPO DE PERCUSSÃO ZÉ DAS CONGAS
HORÁRIO: 09:30 ÀS 10:00 h
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
SHOW MUSICAL COM O GRUPO ÂNIMA TRIO
Coordenação: Tito
HORÁRIO: 10:00 às 10:30
Local: Teatro de Arena do CUCA
SHOW COM ROGÉRIO LACERDA
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
HORÁRIO: 12:00 h
APRESENTAÇÃO MPB
MARRYETH OLIVEIRA
HORÁRIO: 11:30 às 12:00
LOCAL: Teatro de Arena
BANDA OS NÓ CEGO (MARCIO PUNK)
BANDA DE ROCK REGIONAL
HORÁRIO: 14:00 às 14:30
LOCAL: Teatro de Arena
APRESENTAÇÃO BANDO FARINHA DE GUERRA
HORÁRIO: 15:00 às 16:00
Local: Teatro do CUCA
WORKSHOP DE LUTHERIA: (construção de violões), e Laboratório de construção.*
LOCAL: Sala 01
HORÁRIO: 09:00 às 11:00
PROFESSOR: Gilberto Guimarães
VAGAS: 25
TEATRO
OFICINA DE TEATRO*
PROFESSORA: Ive-Anne Castro
HORÁRIO: 9:00 ÀS 11:00
PÚBLICO ALVO: Adolescentes de 11 a 17 anos
VAGAS: 25
LOCAL: Sala 09
ENCENAÇÃO E DECLAMAÇÃO
PARTICIPAÇÕES: Nadja Maltez Pitombo e Grupo
HORÁRIO: 17:30 às 18:00
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
ESPETÁCULO: O CIRCO DE UM HOMEM SÓ
HORÁRIO: 16:00 às 16:40
PÚBLICO ALVO: Geral
COORDENAÇÃO: Jacy Queiroz
ARTISTA: João Lima (Palhaço Tiziu)
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
ESPETÁCULO: POCKET SHOW DO ESPETÁCULO "SONHOS»
GRUPO: Ponto de Cultura - Cultura Mais Circo
HORÁRIO: 18:30 às 19:00
PÚBLICO ALVO: Geral
COORDENAÇÃO: Cia CUCA de Teatro (Elizete Destéffani)
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
ESPETÁCULO: NOIVA DA MORTE
HORÁRIO: 19:00 às 19:50
PÚBLICO ALVO: Geral
COORDENAÇÃO: Núcleo de Dramaturgia Corporal
LOCAL: Teatro do CUCA
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
ESPETÁCULO: OS HOMENS DE NELSON
HORÁRIO: 20:00 às 20:50 h
PÚBLICO ALVO: Geral
COORDENAÇÃO: Jean Marques
LOCAL: Teatro do CUCA
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL
OFICINA DE DANÇA TRIBAL*
TURMA I - HORÁRIO: 09:00
TURMA II - HORÁRIO: 15:00
PROFESSORA: Bia Vasconcelos
LOCAL: Sala de Ensaio
PÚBLICO ALVO: Adolescente e adulto
COORDENAÇÃO: Marco Caribé
APRESENTAÇÃO DANÇA AFRO MODERNA E GRUPO DE PERCUSSÃO CORAÇÃO BRASILEIRO
CARMEN LÚCIA SILVA
HORÁRIO: 10:00 às 11:00
LOCAL: Teatro do CUCA
PERFORMANCE: POS-INTRÂNSITO
ARTISTA: BERNARDO OLIVEIRA
HORÁRIO: 11:00 às 11:30
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
APRESENTAÇÃO DE DANÇA TRIBAL
HORÁRIO: 17:00 às 17:30 h
LOCAL: Teatro de Arena
PROFESSORA: Bia Vasconcelos e alunos
COORDENAÇÃO: Marco Caribé

SOLO DE DANÇA DO VENTRE DA ACADEMIA ARTE DE DANÇAR
PARTICIPAÇÃO: Alika Brito
HORÁRIO: 15:00 às 15:30
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
SOLO DE DANÇA DO VENTRE
PARTICIPAÇÃO: Tayane dos Santos
HORÁRIO: 16:45 às 17:00 h
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
APRESENTAÇÃO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
PROFESSORA: Avany Vaz
HORÁRIO: 19:30 às 20:00 h
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
APRESENTAÇÃO DA ACADEMIA ALEGRO
HORÁRIO: 15:30 às 16:00
LOCAL: Teatro de Arena
PROFESSORA: Thaise
COORDENAÇÃO: Marco Caribé
PERFORMANCE: O Deserto
HORÁRIO: 20:00
AUTORIA E DIREÇÃO: Victor Venas
CO-PARTICIPAÇÃO E PERFORMER: Wagner Lacerda
LOCAL: Teatro de Arena do CUCA
APRESENTAÇÃO DE BALLET CLÁSSICO - ACADEMIA ARTE DE DANÇAR
PARTICIPAÇÃO: Aline Brito
HORÁRIO: 21:00 às 22:00
LOCAL: Teatro do CUCA
COORDENAÇÃO: Marco Caribé,
APRESENTAÇÃO DE DANÇA DO VENTRE - IGNIS
HORÁRIO: 22:00 às 23:00
LOCAL: Teatro do CUCA
COORDENAÇÃO: Marco Caribé (Luciana Silva de Almeida)
LITERATURA
LITERATURA DE CORDEL
FEIRA DE CORDEL : Exposição e Venda
CORDELISTAS: Jurivaldo Alves da Silva, Franklin Maxado, João Ramos, Júlio Rodrigues, Ademar José de Araújo, José Caldas Serafim, Domingos José da Paixão, Ademar José de Araújo, Edson Machado (editor)
Xilógrafo: Luiz Natividade - Projeto Natividade de Xilogravura
HORÁRIO: 08:00 às 20:00
LOCAL: Área externa
LANÇAMENTO DA REVISTA: “Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira”
Marcelo Oliveira Lima e Marcos Franco
HORÁRIO: 16:00
LOCAL: Área externa (O Baú da Princesa)
LANÇAMENTO DA REVISTA: HQ “Kuei e a Senhora de Sárvar”.
Marcelo Lima e Joel Santos
HORÁRIO: 16:30
LOCAL: Área externa (O Baú da Princesa)
ESPAÇOS CULTURAIS
O BAÚ DA PRINCESA
PÚBLICO ALVO: Público em geral
COORDENAÇÃO: Leni David
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Flávia Carneiro
HORÁRIO: 09:00 às 23:00
ESPAÇO BLOG DA FEIRA
PÚBLICO ALVO: Público em geral
COORDENAÇÃO: Blog da Feira (Jânio Rego)
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Paula e Oriza
HORÁRIO: 09:00 às 23:00


PROGRAMAÇÃO-CDL

ARTES VISUAIS
VISITAÇÃO A PINACOTECA DA CDL
HORÁRIO: 08:00 às 15:00
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA:
O Bando Anunciador: registro iconográfico 2009
FOTOS: George Lima, Beto Souza, Juraci Dórea, Aldo Lima, Gutho Cordero e Clube de Fotografia Gerson Bullos
HORÁRIO: 09:00 às 15:00
LOCAL: Foyer da CDL
EXIBIÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS SOBRE O BANDO ANUNCIADOR
HORÁRIO: 09:00 às 15:00
LOCAL: Foyer da CDL
EXIBIÇÃO DE FILMES NACIONAIS E ESTRANGEIROS
HORÁRIO: 09:00 às 15:00
LOCAL: Teatro da CDL
COORDENAÇÃO: SESC (Ana Paula, Ronald e Equipe SESC)
Filmes
Ele de 150 alunos da rede municipal de ensino de fundamental de Vitória – ES
ES, 2007, Animação , Colorido, 13 min.
Frankstein punk de Cao Hamburger e Eliana Fonseca
São Paulo, 1986, Animação , Colorido, 12 min.
Icarus de Victor-Hugo Borges
SP,2007, Animação, Colorido, 10min.
O Natal do burrinho de José Maia, Lancast Mota e Otto Guerra
RS, 1984, Animação, colorido, 5 min.
Pajerama de Leonardo Cadaval
SP,2008, Animação, colorido, 9 min
Peixe frito de Ricardo de podestá
GO, 2005, Animação, Colorido,19min.
Rua das Tulipas de Alê Camargo
DF, 2007, Animação, colorido, 10min.

Tempo total aproximado do programa: 78 minutos

As coisas que moram nas coisas de Bel Bechara e Sandro Serpa
São Paulo, 2006, Ficção, Colorido, 14 min.
Cada um com seu cada qual de Flavia Castro
RJ, 2006, Ficção, Colorido, 15 min.
Malasartes vai a feira de Eduardo Goldeinstein
RJ, 2004, Ficção, Colorido, 12 min.
Meus amigos chineses de Sergio Sbragia
RJ, 2006, Ficção, Colorido, 15 min.
Na pista do apito de Daniel Chaia
SP, 2008. Ficção, colorido, 13 min.
O homem que bota ovo de Rafael Conde
MG, 2006, Ficção, colorido, 13 min.
O sapo de Adolfo Sarkis
RJ, 2006, Ficção, colorido, 17 min
Tratado de Liligrafia de Frederico Pinto
RS, 2008, Ficção, colorido, 14 min.

Tempo total aproximado do programa : 113 minutos
A bruxinha Lili de Leonardo Copello
BA, 2008, Animação , Colorido 5 min.
Bartô de Luiz Botosso e Thiago Veiga
GO, 2006, Animação , colorido, 7 min.
Calango! De Alê Camargo
DF, 2007 , Animação, colorido , 7 min
Docinhos de Frederico Pinto e José Maia
RS, 2002, Animação , colorido, 7 min
Gilda e Gilberto de Érica Valle
SP, 2003, Animação, colorido, 8 min.
O povo atrás do muro de Marconi Loures
NG, 2007, Animação , colorido, 7 min
O veado e a onça de Raquel Pedreira
SP, 2006, Animação, colorido, 13 min.
O vento de Pedro Pazelli
RJ, 2007, Animação, colorido, 4 min.

Tempo total aproximado do programa: 58 min.

A peste da Janice de Rafael Figueredo
RS, 2007, Ficção , colorido, 15 min.
Mãos de vento e olhos de dentro de SUSANNA LIRA
RJ, 2008, Ficção , colorido, 14 min.
Minha rainha de Cecilia Amado
RJ, 2008, Ficção , colorido , 11 min.
O mistério do cachorrinho perdido de Flávio Colombini
SP, 2006, Ficção, colorido, 23 min.
Raul de ferrugem azul de Gabriel Costa
RJ, 2004, Ficção, colorido, 31 min

Tempo total aproximado do programa: 94 minutos


* Oficinas são destinadas preferencialmente a professores e alunos da Rede Pública de Ensino
** Visitas guiadas às exposições devem ser agendadas previamente

Obs.: todas as atividades oferecidas são gratuitas

15 ANOS DE BALADA CLÃ
UMA HISTÓRIA VITORIOSA

Ontem, dia 14 de setembro a Banda Clã, que adotou atualmente o nome BALADA CLÃ, festejou quinze anos de fundação, ou poderíamos dizer de criação, ou mais precisamente de existência. Uma história de trabalho, buscando dar sempre o melhor ao seu público e a Feira de Santana, sede da banda, que conhece e apóia o trabalho destes artistas laboriosos e vigorosos, que conduziram suas artes de reconhecida qualidade em um mercado cheio de obstáculos e dificuldades, sobrevivendo as crises institucionais e instabilidades do mercado, e que festejam suas lutas presenteando os amigos e colaboradores com troféus, que a rigor a eles é que deveria ser conferido, por tudo que fizeram pela música nestes seus primeiros quinze anos em nossa cidade.
Pois é, lutaram e conseguiram vencer, se firmaram no mercado e ao completar quinze anos de labor, a Balada Clã reuniu parceiros, amigos, colaboradores e ainda algumas autoridades da cidade e conferiram-lhes um troféu, que denominaram "PRÉMIO CLÃ 15 ANOS DE MÚSICA" dando a todos o exemplo de como se faz uma carreira vitoriosa, com desprendimento, comprometimento com o público e a qualidade e, principalmente com a humildade de presentear ao invés de querer ser presenteado, isso é o que chamamos de uma HISTÓRIA VITORIOSA.
Em homenagem aos 15 anos da Balada Clã, estamos relacionando os homenageados da Banda que foram divididos em dois blocos os MÚSICOS CLÃ e os HOMENAGEADOS. Veja, também momentos do evento no álbum de fotos feito pelo Viva Feira.

MÚSICOS CLÃ :
RITA SANTIAGO; CRISTIANE SOUZA; MARCOS ROCHA; VAL SANTANA; ALCIVAN MARCANT; GILVAMBERG; ZELES AUGUSTO; SIMONE SAMPAIO; MONICA ; ROSE FRANÇA; LUCIANO; SAMYR ALMAR; LUCIANDRA; GEDSON PACHECO; SERGIO CANHOTO; TONY CAMPOS; GILMAR GUITARRISTA; LEO CABELUDO, LEANDRO VALVERDE; VITOR DUARTE; ANDERSON; PAULlNHO; SERVINHO; ELlAS; 0ZEAS; ISMAR GOMES; CID BALA; ADSON JUNIOR; EDU CASTELO; KELINHO NUNES PERCUSSIONISTA; BERLlNDO; TONICO FREITAS; ZE DAS CONGAS; ZE ALCIONE PERCUSSIONISTA; CAL PRETO e TOINHO CAMPOS.

HOMENAGEADOS:
BOKA DO CARANGUEJO; BAVARIA representada por DILSON; FILOSOFIA representada por FILO; PAPO 10 representada por NILSON; EBADS representada por LENINHA; SEFAZ representada por SILVANIA; SESC representada por MICHEL; VITRINE ASSESSORIA representada por DANIELA CEDRAZ; MELANIA LEAL; JANET BUFET representada por JANETE NOGUEIRA; REALYSE EVENTOS representada por KARYNE; DVANDA CERIMONIAL; B.RN EVENTOS representada por REGINALDO; CERIMONIAL UEFS representada por CLAUDIA/MILA; TVSUBAE representada por MARCILIO; TV BAHIA representada por EDUARDO OLIVEIRA; APRONTE CASA representada por PAULO; CAFE 2 DE JULHO representada por 'D. ZENILDA; MAXI PAPELARIA representada por VAL MIRANDA; ASTEC representada por ZELITO; PERCOL representada por ALAN GRILO; KILOGRIL representada por FRANZE; TECNOLENS representada por FERNANDO; ZÉ NETO; TARCISIO PIMENTA; GRAÇA PIMENTA; SECRETARIA DE CULTURA representada por EUCLIDES ARTHUR; SECCRETARIA DE CULTURA representada por SANDRA; NARON VASCONCELOS; LULUDA BARRETO; ANACY PAlM; RONNY; UÁUÁ representada por MARCO AURÉLIO; AUÊ PRODUÇÕES representada por TEONILIO; GLlCH representada por RAFAEL;.FOTOPLAY representada por ALDO e CRIS; MASTER VIDEO representada por GIL; BONY VIDEO representada por JORGE PAULO; FOLHA DO NORTE representada por ZADIR PORTO; FEIRA NOITE DIA representada por SANDRO PENELU; DJ SIMBA; CEL. NASCIMENTO; SUTIÃ RENDADO representada por ARIELSON; MIDIA FÁCIL representada por DENIS; CALANGO TIÃO representada por ROGERIO; RESIDENCIAL QUATRO RODAS; COLÉGIO STº ANTÔNIO representada por Pró ISA; FACULDADE ANISIO TEIXEIRA representada por ADAILTON; FACULDADE NOBRE representada por JODILTON; JERRYBENEVIDES; DJALMA FERREIRA; CESINHA DOS OLHOS D´ÁGUA; CELIA ZAIM; DS CONTABILIDADE representada por DALVA; PRINCESA FM representada por AMAURY JR; TANURI0 BRITO; ANTARES FM representada por EDMILSON LIMA; CARLOS GEILSON; KATIA DO CONY; LINCEWEB representada por MARCOS; CLAUDIO; CAI0 AUGUSTO; CRECHE A. CRIANÇAS representada por D. MARIA; GT STUDIO representada por TONY MOREIRA; GT STUDIO representada por NEKO RODRIGUEZ; PINK FLOYD representada por ROMÁRIO; BRILHASOM representada por JOÃO; SOM BRASIL representada por MARCOS; PROMOSSOM representada por CARLOS SUZART; BETO XIADA; MARQUINHOS GT6; JS SONORIZAÇÃO representada por GENIVALDO; JULIO SOM; ROBERTO SOM; ROGERI0 SOM; SHOW LUZ representada por DANILO ORGE; TRIO PARAJOS representada por JORGE SOLEDADE e LUIS BOJO SOM.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DESTE EVENTO!

A FUNDAÇÃO SR. DOS PASSOS LANÇARÁ MAIS CDS SOBRE A HISTÓRIA DE FEIRA DE SANTANA.

Está programado para hoje, quita-feira, dia 16 de setembro, mais um lançamento do projeto Fragmentos da História de Feira de Santana que ocorrerá às 19h30, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, ao som das apresentações das filarmônicas, Euterpe Feirense e Terpsicore de Maragojipe, que fazem parte de outro projeto liderado pelos condutores da Fundação Sr. dos Passos, o de revitalização das filarmônicas feirenses, onde buscam resgatar a "25 de Março" que é parte da história de Feira de Santana. Para encerrar as festividades, haverá também um show da excelente Maryzélia e o grupo os Coisinho, que vem se firmando a cada dia como a grande sambista de Feira de Santana.
O Projeto "Fragmentos da História de Feira de Santana", desenvolve o trabalho de recuperação de documentários produzidos no passados, que refletem atividades da vida cotidiana de Feira e, principalmente dos seus grandes eventos, colocando-os em dois DVDs e disponibilizando-os para toda a população, que pode adquirí-los na Livraria ao lado da Igreja Sr. dos Passos, assim como, no Casarão da Praça Fróes da Mota.
Anunciaram para este terceiro volume, que seguindo a lógica dos anteriores deve vir formado em dois DVDs, material sobre os seguintes eventos:“Gente que brilha”, “Micareta no FTC - 1990”, Debates de Eme Portugal”, “Como nasce uma cidade” e “Véspera da primavera no FTC - 1989”. Os documentos são valiosos para os feirenses conhecerem melhor o passado de sua cidade natal. É imperdível.

GALERIA CARLO BARBOSA RELALIZA VERNISSAGE DE VANIA GARCIA NESTA QUINTA-FEIRA 16 DE SETEMBRO ÀS 20:00 H.

Seguindo sua política dinâmica de oferecer sempre o que há de bom e o que se produz em artes plásticas, sempre com privilegio para artistas de nossa região, a Galeria de Artes "Carlo Barbosa", do CUCA, estará realizando nesta quinta-feira, 16 de setembro, ás 20:00 h., em sua sede, à Rua Conselheiro Franco, a vernissage da Artista Plástica VÂNIA GARCIA, que manterá seus trabalhos em exposição até outubro de 2010. A escolha de atividades da Galeria Carlo Barbosa, é criteriosa e passa sempre pelo funil da qualidade, o que assegura ao público feirense a oportunidade de conhecer e adquirir obras de inestimável valor artístico, não deixando de ser bons investimentos para o futuro. Como sempre além do ambiente agradável que é sempre proporcionado aos visitantes pela administração da Galeria e do CUCA, será servido o tradicional coquetel no lançamento, que também é sempre de muito bom gosto como tudo que acontece naquele espaço cultura. A oportunidade de conhecer os trabalhos de Vânia Garcia não deve ser desperdiçada. O Viva Feira recomenda.

FESTIVAL "VOZES DA TERRA" 2010

A secretaria de Esportes Cultura e Lazer e a Fundação Egberto Costa, em virtude dos feriados seguidos das semanas que passaram, autorizaram o Departamento de Cultura a prorrogarem as inscrições do Festival Vozes da Terra até o dia 17, próxima sexta-feira, ou seja, ainda dá tempo de participar do melhor e maior festival de música de Região. Aelson e Jamile estão no Centro de Cultura Maestro Miro, preparados para orientar e inscrever os artistas locais neste grande evento. Correm que ainda dá tempo.

LANÇAMENTO DO CD DO FESTIVAL "VOZES DA TERRA" 2009

Luluda Barreto, Diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Esporte Cultura e Lazer da Prefeitura de Feira de Santana, comunicou a toda imprensa feirense, o Lançamento do CD com as músicas finalistas do Festival Vozes da Terra 2009. O Evento ocorrerá no próximo dia 30 de setembro, na sede do Museu Parque do Saber, quando os contemplados deverão comparecer para receberem seus Cds, naturalmente em uma cerimônia e com grande clima de confraternização. Lá estarão presentes as autoridades da Secretaria de Esporte Cultura e Lazer e naturalmente além do Secretário Euclides Arthur, deverá comparecer também o Prefeito Tarcízio Pimenta.

Bena Loyola é diplomada “Chanceler”

A artista plástica, Bena Loyola, foi diplomada, recentemente, “Chanceler”, pelo Movimento Cultural Internacional A PLÊIADE. Este Movimento, com sede em Aracaju, visa à reunião de artistas, escritores e agentes da cultura nacional e internacional no intuito de promover a arte em todos os seus aspectos. Idealizado por Carlos Conrado - Presidente Fundador, o Movimento identifica entre seus sócios, agentes multiplicadores da cultura e semeadores da arte, poesia, teatro, para formar e diplomar seus representantes em cada cidade, no Brasil e no exterior, globalizando assim a cultura em todas as suas modalidades. Cada representante legal da “A PLÊIADE”, nomeado de “Chanceler”, tem como objetivo, o dever promover e divulgar as ações culturais e sociais da sua cidade e criar pontes para intercâmbios. Fundado em 2006, ”A Plêiade” vem se projetando gradativamente, promovendo movimentos culturais e conta com sua própria edição de livros. Em 2009 produziu e lançou a “Antologia Poética” – Tributo à Paz - sob a organização de Carlos Conrado e Talita Fontes, com a participação de 34 (trinta e quatro) poetas (inclusive Bena Loyola). É um movimento em prol da cultura e acima de tudo, busca uma sociedade preocupada com o amanhã – pessoas famintas de bons ideais. Temos representantes nas seguintes cidades:

- Carlos Conrado – Aracaju-Se (Presidente)
- Renata Rimet – Salvador-Ba
- Bena Loyola – Feira de Santana-Ba
- Danielle Santos – Rio de Janeiro-RJ
- Emerson Maciel – Laranjeiras-Se
- Euge Fluir - Buenos Aires/Argentina
- Arlete Piedade - Benfica/Portugal
- Rafael Vogel - Weimar/Alemanha

O Movimento Cultural Internacional A PLÊIADE, é uma Instituição que visa promover os talentos daqueles que nele se inserem, com a determinação de trabalhar em prol da cultura e da coletividade, que certamente se firmará através da união de todos, fortalecendo a paixão pelo que se propõe a fazer: Um Tributo à Paz!!!

Feira de Santana, 07 de setembro de 2010

Bena Loyola
Artista Plástica
Chanceler da – A PLÊIADE
9955-0448/9972-3903
Benaloyola@hotmail.com
conradoart@yahoo.com.br
www.apleiade.ning.com

Adeus Saco de Limão
Lugar aonde nasci
Eu vou prêso pra Bahia
Levo saudades de ti,
Sabendo que vou morrer,
Talvês eu não volte aqui!
(Trecho do ABC de Lucas)

O Projeto Lucas da Feira em Quadrinhos está em sua reta final!

O bando responsável pela quadrinização de uma das figuras negras mais importantes da Bahia - e por consequência do Brasil - o convida para acompanhar o final dessa aventura de perto. Para isso, siga o Twitter do projeto: @olucasdafeira e também junte-se a comunidade do Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105338431 Assim, você acompanhará os passos derradeiros de Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira para saber sobre as datas de lançamento, promoções e vendas da HQ.

Se ainda não conhece o projeto, para matar sua curiosidade seguem a sinopse, biografia dos autores e os comentários dos primeiros (e prestigiados) leitores da obra que é patrocinada pelo Banco do Nordeste/Ministério da Cultura através do Edital de Microprojetos Culturais. O álbum terá pré-lançamento em Feira de Santana no dia 17/09, durante o Aberto 2010 do CUCA e coquetel oficial de lançamento dia 24/09, no MAC - Feira de Santana, juntamente com o lançamento da Revista Área 71, contando com show do Bando Farinha de Guerra. Fiquem atentos!

Sinopse

Quem foi Lucas da Feira? Até hoje não existem dados precisos que detalhem quem
foi o negro que se rebelou contra a sociedade escravocrata em que viveu. Sabe-se que
atuou nos arredores da atual cidade de Feira de Santana, nos começos do século XIX,
atacando tropeiros que iam ou vinham da Feira do Gado. Alguns dizem que fazia isso
para depois repartir com outros negros e pobres, outros afirmam que nunca passou de
um psicopata desumano. Longe de responder a essas questões, a obra Lucas da Vila de
Sant’Anna da Feira busca dialogar com diversas fontes, oficiais ou não, para mostrar
uma história possível da personagem, suas motivações e assim reapresentar esse mito
histórico brasileiro para os leitores do século XXI.

Breves críticas

"...nesta obra nos é apresentado um ilustre "desconhecido" da História do Brasil, e não
por isso menos importante” José Salles, Professor de História, roteirista de quadrinhos e
editor da Júpiter II

"É com orgulho que se aprecia uma HQ onde, a cada quadro, se percebe o prazer com
que se quis contar a história de Lucas da Feira, através de narrativa ágil e detalhada,
junto a uma arte bela e envolvente" Gustavo Machado, desenhista de quadrinhos.

“Adorei ‘Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira’(...), bela celebração à escrita e delicioso
antídoto contra essa memória amnésica de que grande parte de nós é feita.” Júlio Emílio
Braz, escritor de literatura infanto-juvenil e roteirista de quadrinhos.

“ ...é uma criativa obra que resgata parte da memória do nosso País e que agrada, não
só pelo belo visual artístico, como também pelo seu conteúdo histórico!" Elmano Silva
(Mano), quadrinhista, artista plástico, teatrólogo e poeta.

" ...cavalheiros da novíssima geração de quadrinhistas brasileiros com o estufo ideal
para narrar parte da intensa aventura que foi a vida de Lucas da Feira." Sebastião
Seabra, Mestre do Quadrinho Nacional

"Além de prestar homenagem aos mitos e artes populares, o cordel, as trovas e aboios,
os autores manejam bem a arte dos quadrinhos, (...) compondo na mente do leitor um
filme ilustrado, com ares de épico". Spacca, quadrinhista.

" ...narrativa comovente da vida de um homem destemido e sensível que decidiu fugir
da atávica escravidão para viver sua liberdade, mesmo que turbulenta, por longos vinte
anos". Júlio Shimamoto, Mestre do Quadrinho Nacional.

"A polêmica trajetória do lendário escravo Lucas de Feira, misto de herói e salteador,
ressurge em pleno século XXI, no traço vigoroso de Hélcio Rogério, e no roteiro denso
e embasado”. Carlos Ribeiro, escritor e professor da UFRB.

Autores
Hélcio Rogério (ilustração) – Nasceu em 1973, na cidade de Feira de Santana, Bahia. Trabalha
como ilustrador e arte-finalista para revistas, jornais e agências publicitárias.
Autodidata, iniciou sua carreira como ilustrador de quadrinhos em 1998, participando
da revista independente Brazuca Comics, publicada pelo Museu de Arte Contemporânea
de Feira de Santana. Desde então tem colaborado em jornais locais e diversas revista
nacionais a exemplo da Impacto, Lorde Kramus, Billy the Kid, Tianinha e Área 71.
Dono de um traço forte e dinâmico, possui como principais influências os desenhistas
Mozart Couto, Rodval Matias, Julio Shimamoto, John Buscema e Frank Miller.
helciorogerio@gmail.com

Marcos Franco (pesquisa e roteiro) – Nasceu em Feira de Santana, em 1975, e atualmente reside em
Cachoeira, onde estuda Museologia na Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
Atua como roteirista de Quadrinhos desde 1994, tendo trabalhos publicados em
revistas como Turma do Xaxado, Impacto, Boca do Inferno, Projeto Continium,
Tempestade Cerebral e Área 71. Também participou de diversos fanzines brasileiros,
da Expofanzines - Mostra Internacional de Fanzines de Ourense, na Espanha - e foi
vencedor do 2° Concurso Nacional de Roteiros, promovido pelo HQ Festival Sergipe de
Quadrinhos. Sempre foi amante de quadrinhos nacionais e cultura popular nordestina,
tendo como influências os roteiristas brasileiros Rubens Francisco Lucchetti, Júlio
Emílio Braz, Elmano Silva, Ataíde Braz e Gian Danton. marcosfranco@ymail.com

Marcelo Lima (pesquisa e roteiro) – Nascido a 1989 na cidade de Sant’Anna. Conclui a graduação em
jornalismo e pesquisa histórias em quadrinhos jornalísticas pelo Instituto de Letras
da UFBa. Foi um dos vencedores da 10ª Feira HQ do Piauí, na categoria Roteiro,
e premiado no Intercom Nordeste do Piauí pela HQ “Marcha da Maconha em
Quadrinhos”. É roteirista da HQ “Kuei e a Senhora de Sárvar”, em parceria com Joel
Santos, e editor da revista baiana “Área 71”. Ainda não sabe quais influências têm, mas
ama a ideia de misturar quadrinhos e cultura nordestina, suas duas grandes paixões.
Gosta do interior e adora a capital, vivendo em um eterno trânsito de corpo e espírito.
marcelocaterpillar@gmail.com

Marcos Franco e Marcelo Lima
Projeto Lucas da Feira
http://roteirizandohq.wordpress.com
(75)8833- 3798 - (71) 88702445

I Simpósio de Psicologia reúne profissionais de saúde em Feira de Santana

Acontece nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2010, o I Simpósio de Psicologia de Feira de Santana, no Museu Parque do Saber, com o tema: “Os profissionais de saúde diante da morte e do morrer.”, o evento é uma realização do corpo discente de psicologia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, com o apoio do colegiado de Psicologia da FTC, e contemplará palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos científicos.

De acordo com a coordenadora do simpósio e estudante de Psicologia no 10° período, Neia Mattos, as inscrições podem ser feitas na FTC, no estande da praça de alimentação nos horários de 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 22h00 de segunda a sexta-feira, e também no blog do evento (http://psicologiaftcfsa.wordpress.com/), a valores promocionais para inscrições antecipadas.

A coordenadora, Neia Mattos, completa dizendo que a proposta é discutir com estudantes e profissionais de psicologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia e medicina, questões pertinentes à essa fase de transição, em que o ser humano chega a um estágio de fragilidade e sobre o qual necessita de vários profissionais que em áreas especificas realizam um trabalho integrado, mas não tem oportunidade de fora do ambiente de atuação profissional confrontar e discutir, ideais e experiências. “É difícil encontrar estudos voltados para o tema em debate, por isso, é uma oportunidade para profissionais e estudantes que se interessam por iniciar estudos sobre o assunto ou atualizá-los”, explica Neia.

Segundo a organizadora, Daniela Cristina, os estudantes também terão uma oportunidade impar, uma vez que a aprendizagem não pode ficar restrita somente aos conteúdos teóricos.
Estudantes e profissionais podem inscrever trabalhos científicos até o dia 15 de setembro no colegiado da faculdade, ou entrando em contato pelo e-mail: (monitorespsicologia@yahoo.com.br), a fim de apresentá-los, que além de enriquecer o currículo profissional e acadêmico ainda concorrer à premiação. Os dois melhores trabalhos ganharão, cada um, ano de assinatura de uma revista cientifica na área de saúde correspondente a atuação do vencedor.

Mais informações no Blog do evento - http://psicologiaftcfsa.wordpress.com/ , no Twitter: www.twitter.com/simposiopsico - ou pelos telefones (75) 9177-1259 / 9946-4473.

PROGRAMAÇÃO

I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA DE FEIRA DE SANTANA

O que: “Os profissionais de saúde diante da morte e do morrer”
Quando: de 07 a 09 de outubro de 2010
Onde: Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo

QUINTA-FEIRA - 07/10

CREDENCIAMENTO: 15h30m

ABERTURA: 16h00

PALESTRA DE ABERTURA:

“A Multidisciplinaridade no atendimento ao paciente sem possibilidades terapêuticas”

Médica Neurologista – Dra. Isolda Nonato

Psicóloga - Prof.ª Paula Rubia - Docente no curso de Psicologia da FTC; Pós graduada em Saúde Mental; Psicóloga Clínica; Psicóloga HGCA.

Enfermeiro - Prof. Rodrigo Bastos – Graduado pela UEFS- Especializando em Acupuntura – INCISA - BA

Fisioterapeuta – Fta. Talita Bezerra da Silva - Especializada em Neurologia; Atendimento domiciliar ; RPG; Pediatria.

18h00 – Coffe Breack – Momento Cultural

SEXTA-FEIRA – 08/10

MINI CURSO: "Cuidados Paliativo e seus paradoxos"
Prof.ª Maria Luísa Sarno – 07h30m – 12h30m
Especialização em Psicologia Hospitalar; Mestranda em Psicologia

07h30m

Enfrentamento da doença entre os profissionais de saúde: “DOR” E “LUTO”.

Psicólogo - Prof. Luiz Antonio Manzochi - CRP. 06/48199-3 -Instituto 4 estações Psicólogo clínico, doutorando em Psicologia clínica na PUC- SP, estudando questões de Morte e Luto e Atendimento Multidisciplinar em Crise,
Mestre em Gerontologia pela PUC- SP;
Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia- SP ;
Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CRP ;
Especialista em Teoria e Prática Junguiana pelo Coggeae- PUC- SP

Enfermeiro - Prof. Rodrigo Bastos – Graduado pela UEFS- Especializando em Acupuntura – INCISA - BA

Fisioterapeuta – Prof.ª Virgínia Paim –

Intervalo: 10h15m - Retorno 10h30m ( Apresentação de trabalhos - Comunicação)

Mesa redonda: Espiritualidade e atitudes religiosas

I- CRISTIANISMO – Pr. Antonio Marcos - Psicólogo, Teólogo, Historiador

II- ESPIRITISMO – Prof. Pierre Gonçalves de Oliveira Filho – Psicólogo, ART Terapeuta, Mestre em Saúde Coletiva

III- RELIGÕES AFRO BRASILEIRAS – Prof. Valter da Mata Filho - Mestrado em Psicologia

IV-DISCUSSÃO -

Intervalo 12h30m - Retorno 14h00m

MINICURSO: “O Cérebro e a Morte”- 16h15m – 18h00m
Dr. Márcio Brandão – Neurologista / Neurocirurgião

14h00m

Tanatologia: “Educação Para Morte”
• Prof.ª Larissa Santana – Psicóloga no Hospital Unimed- HU;Especialista em Psicologia Hospitalar

• Prf. Luiz Antonio Manzochi: Instituto 4 Estações

Intervalo 16h00m - Retorno 16h15m (Apresentação de Trabalhos- Comunicação)

Mesa Redonda - Eutanásia, Distanásia e Ortonásia.

Prof. Júlio César Hoenisch – Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade ; Atuação em Psicologia Jurídica. Docente da UEFS

Dr. Ronaldo Mendes – Advogado OAB/ BA-21.815

Encerramento 18h00m

Sábado – 09/10

MINI CURSO: Os profissionais diante da morte e do morrer: “Dinâmica da família” 09h40m – 13h40m
Prof.ª Patrícia Caldeira- Psicóloga – Especialista em Família

07h30m

Tempo e Morte: Psicanálise E Hospital

Drª. Marisa Decat de Moura – Psicóloga; Psicanalista; Mestrado em Psychologie Psychopathologie Subjectivité Langage; Possui Doutorado em Ciências/ Reprodução Assistida.

Intervalo 09h10m – Retorno 09h40m – Livros autografados

09h40m

A Sociedade Diante da Morte e do Morrer

• Prof. Alfredo Barbosa _ Especialista em educação; Supervisor de Estágio em Serviço Social da FAN; Assistente Social do Projeto de Extensão para Idosos do Grupo Vida Nobre, no LABOFAN, da Faculdade Nobre; professor da Faculdade Nobre de Feira de Santana e da Faculdade Vasco da Gama, em Salvador.

• Prof. Vicente Deocleciano – Antropólogo- Coordenador do setor de Antropologia da UEFS; Mestrado em Ciências Sociais

• Prof.ª Joelma da Silva – Psicóloga; Mestre em Psicologia Social, Docente no curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências

Intervalo 11h30m – Retorno 12h30m

A Doação de Órgãos

Drª. Maria Constança Velloso – Psicóloga; Docente no curso de Psicologia da Faculdade Bahiana de Medicina Especialização em Psicologia Hospitalar Especialização em Saúde Publica; Mestranda em andamento em Família na Sociedade Contemporânea.

Dr. Roberval – (cabe ainda retificação, que será encaminhada pelo profissional) Médico na Clinica Senhor do Bomfim, membro da comissão de órgãos no Hospital Roberto Santos- Salvador

14h00m

O Trabalho Multidisciplinar no atendimento ao paciente portador de doença crônica.

I A VISÃO MÉDICA – DRA. Nadjane Miranda-CRM-BA nº 10.634 -Hematologia e Clínica Médica;Especialização em Hematologia e Hemoterapia ; Mestrado em Patologia com área de concentração em linfoma de Hodgkin.

II O TRABALHO COM A EQUIPE – Prof.ª Arlete Bomfim – Graduação em Enfermagem;Mestre em Família e Sociedade Contemporânea .

III O ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGIICO AO PACIENTE –Prof.ª. Aydênia Araújo – Psico oncologista – Psicóloga no UNACOM

IV O ACOMPANHAMENTO PSICÓLOGICO AOS FAMILIARES – Prof.ª. Maria do Carmo da Silva Mendes – Psicóloga; Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Aristides Maltez.

Encerramento ás 16h40m – Entrega de Certificado.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

"JORNAL DA FEIRA"
CUMPRINDO O PROMETIDO

O novo jornal quinzenal que passou a circular em Feira de Santana, como o nome "Jornal da Feira", realmente vem cumprindo o prometido e sua equipe tem colocado o quinzenal em circulação dentro do prazo, e mais, com a qualidade indicada em seu número de lançamento. Já circula nos pontos de distribuição o nº 4, dando destaque a uma matéria sobre narcóticos e combatendo a violência desenfreada que tem tomado conta de nosso dia a dia, entre outros assuntos de relevante importância. Não deixem de conferir o "Jornal da Feira".

REVISTA : MIRA - ARTE E CULTURA

Recentemente foi lançada, com destaque na III Feira do Livro, a Revista "MIRA - ARTE E CULTURA", sobre a responsabilidade de ARAILTON PÚBLIO, EDSON MACHADO e TELMA SIQUEIRA ALVES, que primam pela defesa das manifestações culturais e artísticas. O primeiro número está em circulação e esperamos que a tenha vida longa, pois o bom gosto e a qualidade é parte integrante desta nova edição. Encontrem e prestigiem, pois vale a pena.

ACADEMIA DE EDUCAÇÃO
GIL MÁRIO E JOSÉ LIMA DE MENEZES EMPOSSADOS NA ACEFS

A Academia de Educação de Feira de Santana, admitiu em seus quadros para ocuparem as cadeiras, 10 e 21, daquela instituição, os Professores José Lima de Menezes e Gil Mário de Oliveira Menezes, respectivamente, em cerimônia de posse realizada no dia 04 de agosto, na Câmara de Diretores Lojistas, em virtude da abnegação e dedicação dos novos imortais em suas carreiras no Magistério, acrescentando ao quadro da instituição, com a presença dos novos associados a qualidade e o dinamismo destes dois dedicados mestres, que já são intelectuais de fundamental importância para a educação e a vida cultural e artística de Feira de Santana.

QUATRO ATRAÇÕES VÃO ANIMAR A QUINTA AUTORAL CAIUBI, NO CUCA

A segunda edição da Quinta Autoral Caiubi acontece dia 26 de agosto, às 20 horas, no teatro do Cuca, com entrada franca. O evento reúne artistas associados ou convidados ao Clube Caiubi de Compositores, a maior rede de relacionamentos do mundo. As estrelas da noite serão os cantores e compositores Carlos Pitta, Cescé Amorim, Dionorina e Ânima Trio.
Os três primeiros já são bastante conhecidos, mas o público terá ainda a oportunidade de conhecer mais o Ânima Trio, um grupo que vem despontando pela qualidade do trabalho feito por Tito Pereira (piano, teclados e vocal), Flaviano Gallo (bateria e vocal) e José Araújo (contrabaixo).
Cescé Amorim, ou “cantadô, tocadô e letrista”, conforme sua própria definição, vai mostrar o que mais marcou sua carreira até agora, desde que iniciou gravando o LP “Cescé Amorim entre amigos”, em 1990. Em seu currículo, atuações ao lado de nomes consagrados da música nordestina e shows na Europa (Itália, França, Suíça e Alemanha). Agora, parte para um resgate musical com o CD “Olhos D’Água”.
Dionorina canta desde os 10 anos de idade, apresentando-se em programas de auditório de rádio. Enquanto grava o novo CD e participa do projeto Trilogia do Reggae, o artista fará intervenções durante o show para mostrar um pouco da experiência acumulada desde a formação erudita até a opção pelo ritmo que o tornou conhecido no mundo.
Carlos Pitta volta à sua terra, no intervalo da gravação do novo CD. O artista vai lembrar canções que marcou uma carreira bem sucedida iniciada em 1981, quando gravou o primeiro e premiado disco “Águas do São Francisco – Lendas”. O autor de sucessos como “Cometa Mambembe”, Pitta tem oito discos gravados com a participação de nomes consagrados da MPB.
A Quinta Autoral Caiubi será transmitida ao vivo para todo o mundo na internet, por meio do site www.clubecaiubi.com.br. O evento conta com o apoio cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), com produção do jornalista Geraldo Lima. (infoculrural.com.br)

BENA LOYOLA GANHA MEDALHA DE OURO NO RIO DE JANEIRO

A artista plástica, Bena Loyola, recebeu o Prêmio de Medalha de Ouro, correspondente ao primeiro lugar, na categoria moderna, por sua participação no IX Salão de Artes e Poesias, realizado no Iate Clube Brasileiro, na Estrada Fróes, 400 – Icaraí, São Francisco, em Niterói-Rj, reunindo artistas visuais e poetas num movimento cultural de muita grandeza. O Salão foi organizado pelo Chanceler De Luna Freire, Presidente da AFBA – Associação Fluminense de Belas Artes, da qual também é curador e marchand.

Participantes: Artistas plásticos: Bena Loyola, Gheisa Vieira, Zéze Negrão, RAF , Maria Helena de Castro, Victor Beachinger, Inês Vitória, Maria Auxiliadora Ferreira, Irene Catharina Marra, Otília OSaen, Neyde de Almeida Noronha ( NAN ), Zeza Castro, Paulo Byron, Sheila Malafaia, Mayra Diniz, G. Teixeira, Heitor Luiz Murat e Laura Deitx . Poetas: Sissa Schultz, Leda Mendes Jorge, Belvedere Bruno, Berenic Bere, Neyde de Almeida Noronha ( NAN ), Lúcia Pèrrissé, Wanda Cavalcanti, Romário Batista, Gette, Rosangela Carvalho, Erasmo Shallkytton, Inmaculada Priego, Alice Ferreira, Daiane Laureano Martins Lópes, Hawa Abdulrazac, Robine Gomes, e Hawa Issufo. Homenageados: A artista Inês Vitória recebeu o Título de Amiga Fluminense e irá Medalha Cultural Belas Artes, o radialista Rubensa rcebeu a Medalha Cultural Belas Artes, a poeta Wanda Cavalcanti recebeu o Título Amiga Fluminense de Belas artes.

Bena Loyola fala com muita satisfação das alegrias que tem lhe proporcionado estar participando com este grupo de artistas cariocas, sendo com esta a sua quinta exposição coletiva em várias cidades do Rio de Janeiro, tendo recebido inclusive as seguintes premiações em Medalhas: Agora a Medalha de Ouro e nas exposições anteriores recebeu: Medalha de Prata, Medalha de Bronze, Medalha de Menção Honrosa e Medalha de Mérito Cultural. Este é um momento muito feliz de sua vida artística, com o reconhecimento do seu trabalho, que continua incentivada a expor ao mesmo tempo, em Aracaju, onde já participou de três exposições este ano e agora também, no Salão de Artes Plásticas do Estado da Bahia em Jequié e em breve estará expondo em Nova York, nos Estados Unidos da América. Bena Loyola trabalha com acrílica sobre tela, técnica mista em suas obras no estilo contemporâneo.

BENA LOYOLA EXPÕE NO CULTART EM ARACAJU

A Artista Plástica, Bena Loyola, participará da Exposição de Artes - MOSTA DE ARTES PLÁSTICAS, que acontecerá no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe – CULTART, na Galeria de Arte Florival Santos, Av. Ivo do Prado, 612 – Centro, em Aracaju-Se. A exposição promovida pela Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju – AASPLASA e conta com a participação dos seguintes artistas: Almério Cavalcanti, Ana Denise, Antônio Fernando - AF, Bena Loyola, Cândida Bispo, Conceição Aguiar, Chiko Só, Dilce Tavares, Edu Rodrigues, Kalvero, Luiza Leon, Maneco Araújo, Marly, Nadja Amorim, Raquel Lima, Rubens Kühl, Valter Santos, Vilma Rebouças, Wellington Deda. A abertura será dia 12 de Agosto, a partir das 20h. e permanecerá aberta ao público até o dia 03 de setembro de 2010.

BLOG DA FEIRA CADA DIA MELHOR

Objetivando melhorar sempre, Janio Rego deu uma brilhante repaginada no tradicional BLOG DA FEIRA, que está com visual e conteúdo mais dinâmico, prestando um serviço cadê dia melhor aos seus seguidores e visitante, além da equipe que já vinha apoiando Jânio na cobertura dos fatos ocorridos em nossa cidade, admitiu em seus quadros o competente jornalista Elsimar Pondé, que somado a Orisa Gomes, Paula Macêdo e Cláudio Boaventura formam a equipe que repercute os principais fatos ocorridos em nossa cidade. Está de parabéns toda equipe pelo excelente trabalho que está realizando com as informações dos fatos em Feira, e um parabéns especial para Jânio que só apura sua mania de perfeição. Vale muitos cliques.

CIRCULANDO NA CIDADE

Feira tem realmente a excelência da produção intelectual e artística, se as edições tradicionais não falham, está sempre surgindo alguma novidade na praça, atualmente está circulando nos pontos de distribuição no centro de Feira, o segundo número do Jornal da Feira uma nova publicação com enfoque próprio dos fatos que vêm para o mercado acrescentar informações gerais para o povo feirense.
Também esta em circulação nos tradicionais pontos de distribuição, o número mais recente do Feira Negócios que traz na matéria de capa uma entrevista com o criador da Seller Informática, além é claro, da gama de informações de investimentos e negócios costumeira deste já tradicional informativo comercial e financeiro de nossa cidade.
Já foi distribuído nas bancas de revistas, e ficou exposto por um bom tempo, mas vale a pena registrar o trabalho desenvolvido pelo pessoal do Studio Fúria, uma revista em quadrinhos que denominaram de "Saint Tróia" com roteiro de Antônio Silva e desenhos de Luiz Cleiton Mascarenhas Leite, em estilo moderno e que agrada muito a garotada aficionada em desenhos na TV. Os trabalhos do Studio Fúria, devem ser prestigiados pelos feirenses, pois o pessoal responsável pela iniciativa, é de primeira linha, e está buscando desenvolver alguns trabalhos inclusive de animação gráfica, o que será um ganho para o mercado de criação de nossa cidade. Procurem, conheçam e prestigiem.

DEFINIDAS AS DATAS DAS SEMIFINAIS E GRANDE FINAL DO FESTIVAL DE MÚSICA GOSPEL DE FEIRA DE SANTANA

Já com as datas firmadas para as semifinais, do Festival de Música Gospel de Feira de Santana, as torcidas já podem começar a se organizarem, pois já sabemos os dias a ordem de apresentação das música classificadas para disputarem as semifinais. Anotem aí:
1ª ELIMINATÓRIA 20 DE AGOSTO SEXTA às 20 h.
2ª ELIMINATÓRIA 21 DE AGOSTO - SABADO às 20 h
GRANDE FINAL DO FESTIVAL GOSPEL , DIA 27 de AGOSTO - SEXTA às 20:00 h
Em breve estaremos divulgando a ordem apresentação dos classificados aqui mesmo no Viva Feira.

PARA QUEM GOSTA DE ARTES VISUAIS - PARTICIPEM
- OFICINA DE PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS

Toda quarta-feira está sendo realizado no MAC- Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira, a Oficina de Processos Artísticos Contemporâneos, dentro das atividades dos Cursos “Artista Visual na Contemporaneidade”, com inscrições abertas e de participação inteiramente gratuita, iniciando sempre às 18:00, se estendendo até às 21:30 h., o que é uma oportunidade ímpar para os artistas plásticos, gestores, agentes culturais, atores, arte-educadores, pesquisadores, estudantes de história, letras, professores e demais pensadores da cultura, para se manterem atualizados com o que há de mais moderno e revolucionários neste campo das artes, uma vez que as oficinas são realizadas por profissionais altamente qualificados, para todos aqueles que pensam, refletem, problematizam e querem discutir e compreender os temas prementes da atualidade, a partir da perspectiva das artes visuais. Os Mediadores são: Almandrade, Rener Rama e Maristela Ribeiro. Confiram. Vale a pena.

II WORKSHOP COMO DANÇAR COM GRAÇA E LEVEZA

Data: 24/07 - sábado
Horário: 8:00 às 10:00 (turma iniciante)
10:00 às 12:00 (turma intermediária/avançada)
Valor: R$ 30,00 (inclui cd - obs. para garantir o cd a confirmação de participação precisa ser enviada através do nome completo por email até dia 22.07)

Workshop será dividido em 2 níveis:
Iniciante: 8 às 10 h
Avançado: 10 às 12 h
Abordaremos aspectos da feminilidade
Exercícios de consciência corporal e emocional
Expressão cênica
Atividades de sensibilização e percepção ritmica e melódica
Coordenação de movimentos, deslocamentos e interpretação
Improviso e criatividade
No nível avançado abordaremos além desses aspectos estudo de Taksim

Obs. Levar véus

ARTISTAS MIRINS SURPREENDEM E HOMENAGEIAM PREFEITO NO MAESTRO MIRO

Os alunos das oficinas do Programa “Arte de Viver”, especialmente uma das turmas ( Balet Baby), surpreenderam o Prefeito Tarcízio Pimenta, por ocasião de sua visita ao Centro de Cultura Maestro Miro, no último dia 14, ao descobrirem que coincidentemente era aniversário do Prefeito prestaram-lhe uma homenagem completamente espontânea, o que de fato emocionou o chefe do governo executivo municipal que terminou pousando para fotos com os pequenos artistas.
O melhor de tudo isso é que Tarcízio possa constatar o investimento em arte e educação, além de incentivar o talento, a cultura e a civilidade, também sabe demonstrar gratidão e carinho, e com isso no próximo exercício aumente (substancialmente) o orçamento para as oficinas de arte e esporte em nossa cidade.

DIVERSÃO POPULAR PARA TODOS

O Bar MORUMBI RANGO, localizado na parte inferior do Coreto da Praça Bernadino Bahia, promove, por iniciativa dos sócios da Empresa, Jair e Madeira, uma noite musical ao ar livre, levando todas as semanas duplas e grupos musicais variados para animar a noite no centro da cidade, o que é uma excelente opção para quem, depois de uma semana de labuta, quer umas boas horas de relaxamento. O Viva Feira a partir da próxima semana estará publicando na agenda semanal as atrações do Morumbi Rango, que está de parabéns pela iniciativa.

"EDIR CARNEIRO CLASSIFICADO NO FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO"
"VIVA A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA DE FEIRA"

Compositores de quase todos os estados brasileiros se inscreveram para concorrer ao troféu Lamartine Babo e R$186 mil em prêmios no "Festival Nacional da Canção", considerado atualmente o maior e mais importante Festival de música no Brasil, e Edir Carneiro, cantor e compositor feirense, várias vezes premiado no Festival "Vozes da Terra e em outros festivais do Estado da Bahia, foi classificado em um filtro com mais de 3.000 inscrições, tendo sido selecionados apenas 150 que irão concorrer para chegarem a final, mostrando a boa música que se faz no país hoje.
O certame foi dividido em cinco etapas eliminatórias, de modo que o 40º Fenac está programado para os dias 30 e 31 de julho em Extrema, 6 e 7 de agosto em Formiga, 13 e 14 de agosto em Pouso Alegre, 20 e 21 de agosto em Varginha e nos dias 27 e 28 de agosto em Três Pontas. Dos compositores inscritos, trinta se apresentam em cada cidade, de onde serão selecionados seis semifinalistas por município. Em Boa Esperança acontecerão as duas semifinais nos dias 4 e 5 de setembro e a apresentação dos 10 finalistas, no dia 6 de setembro.
Edir Carneiro se apresentará com a música "Seu José", no dia 27 de agosto na eliminatória da cidade de Três Pontas em Minas Gerais. Vamos torcer muito pelo nosso representante e o Viva Feira vai procurar mais informações sobre a transmissão para ver a possibilidade de acompanharmos, já que muitos destes eventos tem transmissão on-line.

DIA 11 DE JUNHO TEM O "BANDO ANUNCIADOR DA FESTA DE SANTANA"

Já aprovado e incorporado ao calendário cultural de Feira de Santana, o "BANDO ANUNCIADOR DA FESTA DE SANTANA", sairá do CUCA no dia 11 de julho às 07:00 horas e percorrerá as ruas do Centro da cidade, indo encerrar na Praça da Matriz, ou seja, de volta ao CUCA que também fica praticamente no mesmo local.
O resgate desta tradição deve-se a Iniciativa do Centro Universitário de Cultura e Arte, com aval da UEFS, e apoio do SESC e do "Boticário", resgatando assim uma evento popular que foi sufocada por mentes retrógradas, capazes de mutilarem as tradições de um povo. A população da cidade já aceitou o retorno do "Bando" e já deve ser incorporado também pelo poder municipal, uma vez que a festa pertence a cidade e a Universidade não terá condições de mantê-la sozinha.
O CUCA tem divulgado o evento contando inclusive com o apoio fundamental da TV Subaé que atinge toda a região, mas mesmo assim é imperativo a união dos poderes públicos da iniciativa privada para fortalecer o evento de modo que nossa cultura seja assegurada para as gerações futuras e que as festas própria da cidade permaneçam no calendário oficial, proporcionando diversão a população e trazendo visitantes para dinamizar nossa rede hoteleira e os bons restaurantes que hoje se instalam em Feira. O convite do CUCA, é aberto a toda população e o traje é fantasia carnavalesca, nas qual cada participante deve usar a criatividade para tornar a festa colorida, divertida e animada. Divulguem e participem, vamos manter a memória de Feira viva.

CONVITE

O Governo da Bahia iniciou a partir de 2007, um novo modelo de gestão pública ao realizar o PPA Participativo e criar o Conselho de Acompanhamento do PPA (CAPPA). Este modelo implicou na participação de milhares de cidadãos nos processos de definição de programas e ações a serem implementados com o objetivo de transformar a vida dos Baianos.

O CAPPA, em parceria com a Coordenação Estadual dos Territórios (CET) e o Governo, através da Secretaria do Planejamento, promoverá de abril a junho do corrente ano, 26 seminários do CAPPA, intitulados Diálogos Territoriais. O objetivo é aprofundar as discussões de temas como o controle social e outros instrumentos de participação direta da sociedade civil na formulação, execução e acompanhamento de políticas públicas e a importância dos Territórios de Identidade e seus respectivos Colegiados para o planejamento e a gestão pública.

O público alvo dos Diálogos Territoriais será composto pelo Colegiado Territorial, autoridades municipais e entidades estaduais e federais do território. Diante da importância do evento, estamos nos empenhando para garantir uma boa estrutura, com vistas a melhor condução dos nossos trabalhos, para até 100 participantes.

Assim sendo, temos a honra de convidá-lo a participar do evento Diálogos Territoriais, formatado especialmente para o Território do Portal do Sertão, a ser realizado no dia 19 de junho (sábado), a partir das 08:00h, no Colégio Luis Eduardo Magalhães, no município de Feira de Santana.

Para maiores informações, entrar em contato com os assessores deste gabinete, Milena Franca, Marcelo Rocha ou Marília Mattos através do tel (71) 3115-3458.

(marcelo.rocha1@seplan.ba.gov.br, milena.franca@seplan.ba.gov.br, marilia.rocha@seplan.ba.gov.br).

Território: Portal do Sertão

Hora: a partir da 08:00h

Data: 19 de junho de 2010.

Local: Colégio Luis Eduardo Magalhães - Rua Vasco Filho, s/n Centro, no município de Feira de Santana.

Cordialmente,
Milena Souza França
Assessoria de Planejamento Territorial
Secretaria do Planejamento-SEPLAN
Tel: (71) 3115 3912/Celular:(71)9204-8858
Fax:(71) 3115-3656

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

ZÉ ARAÚJO BRILHA BAHIA A FORA!

Durante o período junino é comum proliferarem as festas movidas a forrós por todo Brasil e, em especial no Nordeste, berço do forró, que é onde encontramos os melhores profissionais do ramo. Zé Araújo, um dos grandes cantores, e excelente compositor de forrós, não para nesta época do ano, está percorrendo a Bahia inteira com sua sanfona e sua música de primeira qualidade, tanto que não teve oportunidade de participar do Festival denominado "Forró de Domingo" (considerado pelos europeus como o maior festival de forró do mundo) em Stuttgart, na Alemanha, em face dos diversos compromissos assumidos aqui na boa terra. Recentemente, Zé esteve animando o Encontro de Motociclistas em Itajuípe, e ao que tomamos conhecimento, já tem programação para Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Muniz Ferreira, e com certeza deverá tocar em um dos festejos juninos daqui de Feira de Santana, onde reclamam que Zé Araújo não toca há três anos e, que nos sabemos que é por andar com a agenda super lotada. Por outro lado, para o ano que vem, Zé Araújo garante que não irá declinar de participar do Festival de Stuttgart na Alemanha, até porque, não está certo denominarem o festival de "maior do mundo" sem ter nenhum representante baiano no evento. Boa sorte Zé Araújo, ano que vem vá realmente para Stuttgart na Alemanha representar a Bahia com o seu bom forró, mas este ano não deixe de vir para Feira de Santana, pois o pessoal aqui anda sentindo muita falta de sua boa música.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

REPRESENTANTES DA IBM-BRASIL VISITAM FEIRA DE SANTANA, E VISITAM O MUSEU PARQUE DO SABER

Feira de Santana, nesta quinta-feira (10-06-2010), recebeu a visita de representantes da companhia IBM do Brasil, a grande pioneira em computadores pessoais no mundo, tendo sido recebidos pelo Prefeito Tarcízio Pimenta (patrocinador da Cidade eletrônica) e, também pelo Presidente da Fundação Egberto Costa, César Órrico, no Museu Parque do Saber, nosso maior empreendimento tecnológico e digital. Para os que não tem conhecimento, a grande evolução no mundo da informática a nível de computadores pessoais e conseqüentemente o boom da internet, deve-se em muito a IBM internacional, pois além de detentora dos direitos do PC - Computador Pessoal, teve a coragem, em sua gestão democrática de autorizar Bill Gates a desenvolver o sistema "DOS", que popularizou os computadores no mundo em um primeiro momento. Depois veio Windows, Linux e toda essa parafernália de linguagens que vemos hoje e, que já impõe cursos até de graduação universitária para formarem especialistas na matéria. Tudo isso em grande parte devemos a IBM, ou seja, a visita de representantes desta importante empresa em nossa cidade, implica em bons ventos e, sinal de novidades que com certeza impulsionará e alimentará nosso desenvolvimento. Um dos representantes da IBM na Bahia, Emerson Bueno, retornará a Feira de Santana, para visitar outros empreendimentos e montar uma agenda de interesses da IBM em nossas atividades, naturalmente para definir a participação da IBM na vida feirense. Esperamos que isso aconteça logo, pois IBM é sinônimo de desenvolvimento e tecnologia.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

"TRIDUO DE SANTO ANTÔNIO"
RETOMADA DA TRADIÇÃO, DIAS 10,11 E 12 NO AUDITÓRIO DO CSFS

Feira de Santana, perdeu ao longo de alguns anos, uma a uma as suas festas de tradição religiosa, por desmando e gestões retrógradas de membro da própria Igreja Católica, ou de Políticos sem compromisso com a história de um povo. Felizmente, atualmente, este quadro vem mudando, graças ao esforço de algumas instituições, administrada por verdadeiros feirenses, que se mobilizam neste sentido, como fez a UEFS através do CUCA ressuscitando "O BANDO ANUNCIADOR", que esperamos que seja incorporado também pelo poder público municipal, e pelo próprio comércio de Feira de Santana, pois um povo sem história é um povo sem futuro.
O "Triduo de Santo Antônio" que está sendo resgatado no auditório do CSFS, com apoio do SESC, é outra destas tradições que devemos fortalecer e fazer com que não deixe de ser realizada em nenhuma circunstância, pois não se trata apenas de uma manifestação religiosa, se trata na verdade, de uma tradição popular que deve ser mantida, para que possamos manter também a nossa identidade histórica. PARTICIPEM.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

ORGULHO FEIRENSE
- DIA 10-06-2010, ANTONIO BRASILEIRO TOMA POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA

Pela primeira vez na história da Academia de Letras do Estado da Bahia, um literato do interior do Estado que exerce suas atividades fora da capital é admitido na Academia, abrindo a perspectiva e a possibilidade de outros intelectuais que exercem suas atividades no interior venham também a serem contemplados pelos seus méritos como é o caso do feirense ANTONIO BRASILEIRO, que ocupará a cadeira 21, a qual teve como último ocupante, a escritora Zélia Gatai Amado e, que tem como patrono Francisco Bonifácio de Abreu, Barão da Vila da Barra.
A Ruy Espinheira Filho caberá o encargo de saudar o confrade Antônio Brasileiro, evento que será assistido por diversos intelectuais feirense, e que o Viva Feira também comparecerá para registrar este fato histórico para nós feirenses.

ASA FILHO LANÇA "APÊLOS E CANÇÕES" - LIVRO E CD SIMULTANEAMENTE - DIA 02 DE JUNHO, ÀS 20:00 H. NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA - MAC

O renomado artista feirense, ASA FILHO, escritor, poeta, compositor, cantador e ainda, ativista cultural, criador da Cidade da Cultura e um dos Arautos do Reisado de São Vicente, enfim está lançando seu CD "solo" tão esperado nos meios artísticos de Feira de Santana e que com certeza trará muita coisa boa para enriquecer o acervo musical da cidade.
Asa Filho como podemos constatar em sua página especial em nosso site (página de Músicos - letra "G"), não é estreante nem como escritor em livros, nem como cantor em cds, vários cordéis dele já foram publicados e também é o autor de "Não é a Pata, é a gazela" composto de poemas eróticos, muito elogiado por muitos e também tem gravações em Cd com destaque para o Disco do Reisado que é memorável.
Desta feita, com apoio da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, da qual o Artista é membro, estaremos sendo brindados com os dois trabalhos que Asa os considera "solos", o que impõe que prestigiemos o evento, do mesmo modo que Asa vem prestigiando a arte em nossa cidade, em uma luta incansável pelos valores regionais e nordestinos.

E O BRILHO DE "BENA LOYOLA" SÓ SE INTENSIFICA

A festejada artista plástica BENA LOYOLA, que tantos prêmios tem arrebatados em sua carreira, seja no âmbito nacional, seja no internacional, foi mais uma vez agraciada com a “Medalha Cultural Belas Artes”, no IX Salão de Artes em Niteroi, no Rio de Janeiro e com a “Medalha do Mérito Cultural”, em evento promovido pela Câmara Municipal de lá de Niteroi, para Personalidades da Cultura. É claro que Bena fica sempre muito feliz quando recebe qualquer prêmio, pois significa o efetivo reconhecimento de seu trabalho, que na verdade por si só dispensa qualquer premiação, pois fala por si e já tem reconhecimento público.
Por outro lado, não podemos deixar de compartilhar do orgulho de nossa artista e parabenizá-la pelos prêmios que vem recebendo, uma vez que, ela que adotou Feira de Santana como lugar para viver e criar seu trabalho, tem levado o nome de nossa cidade a outros cantões e ajudado a demonstrar que feira não é apenas um centro comercial e industrial, mas uma grande celeiro cultural que como diz o poeta e intelectual Franklin Maxado, "onde o nordeste se encontra". Parabéns BENA LOYOLA.

40 ANOS DE ROTARY CLUB FEIRA-LESTE

No dia 12 de maio deste ano, o Rotary Clube Feira-Leste, completou 40 anos de fundação, iniciando uma programação de festividades comemorativas pelo aniversário do clube, dentre as quais o lançamento da Revista Comemorativa, com um verdadeiro balanço das atividades desta instituição durante sua existência desde a fundação. Merecem odes o trabalho desenvolvido por esta instituição de caráter humanitário, que existe para servir a sociedade sem dela esperar ser servido e, suas ações, durante este período, podem ser conhecidas e constatadas através da Edição comemorativa da Revista lançada exatamente no dia do aniversário do clube, editada por Dimas Oliveira, sob orientação da Sub Comissão da Revista composta por Rotarianos tradicionais.
A transcrição da Ata de Fundação é sem dúvida um documento que deve ter proporcionado a todos os Rotarianos uma momento de emoção, pois apesar de um documento formal, traduz a vontade de personalidades feirenses em iniciar um trabalho de doação que se mostrou grande através do tempo expressando o espírito de solidariedade de verdadeiros humanistas.
A sociedade feirense deve parabenizar o Rotary Club Feira-Leste e desejar-lhe vida longa no seu propósito de continuar servindo a Feira de Santana, principalmente aos carentes, assim como a toda e qualquer parcela da sociedade que necessite, como foi feito várias vezes pela instituição quando ocorreram situações de calamidade em outras regiões.
O Viva Feira parabeniza o Rotary Club Feira-Leste, e recomenda que toda a população procure tomar conhecimento das matérias publicadas na Revista comemorativa para constatarem a grande obra desenvolvida por esta instituição altruísta.

HOMENAGEM AOS ARTISTAS PLÁSTICOS FEIRENSES
- DIA 1º A PARTIR DAS 19:30 NO CENTRO DE CULTURA MAESTRO MIRO

A Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, estará realizando no próximo dia 1º de junho (terça-feira), às 19:30 no Centro de Cultura Maestro Miro um Evento em homenagem aos Artistas Plásticos Feirense, com exposição coletiva possibilitando a apreciação de estilos variados dos nossos pintores, e diga-se de passagem que Feira de Santana é rica em estilos e técnicas nesta área artística.
As exposições de pinturas têm entrada gratuita e é aberta ao público em geral, que deve prestigiar eventos desta natureza pois toda e qualquer manifestação artística tem a excelência de demonstrar a forma de expressão de uma comunidade e não apenas do artista. É uma atividade educativa e em regra de muita beleza, que deve ser usufruída por todos.
A Direção da Academia de Letras e Artes está distribuindo convites para as pessoas cadastradas naquela instituição, mas a bem da verdade gostaria de contar com a participação de toda a população. O Viva Feira RECOMENDA.

TRILOGIA DO REGGAE GANHA TROFÉU DE MELHOR ATRAÇÃO LOCAL DA MICARETA

A Trilogia do Reggae foi a melhor atração de Feira de Santana da Micareta 2010. A escolha foi feita por centenas de milhares de foliões, que participaram da votação do Troféu Oscar Folia, promovida pela Revista Alternativa.
A atração formada pelos artistas Dionorina, Gilsam e Jorge de Angélica desfilou na noite de sábado, empolgando os foliões presentes no Circuito Maneca Ferreira. A Trilogia do Reggae concorreu com outras boas atrações em duas categorias, conquistando o prêmio de Melhor Atração Local. A outra indicação foi para Melhor Banda de Reggae.
O prêmio foi entregue na noite de terça-feira (25/5), no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim. Ao receber o prêmio, os reggaemans agitaram a platéia, cantando o hit “Cobra Coral”.
Antes do anúncio do resultado, o radialista Edilson Veloso, um dos apresentadores, deu um depoimento enaltecendo o trabalho realizado pelos artistas: “Feira deve se orgulhar de vocês”, disse, destacando a trajetória de cada um. (Texto: Geraldo Lima - Foto: Analu França)

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

CONGRESSO NA UEFS DISCUTE O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA

O Seminário de Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) realizará, nos dias, 26 a 29 de maio, o 1º Congresso de Educação Musical de Feira de Santana.
O evento é voltado para professores e estudantes que tenham alguma vivência na área musical ou educação artística e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Escola de Música Musicart.
“Música na Escola: entendendo, vivendo e capacitando”, é o tema do congresso que tem como objetivo discutir a importância do ensino de música nas escolas de ensino regular, com base na nova lei federal que obriga a escola a incluir música no currículo e oferecer oficinas de capacitação na área artístico - musical.
A palestra de abertura é com a professora Elvira Drumonnd, que falará sobre “Música – tônica da vida; dominante do ser”. O evento reúne ainda as professoras Marineide Costa e Jaqueline Leite que farão palestras intituladas “Agora é Lei! Música na Escola” e “A democratização da música na escola regular: desafios e caminhos”, respectivamente. Serão realizadas mesas redondas e oficinas, além de relatadas de experiências.
Os temas que serão desenvolvidos durante as oficinas são Atividades Ludo-pedagógicas no Método Willems; O encanto dos contos e cantos; Nossos Ritmos, nossos sons, movimentos e canções; Pensamento e Prática da Música na Escola; Descobrindo a música através da flauta doce; Coral: instrumento para fazer música; Música: apreciar, descobrir e conhecer.
A programação cultural inclui apresentação do grupo Janela Brasileira (SSA), Coral Infanto-Juvenil Scherzo, do Cuca/Uefs; Jazz Band Musicart; Grupo de Câmara Infantil do Cuca; Festival de Sanfoneiros; Concerto Didático O Carnaval dos Animais apresentado pela Orquestra de Câmara do Cuca/Uefs e convidados.

TRILOGIA DO REGGAE PREMIADA NO III BAHIA AFRO FILM FESTIVAL

O documentário Trilogia do Reggae, dos cineastas Volney Menezes e Johny Guimarães, é um dos vencedores do III BAFF (Bahia Afro Film Festival), realizado em Cachoeira. O filme foi premiado na categoria Melhor Música. A obra registra a trajetória de Dionorina, Gilsam e Jorge de Angélica, três expressões da música reggae em Feira de Santana.
Os autores também foram contemplados com Menção Honrosa de Incentivo à Produção Regional para o curta-metragem Reconvexo. Já a Trilogia do Reggae foi contemplada com o Troféu Maestro Abolicionista Tranqüilino Bastos. O maestro cachoeirano era uma das referências da música na cidade, sendo fundador da Filarmônica Euterpe Ceciliana.
O filme, com 46 minutos de duração, documenta a vida dos três artistas desde que se conheceram no bairro Rua Nova, um dos redutos do reggae em Feira de Santana. O show foi o montado em 2009, por iniciativa do Cuca, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Depois o show foi apresentado na praça principal da Rua Nova e fez sucesso no Carnaval de Salvador, no Pelourinho e na Micareta de Feira. Antes, foi apresentado durante a abertura oficial das aulas da Uefs. (informações do INFOCULTURAL) Fiquem atentos para possíveis apresentações do Documentário da Trilogia, pois vale a pena conhecer vida e obra deste três excepcionais reagaemens. O Viva Feira recomenda.

MAIS ARQUIVOS DE NOTÍCIAS:

2 - 3 - 4

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

 

 

 

 

 
 
Todos os direitos reservados www.vivafeira.com.br